Problemas com o segundo HD

Iniciado por sillas, 30 de Julho de 2010, 17:24

tópico anterior - próximo tópico

sillas

Sou novo no ubuntu, acabei de vez com o windows a uma semana mas não consegui fazer nada de útil ainda, a semana toda foi só para resolver problemas que vinham aparecendo um após o outro, mas é normal, afinal é a minha primeira ver no linux.
Bem, agora (sexta feira) estou com um problema que desde quarta não sai do canto,  vou narrar os acontecimentos em ordem para simplificar.
Quando instalei o Ubuntu Studio aqui, eu ainda estava com o Windows no outro hd e podia ler e escrever sem problemas, depois de fazer o backup dos meus arquivos do windows para o laptop, resolvi formatar este hd com o gparted com o intuito de ganhar mais espaço e voltar com meus arquivos para ele, formatei para ext3 pois é o mesmo do hd do ubuntu e julgava não haver qualquer problema, mas depois não consegui mais escrever neste HD, julgando ter feito algo errado, re-formatei, o que acabou piorando pois o ícone do mesmo sumiu, comecei a vasculhar a internet em busca de uma solução e descobri que era um problema comum porem em todos os forums que visitei, ou não houve solução ou houve mas não foi postada, bem la pela madrugada de ontem formatei novamente para raiserfs e o hd voltou a aparecer mas continuando sem permissão de escrita, por fim, hoje, volte para o ext3 e o hd voltou a sumir, bem já estou cansado e gostaria de resolver isso de uma vez, então vou re-instalar o ubuntu mas não sei como fazer isso com os dois HD's visto que o segundo será apenas para dados, alguem poderia me passar um passo a paso de como poderei fazer isso ou solucionar o problema do HD, desde já agradeço.   
OBS. rodei o Gparted pelo ubuntu, pois não consegui fazer o livecd bootar, nem mesmo o cd do windows e do redobackup rodou, com estes a inicialização passa direto, apenas o dvd do ubuntu está bootando.
Coisa estranha essa!   

galactus

Bom, não sei o que você acabou fazendo com tantas formatações para até um live-cd não bootar mais!

De qualquer maneira, o seu problema de não poder escrever no HD não é tão complicado de resolver. O que acontece é o seguinte, mesmo tendo particionado o novo HD você precisará criar o seu ponto de montagem (quer dizer, como ele vai aparecer para você) e depois  dar as permissões de leitura e escrita para o seu HD! Você pode dar permissões a todos os usuários ou apenas a um usuário!  Existem algumas outras combinações possíveis também, mas infelizmente o Linux não faz isso automaticamente para você, é preciso ter algum conhecimento do sistema para isso!

Aqui vão dois links que irão te guiar nesta tarefa:

https://help.ubuntu.com/community/InstallingANewHardDrive - Documentação Oficial, um pouco complexo  eu diria, mas muito eficaz!

http://www.bradtrupp.com/ubuntu-add-hard-drive.html   - Mais simples e direto! Também resolve!

Té+

BigLinux no Notebook  / Várias Distros Virtualizadas no PC.

sillas

Obrigado por responder mas já o faz tarde ainda assim é bom para outros que tenham o mesmo problema, a solução encontrada por mim foi reinstalar o sistema em um hd e a pasta /home em outro, mas ainda assim está aparecendo problemas, agora é o drive de cd/dvd que resolveu parar, ele aparece normal mas não ler mais nenhum cd/dvd (não monta), ele acusa que não tem nenhuma mídia inserida, os outros problemas menores são: internet um pouco mais lenta que o de costume, não da para atrapalhar mas se percebe, e ainda não consegui utilizar nenhum software de audio com o JackControl, consigo apenas o básico, ver filmes com o VLC e ouvir música com o Exaile (muito bom), mas esse tal de Jackcontrol parece um labirinto e não consegui faze-lo funcionar, nem mesmo com o virtual MIDIkeyboard seguindo alguns tutoriais que encontrei. Bem, também todos os editores de vídeo que testei não funcionou, todos travaram quando tentava adicionar um pequeno vídeo, com exeção do kino e do stopmotion, já a parte de gráficos esta um show, funcionando perfeitamente.
O problema maior no momento é do drive de cd/dvd, alguem poderia me explicar o que há de errado desta vez?
Uso um pentium4 com 1,5G de Ram, e o meu leitor é da LG (se é que fará alguma diferença).
Agradeço.

sillas

Tentei usar:
--sudo mkdir /media/cd
--sudo mount /dev/scd0 /media/cd
e depois de o cd rodar e rodar ele para e retorna:
--Nenhuma mídia encontrada
(Os cd's são novos e funcionam perfeitamente bem em outros pc's com windows que testei, e estão gravados com dados, fotos, musicas e outros documentos)
O driver é novo, e está funcionando, pois roda o livcd do ubuntu normalmente.