Ubuntu 10.04 / Partições e termos

Iniciado por eduhgonzaga, 29 de Julho de 2010, 20:43

tópico anterior - próximo tópico

eduhgonzaga

Ola,

Eu quero muito ser um usuário Ubuntu. Eu pesquisei bastante sobre instalação e etc, porém em cada tutorial vejo termos MBR, Grab, Gnome, coisas que para mim ainda não estão claras (claro realizo as pesquisas individualmente mas não fico esclarecido e confiante em realizar a mudança ainda.) Sendo assim, segue as perguntas pertinentes a minha duvida.

Primeiro, tenho um Notebook Core 2 duo, 2 gb de ram, 120 de HD, e win XP.

Baixei o Partition Magic, vou criar a partição Ext3 para o Ubuntu, de 30gb, e deixar o restante para o XP. Ai eu gostaria de ir transferindo meus arquivos para a partição do Ubuntu, gradativamente, até conseguir extinguir o XP, e deletar a partição NTFS e transformar tudo em EXT3 (ou deixar algo minimo, caso algum programa eu não consiga no Linux). Essa minha intenção é possivel?

Segunda parte de duvidas, o que seria MBR, Grab e Gnome?

E terceira conjunto de duvidas, o notebook tem webcam, entrada para SD Card, essas coisas. É possivel que isso tudo funcione perfeitamente?
Eu sou um usuario no XP, de Outlook, Pacote OFFICE (sei que tem o BRoffice.), Corel Draw, Photoshop, Editores de Musica, Editores de Video, entre outras coisinhas. vocês usuários antigos, tem conseguido suprir a necessidade de vocês, sem recorrer ao XP?

Obrigado para quem puder me esclarecer essas duvidas!

Só uma coisa, eu estou procurando explicações sobre a minha duvida, em paralelo. Porém, como as vezes esta direcionada a outra situação, fica mais complicado.

rjbgbo

Linux User #440843 | Ubuntu User #11469

eduhgonzaga

Citação de: rjbgbo online 29 de Julho de 2010, 21:03
3 links p/ vc.
1. para conhecer um pouco do Ubuntu: http://orgulhogeek.net/2010/04/29/livro-ubuntu-guia-do-iniciante-disponvel-para-download/
2. para uma boa instalação do mesmo: http://ubuntued.info/como-instalar-o-ubuntu-10-04-lucid-lynx
3. http://wiki.ubuntu-br.org/ProgramasEquivalentes

tente informar, mas sobre esse teu notebook, pl. mãe, pl. de vídeo....

Ai eu fico faceiro =D.
Em relação ao link 1, o download era temporário, agora está a venda. =(.
Sobre o link 2, uma explicação mto detalhada, e compativel com as minhas necessidades. Porém, fique com uma duvidazinha. Ele recomenda instalar através de CD ou PEN, explica como configurar a BIOS, porém eu não posso emular a ISO, e executar o experimentar UBUNTU, igual faria pelo boot?

Excelente o link 3 sobre os programas. Procurei mal as infos.. hehe. É que na verdade não sei os termos né, ainda digito da forma leiga, caio em cada blog e site.. q mais confunde do que ajuda. Mas creio que não terei maiores dificuldades em realizar isso. Obrigado.

rjbgbo

eduhgonzaga, suas dúvidas são longas
ñ tem jeito vc precisa pesquisar, ler, estudar e se sentir seguro p/ instalar o ubuntu

acho, que deve ir pelo simples, baixe um livecd pelo site oficial, conforme o link que te passei e faça uns testes nele, s/ instalar.
ai vc vai ter que preparar o boot de pl. mãe pelo cdrom, nisso vc vai ter ver o manual da mesma. ok

o livro ñ está mais disponível p/ download?

eduhgonzaga

Citação de: rjbgbo online 29 de Julho de 2010, 21:54
eduhgonzaga, suas dúvidas são longas
ñ tem jeito vc precisa pesquisar, ler, estudar e se sentir seguro p/ instalar o ubuntu

acho, que deve ir pelo simples, baixe um livecd pelo site oficial, conforme o link que te passei e faça uns testes nele, s/ instalar.
ai vc vai ter que preparar o boot de pl. mãe pelo cdrom, nisso vc vai ter ver o manual da mesma. ok

o livro ñ está mais disponível p/ download?

Em relação ao Livro, não está, erá até o inicio de julho, agora é uma editora a detentora dos direitos. Mas ok.

Em relação ao ser detalhadinho, eu não fiz uma critica, foi um elogio ao seu link. Eu já li, e explicou perfeitamente a minha duvida. Sobre as partições, como fazer e tudo mais. Eu só fiquei em duvida em relação a execução do mesmo, se poderia ser pelo windows, já que é para experimentar e usar o programa de particionar do Ubuntu. Eu li, e compreendi perfeitamente o boot, e etc.

Digamos que eu sou um leigo que aprende fácil.

E mais uma vez, referente aos programas, fiquei feliz sobre a lista de compatibilidade. Tudo tem pro Linux. E o que não tem, emula pelo WIME (mais isso é outro passo.)

Mas assim, já estou mandando bala. Desfragmentando, assim que terminar farei as partições necessárias. Migrarei meus arquivos para a partição pessoal de dados. E serei feliz e livre com o Ubuntu.

