Ubuntu 10.04 não inicia swap na inicialização

Iniciado por mrarodgs, 09 de Agosto de 2010, 09:28

tópico anterior - próximo tópico

mrarodgs

Bom dia a todos, sou usuário avançado de Windows porém já me cansei dele e vim atrás de nova adrenalina e resolvi ir para o mundo Linux que estou gostando muito, não ligo meu windows há uma semana e nem estou pretendendo ligar hehe.

Sou usuário iniciante de linux, entendo algumas coisas, mas outras realmente estão difíceis.

Eu reparticionei meu hd para ter mais espaço no ubuntu eu tinha deixado 15 gb e aumentei para 30 gb.
Consegui aumentar sem formatar e sem problemas.

Meu notebook tem 4GB de RAM

Eu resolvi aumentar a partição swap para 4gb para ter como ativar o recurso hibernação no ubuntu.

Porém eu recrei a partição swap e funcionou, porém toda vez que reinicio ocorre o mesmo problema, eu tenho que iniciar a partição manualmente.

Já tentei recriar pelo cfdisk, pelo gparted e pelo kde partition manager

Todo eu cliquei em ativar partição swap e novamente ao reiniciar ela não ativa automáticamente, gostaria de uma ajuda, obrigado.
Usa Ubuntu 10.04 com kernel PAE ativado
Notebook HP Pavilion
Turion X2 2ghz 4GB RAM, 320 GB HD, Geforce 7150M

mrarodgs

Tentei usar os seguintes comandos mas sem sucesso, os comandos não geraram erros, mas também não gerou resultado.

#swapoff

#mkswap -c /dev/sda2

sda2 é a minha partição swap.
Notebook HP Pavilion

mrarodgs

Ao digitar fdisk -l estas são as informações sobre o disco

Disco /dev/sda: 320.1 GB, 320072933376 bytes
255 heads, 63 sectors/track, 38913 cylinders
Unidades = cilindros de 16065 * 512 = 8225280 bytes
Sector size (logical/physical): 512 bytes / 512 bytes
I/O size (minimum/optimal): 512 bytes / 512 bytes
Identificador do disco: 0xf88c4a72

Dispositivo Boot Início Fim Blocos Id Sistema
/dev/sda1   *           1       11601    93184008+   7  HPFS ou NTFS
/dev/sda2           11602       12124     4200997+  82  Linux swap / Solaris
/dev/sda3           12125       15665    28443082+  83  Linux
/dev/sda4           15666       38913   186738528+   7  HPFS ou NTFS
root@moises-laptop:/home/moises#
ftp://

se isso ajudar em algo... obrigado.
Notebook HP Pavilion

mrarodgs

Ao digitar como root o comando vi /etc/fstab aparece as seguintes informações

UUID=4a9de126-0203-4b09-a078-df843162c800 / ext4 remount 1 1
UUID=f4a61f70-5386-4a08-8249-1bebefacd148 swap swap sw 0 0
Notebook HP Pavilion

mrarodgs

Achei a solução! O problema era o UUID que está errado no arquivo fstab

Eu abri o console e digitei

sudo mkswap /dev/sda2 para criar o swap novamente
e copiei o UUID que foi criado.

Depois ativei o swap com esse comando abaixo

sudo mkswap /dev/sda2

Depois de ativado digitei o comando

sudo gedit /etc/fstab

alterei o UUID dessa linha

UUID=9c7476b0-ff51-4e50-be4d-d98cbe7d149e swap swap sw 0 0

e salvei o arquivo e reiniciei

Ao reiniciar o swap estava ativado e consegui hibernar o notebook normalmente.

Muito obrigado mesmo assim, e deixo a solução para quem tiver problema semelhante.

Notebook HP Pavilion

platao

Ola, se vc tem 4gigas de memoria no note nao precisa de swap e quanto a hibernação e so vc clicar em hibernar ou dar o comando correspondente que o sistema ja se encarrega de criar uma swap para esse fim, que ficara ativa ate a proxima atualização do kernel.
\\\\\\\\Apostilas Dicas e Guias do Ubuntu\\\\\\\\\> http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,79368.msg440997.html#msg440997

mrarodgs

Isso de clicar em hibernar só aparece se você tiver uma partição swap com o mesmo tamanho da sua memória RAM, pelo menos é isso que eu li no ajuda e suporte do próprio ubuntu. E eu não achei nenhuma opção de hibernar antes de conseguir ativar minha swap de 4gb. Se souber outra forma me diga.
Notebook HP Pavilion

platao

Ola vc vai dispor de espaço no seu HD sem necessidade, sugiro que vc use o sistema por uma semana e verifique se ha necessidade de swap, eu tenho 4giga aqui e mesmo com duas maquinas virtuais ligadas e usando o sistema com aplicaçoes pesadas nao foi necessario o uso de swap.

