Nova distro brasileira: Neo Dizinha Linux - NDL!

Iniciado por Piras, 10 de Junho de 2006, 21:29

tópico anterior - próximo tópico

Piras

Surgiu uma nova distribuição na esfera do Knoppix/Kurumin: Neo Dizinha Linux, desenvolvida especialmente para "PCs medianos". Mais informações podem ser obtidas na página do projeto:

http://neodizinha.codigolivre.org.br/index.html

migraineboy

Citação de: "Piras"Surgiu uma nova distribuição na esfera do Knoppix/Kurumin: Neo Dizinha Linux, desenvolvida especialmente para "PCs medianos". Mais informações podem ser obtidas na página do projeto:

http://neodizinha.codigolivre.org.br/index.html

Pô com um nome ridículo desses pode ser o MacLinux que não vai pra frente...  :(  :(

Kwezer

Citação de: "migraineboy"Pô com um nome ridículo desses pode ser o MacLinux que não vai pra frente...  :(  :(

De boa, relacionar o nome da distro com suas funcionalidades e etc é meio sem nexo.
Fosse assim, o Fedora tava ferrado...
Eu acho o nome Fedora bem feio, porém, pra mim o que conta não é o nome.
Entrei no site e gostei do que vi, parece ter uma aparência agradavel e é uma boa pro pessoal que não tem um micro "top-de-linha".

mur

alguém sabe o mínimo pra rodar essa distro?
procurei no site e não achei....
AtlhonXP 2400+/Geforce 6200FX/2GB RAM DDR400/HD 80GB+250GB+500GB
Ubuntu 8.04

Belushi

Citação de: "mur"alguém sabe o mínimo pra rodar essa distro?
procurei no site e não achei....

Provavelmente quando lançarem a primeira versão, colocarão no site os requisitos.

AlexBR

Na verdade, não é uma nova distro brasileira que temos aqui. (Afinal, a distro nem está disponível para download ainda.) O que temos é um novo site de uma futura distro brasileira. :-)

Particularmente, eu deixaria a distro estar disponível para download antes de anunciar o site. Evitaria piadinhas sem graça como a minha.

ceti

Mas não é a mesma velha Dizinha, só que com o nome atualizado?
You can't always get what you want

Kwezer

Citação de: "ceti"Mas não é a mesma velha Dizinha, só que com o nome atualizado?

Retirado do próprio site:
CitarA Neo Dizinha é uma distribuição Linux baseada na Dizinha 2.0 Alpha que tem a mesma filosofia de ser leve e fácil de usar, mas é preparada para PCs medianos ao invés dos antigos. Alguns componentes da Dizinha estão presentes, como o Painel X, mas o gerenciador de janelas usado é o Xfce.

Eu vi um Screen do sistema lá no site, achei bem bonito o sistema.
Pretendo testar --se é que vai ser lançado né  :D --

ceti

Concorrente do Xubuntu, hã?
Meu irmão experimentou o Dizinha há algum tempo: detestou!!!
You can't always get what you want

Kwezer

Citação de: "ceti"Concorrente do Xubuntu, hã?
Meu irmão experimentou o Dizinha há algum tempo: detestou!!!

O bom do dizinha é para quem tem micro antigo.
Já vi gente reviver cada máquina com o dizinha...
Mas pelo que andei lendo no site desse NDL a idéia é rodar em micros com uma configuração mais "batuta".

cristo&oxalá

já tinha ouvido falar de distros pesadas e distros para micros antigos... mas para micros "medianos" é a primeira que vejo ehheeheh

Brunno

nada contra o nome ou a distro em si... mas...
se você tem um micro que não é top de linha tá
aí o xubuntu pra deixar ele com um sistema bonito
e funcional... e se não aguentar nem o xubuntu então
coloca o dizinha mesmo ou uma outra distro baseada
em fluxbox ou icewm... mas não vejo muito sentido numa
dizinha para micros "medianos"...

claro que.. viva a opcão e tal.. mas tipo, o apelo do dizinha
é exatamente ser leve pra caramba e tal, essa é a razão
principal pra ela ser usada... então eu não entendo o ponto
de fazer uma dizinha sem sua principal qualidade...
Primeiro eles te ignoram...
Depois eles riem de você...
Então eles lutam contra você...
Aí você vence...

Kwezer

Citação de: "Brunno"nada contra o nome ou a distro em si... mas...
se você tem um micro que não é top de linha tá
aí o xubuntu pra deixar ele com um sistema bonito
e funcional... e se não aguentar nem o xubuntu então
coloca o dizinha mesmo ou uma outra distro baseada
em fluxbox ou icewm... mas não vejo muito sentido numa
dizinha para micros "medianos"...

claro que.. viva a opcão e tal.. mas tipo, o apelo do dizinha
é exatamente ser leve pra caramba e tal, essa é a razão
principal pra ela ser usada... então eu não entendo o ponto
de fazer uma dizinha sem sua principal qualidade...

pensando por esse lado, vejo que você realmente tem razão.
Realmente, pesando melhor...

Piras

Citação de: "ceti"Mas não é a mesma velha Dizinha, só que com o nome atualizado?

Não, a "velha" Dizinha continua sendo desenvolvida, mas por outra pessoa. O site é o mesmo:

http://www.dizinha.cjb.net/

Só um comentário: embora eu veja alguns pontos positivos na tal "proliferação das distros", não há dúvida que há uma certa dispersão de esforços. Há muitos projetos com características próximas a desta Neo Dizinha: Xubuntu, Zenwalk, Goblinx Mini, Dreamlinux e Wolwix, só para citar as mais conhecidas. Será que vale a pena uma nova distro, apoiada por uma "comunidade" de cinco ou dez pessoas?

Projetos muito personalistas estão naufragando aos montes. Será que as pessoas não percebem que o custo de tomar todas as decisões sozinho pode ser falar também sozinho?

Willian

Com certeza, se juntassem o pessoal dessas distros todas para tentar fazer algo maior seria muito melhor..
Eu cheguei a utulizar o Dizinha, não gostei muito.. o DreamLinux tbm.. já os outros não..