Obrigado.

rjbgbo

CitarE mais uma vez, referente aos programas, fiquei feliz sobre a lista de compatibilidade. Tudo tem pro Linux. E o que não tem, emula pelo WIME (mais isso é outro passo.)
eduhgonzaga, qto ao usar o wine, tente ao máximo usar o softwares livres equivalentes, vc vai se surpreender positiva/

CitarMas assim, já estou mandando bala. Desfragmentando, assim que terminar farei as partições necessárias. Migrarei meus arquivos para a partição pessoal de dados. E serei feliz e livre com o Ubuntu.
eduhgonzaga, ñ seria interessante vc tentar o dual-boot p/ ir se acostumando lenta/ ao ubuntu

no mais o fórum tá aqui p/ te ajudar
boa sorte ai e vá c/ calma.

eduhgonzaga

Citação de: rjbgbo online 29 de Julho de 2010, 22:09
CitarE mais uma vez, referente aos programas, fiquei feliz sobre a lista de compatibilidade. Tudo tem pro Linux. E o que não tem, emula pelo WIME (mais isso é outro passo.)
eduhgonzaga, qto ao usar o wine, tente ao máximo usar o softwares livres equivalentes, vc vai se surpreender positiva/

CitarMas assim, já estou mandando bala. Desfragmentando, assim que terminar farei as partições necessárias. Migrarei meus arquivos para a partição pessoal de dados. E serei feliz e livre com o Ubuntu.
eduhgonzaga, ñ seria interessante vc tentar o dual-boot p/ ir se acostumando lenta/ ao ubuntu

no mais o fórum tá aqui p/ te ajudar
boa sorte ai e vá c/ calma.

Sim sim, vou usar os equivalentes livres. Já que a ideia de mudar pro linux, é que como é um grupo de pessoas em prol de todos, tenho certeza que logo isso será a preferência mundial (se já não for.)

Eu vou usar o dual boot, terei XP e Ubuntu. Até me adaptar 100%, aprender a mexer no SO novo, e tudo mais.

Ah uma pergunta. Por eu usar dual boot, será necessario instalar os drivers da minha maquina no ubuntu, igual se eu não tivesse XP né? Tipo eles funcionam de forma completamente independente?

rjbgbo

qto a pergunta final, prefiro recomendar o dual boot a iniciantes p/ se acostumarem c/ o ubuntu

sobre drives esse link ilustra bem - http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,70247.msg390697.html#msg390697

eduhgonzaga

Citação de: rjbgbo online 29 de Julho de 2010, 22:20
qto a pergunta final, prefiro recomendar o dual boot a iniciantes p/ se acostumarem c/ o ubuntu

sobre drives esse link ilustra bem - http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,70247.msg390697.html#msg390697

Eeeeeeexcelente... Então, meu Note é CCE também, e vem com SATUX, então provavelmente não terei dificuldade com meus modulos (viu aprendi.) E se tiver, já estava lendo sobre eles em outros topicos, redes, webcams, e etc.

E sobre o Dualboot, não entendi a sua recomendação. Porém, já estou procurando artigos sobre para verificar se estou fazendo corretamente. Mas pelo meu conhecimentuzinho, dual boot é naquela tela preta antes de iniciar o XP, que voce escolhe o SO que vai usar.

eduhgonzaga

Nuuuuussssa...

Fiz uma mega cagada... auhauahu.. mas esta tudo bem...

Eu nao estava conseguindo usar o Ubuntu Live (pen) dai fui tentar particionar com partition magic. Ta la bunitinho.. dai travo... soh sei q nao inicializo mais meu notebook. Pensei, pronto ferro tudo, e ainda nao fiz back up (eh.. pode me chamar de jumento).

Nossa bateu o desespero... ai corri no outro pc.. busca de solucoes.. ai um iluminado ensinou passo a passo do Pen Live Ubuntu, fiz o boot, inicializei o ubuntu.. pelo pen drive, to na net.. abri meu HD, e to mandando as pastas importantes para o meu outro pc atraves de rede wireless , tudo pelo ubuntu.. em Ingleiiiss ainda por cima.. to q to feliz aqui... juro pra vcs q tava com medo do Ubuntu... dos modulos nao funfarem.. sei lah coisa de iniciante mesmo..

Agora terminando, de passar o back up... vou particionar tudo pro ubuntu.. e deixar uma tetinha de HD para o XP (temporariamente) pois a minha ideia eh anikilar ele =D..

Vlw Ubunteiros =D

rjbgbo

CitarE sobre o Dualboot, não entendi a sua recomendação. Porém, já estou procurando artigos sobre para verificar se estou fazendo corretamente. Mas pelo meu conhecimentuzinho, dual boot é naquela tela preta antes de iniciar o XP, que voce escolhe o SO que vai usar.

esse tela que vc se refere é exata/ o chamado grub (gerenciador de boot), no caso de haver mais de um sistema operacional ele vai aparecer logo que ligar o pc, dando opções de qual so usar
no caso de só haver o ubuntu, ele também vai ser instalado, mas ñ vai aparecer p/ o usuário, o ubuntu entra direto.
também é bom frisar que o grub fica instalado na mbr - http://pt.wikipedia.org/wiki/Master_Boot_Record

*grub - http://pt.wikipedia.org/wiki/GRUB