Se mesmo assim vc desejar criar veja;

http://www.linuxjournal.com/video/emergency-swapfile-when-your-memory-fills

\\\\\\\\Apostilas Dicas e Guias do Ubuntu\\\\\\\\\> http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,79368.msg440997.html#msg440997

libonati

Olá atodos. Amigo Platão, instalei o ubuntu 64 bits e fiz todos os testes e aqui está hibernando normalmente exatamente como você indicou acima.

mrarodgs

Por favor alguém me explique com clareza então o porque a o opção hibernar só apareceu depois de criar o swap com o tamanho da minha memória ram??
Antes só mostrava a opção Suspender. Alguém tem a explicação???
Notebook HP Pavilion

platao

E ai Libonati, esta gostando da versao 64bit? Quais as suas impressoes? Eu agora sempre instalo sem swap mesmo e se realmente necessitar crio a swap de emergencia e pronto. O bacana de instalar sem swap tbm e que toda vez que vc atualizar o kernel para um mais novo ele volta as configuraçoes padrao que vc definiu, ou seja sem swap, ai fica novamente a seu criterio criar ou nao.

py8elo

Olá meu caro Platao,
nesse caso eu devo entender que tendo 4Gb de ram eu não precisarei de uma partição swap???
Eu tenho observado que por mais que eu use processamento em meu PC, nunca vi o swap sendo utilizado e isso sempre me intrigou... Mas agora, acho que começo a entender o porque...
Tenho 4Gb de ram e uma partição swap de 6Gb criada durante a instalação do sistema... Mas, por mais que eu use processamento em meu PC, nunca vi o swap sendo utilizado...
Cheguei a pensar que havia algo errado aqui... hehehe... Agora vc jogou alguma luz sobre sobre a sombra aqui...
A cada dia aprendo mais um pouco aqui no forum e isso é muito gratificante...

[]'s,

Silva.

Citação de: platao online 09 de Agosto de 2010, 11:15
Ola, se vc tem 4gigas de memoria no note nao precisa de swap e quanto a hibernação e so vc clicar em hibernar ou dar o comando correspondente que o sistema ja se encarrega de criar uma swap para esse fim, que ficara ativa ate a proxima atualização do kernel.
Ubuntu 16.04 LTS
G41M-S01 + E7500 + 4Gb Ram + Gforce GT610 2Tb SATA + 3x500Gb SATA
Linux registered user #521164

platao

Ola py8elo, e isso mesmo ja na formatação quando vc vai instalar o Ubuntu e nao define uma swap o proprio instalador lhe emite um aviso mais ou menos parecido com esse "nao foi detectado uma partição de swap deseja instalar mesmo assim?" se vc definir que sim, ele instala o sistema e nao cria a partição de swap. Eu estou usando desde o lançamento sem partição de swap e como havia dito tenho 4giga de memoria e ate agora nao senti nenhuma necessidade da criação de swap, vc pode fazer um teste tbm, entre com o comando sudo swapoff -a para desabilitar (nao se preocupe ao reiniciar ele voltara a ativar a sua swap como estava) e use o sistema. Aqui eu criei duas maquinas virtuais de 1giga de memoria cada com o Virtualbox e estava usando o Blender e varias abas do navegador abertas tudo ao mesmo tempo sem problemas. Vc pode criar a swap posteriormente tbm e so olhar nos posts anteriores.

libonati

Citação de: platao online 09 de Agosto de 2010, 14:15
E ai Libonati, esta gostando da versao 64bit? Quais as suas impressoes?....

Olá grande platão. (cultura geral: Platão era por que ele tinha o omoplata grande) Estou respondendo só agora após acumular conteúdo prático com o ubuntu 64 bits. Olha simplesmente está fantástico. Não se tem mais problemas com programas que se encontravam disponíveis apenas para 32 bits, pelo menos no meu caso, todos os programas que costumo usar estão disponíveis . É mais rápido e realmente me surpreendeu. Meu último teste com ubuntu 64 bits tinha sido com o 8.4, faz tempo. Valeu amigo pela dica e força de incentivo. Neste momento estou postando usando uma pequena partição de teste do meu hd e o bola da vez é o Débian e também está muito bom com o 64AMD. Um grande abraço.

platao

Ola, acabamos nos acostumando com o passar do tempo, com a velocidade ainda mais com o Debian. Preciso tomar coragem e experimentar o Debian, mas confesso que o Ubuntu esta me deixando mal acostumado.........ehehehe e tudo tao facil e pratico, esses dias peguei um note da HP um HPdv51220br e experimentei um live do Ubuntu x64 e confesso que fiquei satisfeito. Reconheceu a camera,som,leitor de cartoes e ate a saida hdmi sem problemas, imagine entao o que ja e bom(para mim nao precisa mais que isso!)  implementando com as dicas do Galactus de tunar o sistema de arquivos e mais o kernel do Hqxriven.