Após troca de placa-mãe o sistema não carrega mais.[Não resolvido]

Iniciado por Darth Vader, 10 de Agosto de 2010, 23:57

tópico anterior - próximo tópico

Darth Vader

Pessoal, boas.
Após um 'jejum' de 1 mês sem pc, ontem comprei uma nova placa-mãe - uma Funtech com chipset Nvidia.
O Windows carregou quase normal e ainda precisa de ajustes os quais já estou providenciando, mas com o meu querido 8.04 não teve jeito - não abre mais de jeito nenhum. Fica carregando o tempo todo e não sai disso.
Quando teclo F8 aparece a mensagem:
Udev-event[1612]: run-program:'/sbin/modprobe' abnormal exit

Resolvi tentar entrar com o livecd dele e no boot e tmb aparece a seguinte mensagem:

(initramfs)

Daí tentei com um dvd do sistema que fiz com o Remastesys e...:

(initramfs)

Ainda há jeito de 'bootar' no Ubuntu?

Sei que a versão é considerada ''velha'' por muitos, mas o sistema tava redondaço, rápido e a pleno vapor.
Minha net é discada ainda, daí dá pra se ter uma noção de como é um saco ter que intalar uma versão mais nova e ter que baixar tuuuuuuuudo de novo.

Desde já, obrigado pelas dicas.

Darth Vader

Tentei as opções de boot como irqpoll, all-generic-ide etc etc e a última linha sempre terminava com 'kernel panic'.

Daí testei o livecd no VirtualBox do XP e foi normal, normal.
Por que aconteceu assim?

Devo fazer algo no setup da máquina? Ou mexer no grub? Se sim, o que devo fazer?

rjbgbo

Darth Vader, outro dia vi seu tópico, pensei numa bobagem
tu dar um jumping na pl/ mão p/ zerar a cmos
mas ela é nova, então seria bobagem

será que algo haver c/ o grub ñ ficou nesse hd, algo que tivesse haver c/ a mbr
ai também ñ tenho base p/ te falar se a mbr fica na cmos (pl. mãe) ou hd

e no caso vc já testou o livecd do ubuntu 10.04lts p/ tirar uma prova?
Linux User #440843 | Ubuntu User #11469

Darth Vader

Citação de: rjbgbo online 12 de Agosto de 2010, 13:43
Darth Vader, outro dia vi seu tópico, pensei numa bobagem
tu dar um jumping na pl/ mão p/ zerar a cmos
mas ela é nova, então seria bobagem

será que algo haver c/ o grub ñ ficou nesse hd, algo que tivesse haver c/ a mbr
ai também ñ tenho base p/ te falar se a mbr fica na cmos (pl. mãe) ou hd

e no caso vc já testou o livecd do ubuntu 10.04lts p/ tirar uma prova?

Grande rjbgbo.
Eu ja testei com o cd do 9.04, do Debian Lenny e com o do Kubuntu 10.04 que recebi há uma semana.
Todos funcionam, mas é que o Hardy tava tão redondo, tão rapidinho, tão 'bunitinhu' hehehehehe que eu não queria ter que instalar outro neste momento, entende? E um sistema novo é um porre - baixar tudo de novo é uma merlin. hehe

rjbgbo

Darth Vader, sincera/ acho que se vc der um jeito de obter o livecd do ubuntu 10.04lts 32 bits, seria bom
está ótimo, é a melhor versão que usei do ubuntu, desde que começei no 6.10
c/ essa lts vou ficar até o final dela, s/ hesitar

mais 1 ano e o a versão desktop do 8.04, vai perder o suporte
entendo sua lamentação

veja, segui esse tutorial e foi tudo muito rápido:
http://ubuntued.info/como-instalar-o-ubuntu-10-04-lucid-lynx

também tenho uma mania de deixar tudo escrito nas minhas instalações, num arquivo de texto.

estou te falando isso, porque vc vai ter trabalho e muita pesquisa p/ fazer
apesar de acreditar que deve haver uma solução p/ isso no linux, só que ñ tenho esse conhecimento

acho que agora a troca pelo, 10.04lts vai ser melhor p/ vc

libonati

Por rjbgbo
Citarñ tenho base p/ te falar se a mbr fica na cmos (pl. mãe) ou hd

A MBR fica nos primeiros 512k do disco. Acredito que o ubuntu 8.4 por ter antecedido sua placa mãe não a consegue reconhecer. Particularmente estou de acordo com rjbgbo. É melhor instalar o 10.4 e deixar tudo redondinho por mais um bom tempo.

Darth Vader

Mas não consigo entender por que no Virtual Box (no XP)ele rodou de cara!?!?!?!...
Tanto o livecd quanto o remaster que fiz no Remastersys.

E , se eu não me engano, parece que o driver de vídeo da Nvidia tem uma certa frescura com distros Linux, não é?
Me corrijam se eu estiver enganado ,por favor.

-------
Só mais um comentário - com relação ao XP - as janelas , ao serem arrastadas , ficam travando ( tipo acontece com alguns pc's vagabundos de lan house ) mas o sistema funciona, ao menos... Talvez a placa-mãe que eu comprei seja uma sonora 'losta'...

rjbgbo

valeu libonati pelo exclarecimento sobre a mbr

Darth Vader, é engraçado a certas coisa ciclicas no ubuntu, lembro que na época do 8.04 a nvidia também andou dando dor de cabeça. no tempo do 9.04 foi a vez das intel, mas até que foi de leve. hehehe

qto ao virtualbox, como o lobonati falou.. ai é outro pc e virtual né.

agora esses travamentos aí....
também andei fazendo um upgrade meses atrás e até que ñ ficou cara, peguei uma mobo gigabyte, tudo intel e tô c/ o ubuntu 10.04lts desde então s/ dar uma travada sequer, nunca tinha visto uma coisa dessas.

Darth Vader

Pessoal, obrigado pela força, desisti do 8.04 e vou instalar outra versão mesmo.

Um grande abraço aos dois.

MarioFS

Longe de ser um expert em informática (apenas por hobby costumo montar meus equipos), sou ubunteiro há cerca de um ano e meio (sem qualquer resquício de saudades do Ruindous). :)

Acabei de passar por uma dessas: a placa mãe de um computador Sunsix, de supermercado, que comprei por impulso, pifou, e adquiri uma ASUS nova. Montei tudo e de início o computador ligava, mas no boot acusava alguns erros de configuração (wifi, placa gráfica e som) e logo depois travava. Não entendo muito, e sempre pesquiso por soluções na NET, mas desta vez, após muitas tentativas infrutíferas no prompt de comando e no gerenciador de pacotes synaptic, seguindo as instruções dadas nos fóruns, resolvi por minha conta msm. Pesquisando no BIOS, vi que o plug and play (PnP) estava desabilitado por padrão. Habilitei e ... voilà! Às vezes, a solução está na simplicidade. ;)

Tudo funcionou corretamente, e fiquei muito satisfeito, pois não perdi todo o meu fds e nem muito mais tempo de chateação pela perda de dados (se tivesse que formatar). ;D

Esta solução pode não servir a todos os casos, mas se esta minha modesta contribuição servir para que apenas um só não desista do Ubuntu, para mim, já terá valido a pena. ;)