resolvidoo.................problema...placas de rede

Iniciado por ecoser, 16 de Agosto de 2010, 10:30

tópico anterior - próximo tópico

ecoser

Ola..pessoal..
estou com o seguinte problema...
Tenho um pc com duas placas de rede. Uma onboard, e outra pci.
O problema é q quando eu estou com a placa onboard conectada, ativo a pci, a onboard para de funcionar. Desativo a pci e ativo a onboard novamente, volta a funcionar, e vice-versa.
Tentei mudar as configuraçoes, como ip e etc e nada.
A placa pci, está ligada a um modem adsl, e a placa onboard é onde irei distribuir a conexao.
Alguem poderia me ajudar, ja procurei por tudo e nao encontrei soluçao.

zekkerj

Como você configurou essas duas placas?
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

ecoser

A placa pci esta ligada a um modem dsl, com ip fixo.
Placa pci(eth0):  ip 10.7.0.100, maskara 255.255.255.0, gateway 10.7.0.1 , dns 10.7.0.1.
Placa onboard(eth1): ip 10.5.0.1 , maskara 255.0.0.0 , gateway 10.7.0.100, dns 10.7.0.1.
Exemplo: Estou navegando na internet tudo normal somente com a eth0 ativa, consigo navegar beleza. Ligo o cabo q está ligada a placa eth1 em outro pc , ou hub,...., a placa eth0 para de responder, o pc(server que tem as duas placas) pára de navegar. Desativo no gerenciador a placa eth1, e ativo novamente a eth0, o pc(server que tem as duas placas) volta a navegar.

zekkerj

Você está configurando a placa eth0 com uma rede que é sub-rede da que vc usou na eth1.

Assim:

eth0 -> 10.7.0.100/255.255.255.0 -> rede 10.7.0.0/24 (10.7.0.xxx)

eth1 -> 10.5.0.1/255.0.0.0 -> rede 10.0.0.0/8 (10.xxx.xxx.xxx). Ou seja, o endereço 10.7.0.100 faz parte desta rede também.

Por isso a segunda placa para de funcionar quando vc ativa a primeira, e vice-versa: o sistema não sabe mais como rotear de uma pra outra.

Sugestão: altere a máscara da segunda placa, pra usar também 255.255.255.0. Isso vai colocar cada placa em uma sub-rede diferente.

Outra sugestão, deixe a placa eth0 pegar IP automático do modem DSL.

Outra coisa importante, não configure gateway na segunda placa.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

ecoser

ok...mas caso eu queira compartilhar a conexao com outros computadores pela eth1, qual seria a maneira de configurar os endereços?...

zekkerj

Da forma como eu falei já funciona. Vc pode usar qualquer endereço privado na sua rede local, desde que não fique sobreposto com o endereço usado na conexão com o modem.

ecoser

Ok.....Valeu amigo....muito obrigadooo mesmoo......
Segui seu passo, nem tinha dado por conta q eu estava sobrepondo os endereços....errinho de iniciante...ehehee
Valeu.....