Resolução de tela só vai ate 800 x 600

Iniciado por tchones, 17 de Agosto de 2010, 20:35

tópico anterior - próximo tópico

tchones

Pessoal, sou totalmente iniciante no mundo Linux e estou com um problema

Instalei o Ubuntu 9.04, atualizei para o 9.10 e agora estou com a versão 10.04.

Quando iniciei o SO, a resolução de tela estava padrão: 1368x768, mas ao mudar o Efeito Visual para Extra, foi solicitado que eu atualizasse o driver da placa de vídeo. Fiz isso e ao reiniciar o computador, a resolução máxima que está disponível é 800x600.

Como faço para voltar a usar a resolução nativa do meu monitor? (lembrando que não tenho muito conhecimento no Linux - instalei justamente para aprender a mexer )

Dados:

SO: Ubuntu 10.04
Monitor: Dell D1901N
Placa de vídeo: GeForce 6150SE nForce 430

Se faltou alguma informação, é só pedir.

Valeu!!!

cesargcomp

Se sua placa de vídeo estiver instalada corretamente, vá em Sistema>NVIDIA X Server Settings.

Clique em X Server Display Configuration. Ao lado direito, na aba Display, altere a resolução para a desejada.

PS.: Eu disse que sua SE sua placa de vídeo estiver corretamente instalada. Caso não, recomendo a instalação do driver proprietário. Aqui tem um link de instalação da minha GeForce FX 5200 (adapte a sua placa que dá certinho):
http://ubuntuforum-pt.org/index.php/topic,70928.msg394725.html#msg394725

Espero ter ajudado!
Use Ubuntu. Segurança, facilidade e gratuidade em suas mãos.

phaleixo

ola deve ter desinstalado o drive va em sistema>administracao>drives de hardware e veja se o drive de aceleracao de video nvidia current esta instalado(ele fica com icone verde) se nao tiver instalado instale,se ja tiver desinstale e instale de novo

A GeForce 6150SE e reconhecida pelo ubuntu facilmente e o proprio sistema baixa e instala o drive proprietario
No meio da dificuldade encontra-se a oportunidade.

roderickOl

tchones

cesargcomp, tentei fazer o procedimento que você passou, mas não obtive sucesso

phaleixo, aparece o driver da nvidia e que está ativado, mas não está em uso no momento

O que eu posso fazer para usa-lo?

roderickOl, eu segui esse procedimento e para mim não deu certo.
EDIT: agora que eu vi que tinha resposta. Vou testar e ja volto a postar,

phaleixo

ola va no synaptic e procure por nvidia current e marque para remover completamente
reinicie o pc assim logo que iniciar  ja deve aparecer a mensagem que vc tem drives restritos para instalar(se nao aparecer selecione drives de hardware no menu)
dai e so instalar
No meio da dificuldade encontra-se a oportunidade.