Problemas com o segundo HD

Iniciado por sillas, 30 de Julho de 2010, 17:24

tópico anterior - próximo tópico

sillas

Sou novo no ubuntu, acabei de vez com o windows a uma semana mas não consegui fazer nada de útil ainda, a semana toda foi só para resolver problemas que vinham aparecendo um após o outro, mas é normal, afinal é a minha primeira ver no linux.
Bem, agora (sexta feira) estou com um problema que desde quarta não sai do canto,  vou narrar os acontecimentos em ordem para simplificar.
Quando instalei o Ubuntu Studio aqui, eu ainda estava com o Windows no outro hd e podia ler e escrever sem problemas, depois de fazer o backup dos meus arquivos do windows para o laptop, resolvi formatar este hd com o gparted com o intuito de ganhar mais espaço e voltar com meus arquivos para ele, formatei para ext3 pois é o mesmo do hd do ubuntu e julgava não haver qualquer problema, mas depois não consegui mais escrever neste HD, julgando ter feito algo errado, re-formatei, o que acabou piorando pois o ícone do mesmo sumiu, comecei a vasculhar a internet em busca de uma solução e descobri que era um problema comum porem em todos os forums que visitei, ou não houve solução ou houve mas não foi postada, bem la pela madrugada de ontem formatei novamente para raiserfs e o hd voltou a aparecer mas continuando sem permissão de escrita, por fim, hoje, volte para o ext3 e o hd voltou a sumir, bem já estou cansado e gostaria de resolver isso de uma vez, então vou re-instalar o ubuntu mas não sei como fazer isso com os dois HD's visto que o segundo será apenas para dados, alguem poderia me passar um passo a paso de como poderei fazer isso ou solucionar o problema do HD, desde já agradeço.   
OBS. rodei o Gparted pelo ubuntu, pois não consegui fazer o livecd bootar, nem mesmo o cd do windows e do redobackup rodou, com estes a inicialização passa direto, apenas o dvd do ubuntu está bootando.
Coisa estranha essa!   

galactus