Teclado brasileiro no KDE do Dapper

Iniciado por Taumaturgo, 09 de Junho de 2006, 16:04

tópico anterior - próximo tópico

Taumaturgo

Estou há dois dias apanhando para configurar meu teclado no KDE (neste momento estou escrevendo pelo Gnome, no qual o teclado funciona perfeitamente).

Eu configurei o teclado no gnome pelo menu "Sistema/Preferências/Teclado" sem problemas.
No KDE, tentei mudar o layout do teclado em "sistema/regional & acessibilidade/layout do teclado", mas quando clico em "aplicar", em vez de aparecer a bandeira do Brasil na barra de ferramentas, aparece escrito "err", sinalizando que houve erro na ativação do layout escolhido. Tentando escolher outros layouts, a mensagem de erro continua aparecendo, nenhum funciona.

Então eu desativei o controle do teclado do kde para que a configuração do xorg ficasse ativa. Após modificar várias vezes o xorg.conf, o resultado que ficou mais próximo do ideal foi o seguinte:

Section "InputDevice"
   Identifier   "Generic Keyboard"
   Driver      "kbd"
   Option      "CoreKeyboard"
   Option      "XkbRules"   "xorg"
   Option      "XkbModel"   "pc104"
   Option      "XkbLayout"   "br"
   Option      "XkbVariant"   "abtn2"
   Option      "XkbOptions"   "abtn2"
EndSection

Com essa configuração, pelo menos os acentos estão funcionando. Porém, o ponto de interrogação "?" e o "ç" não funcionam,  e nenhum dos caracteres digitados com a tecla "Alt Gr" está funcionando (não funcionam °, º, ª, ¹, ³, £, ¢, §, etc.).

Existe alguma confuguração do xorg.conf que habilite essas teclas? Caso não haja, como eu faço pra resolver o problema do erro no "sistema/regional & acessibilidade/layout do teclado" no KDE?

No Gnome o funcionamento do teclado é tão perfeito que mesmo no terminal todas as teclas funcionam, e até as teclas especiais pra abrir a calculadora, navegador, controlar volume, evolution, etc., funcionam sem problemas.

Taumaturgo

Bom, acabei solucionando o problema desinstaladno o xgl/compiz.

Expliquei direitinho como no tópico
http://ubuntuforum-pt.org/index.php?topic=6636&highlight=