Como reconhecer modem discado LG-I56N no Ubuntu 10.04? [Resolvido]

Iniciado por sephiroth0, 28 de Julho de 2010, 13:40

tópico anterior - próximo tópico

sephiroth0

Oi.
Tentei com esse script(http://www.4shared.com/file/CEIr4Zh5/modem-arquivos-v33tar.html) atualizado para a versão 10.04, que já usei na 9.04 para reconhecer o modem.
Meu modem é compatível, já o instalei antes com esse mesmo script no Ubuntu 9.04 e no BigLinux que é automaticamente reconhecido. Com o comando lspci -d 2003:8800 ele me retorna informação do modem.
Tentei de todas maneiras instalar o script. E a propósito, há várias maneiras de configuração (tentei todas), e queria entender o que, por exemplo esse comando faz?
ATQ V1 E1 S0=0 &C1 &D2 +FCLASS=0

Na detecção automática, me retorna isso:
GNOME PPP: STDOUT: Scanning your serial ports for a modem.
GNOME PPP: STDOUT:
GNOME PPP: STDERR: ttyS0<*1>: ATQ0 V1 E1 -- failed with 2400 baud, next try: 9600 baud
GNOME PPP: STDERR: ttyS0<*1>: ATQ0 V1 E1 -- failed with 9600 baud, next try: 115200 baud
GNOME PPP: STDERR: ttyS0<*1>: ATQ0 V1 E1 -- and failed too at 115200, giving up.
GNOME PPP: STDERR: ttyS1<*1>: ATQ0 V1 E1 -- failed with 2400 baud, next try: 9600 baud
GNOME PPP: STDERR: ttyS1<*1>: ATQ0 V1 E1 -- failed with 9600 baud, next try: 115200 baud
GNOME PPP: STDERR: ttyS1<*1>: ATQ0 V1 E1 -- and failed too at 115200, giving up.
GNOME PPP: STDERR: Modem Port Scan<*1>: S2 S3
GNOME PPP: STDOUT: Sorry, no modem was detected! Is it in use by another program?
GNOME PPP: STDOUT: Did you configure it properly with setserial?
GNOME PPP: STDOUT: Please read the FAQ at http://open.nit.ca/wiki/?WvDial
GNOME PPP: STDOUT: If you still have problems, send mail to <wvdial-list@lists.nit.ca>.

Alguma idéia? Alguém aí usa discada e conseguiu reconhecer modem Smartlink ou similares?

zekkerj

CitarCom o comando lspci -d 2003:8800 ele me retorna informação do modem.
Posta aqui essa informação, pode ajudar.
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

alarcon

Olha só, você deveria ter tentado ativar seu modem, que aparentemente é suportado bem pelo driver smartlink presente nos meus pacotes, com o pacote modem-arquivos-v32.tar.gz, pois é o que já foi testado e aprovado por alguns usuários, inclusive com este seu tipo de modem. O v33 utiliza o driver smartlink mais recente que pode estar com algum bug, ou seja, ainda não foi testado pelos usuários que já tem uma experiência com a ativação do modem para que eu possa saber se o pacote v33 é eficiente. Não tenho como testar por que não utilizo softmodem (modem discado) para verificar possíveis erros de compilação do driver etc.

Para saber se você ao menos fez todo o proedimento de forma correta, ao iniciar o Ubuntu vá ao terminal e digita os seguintes comandos:

dmesg | grep slamr

lsmod | grep slamr

lsmod | grep ungrab*

ps -aux | grep slmodemd

/etc/init.d/sl-modem-daemon restart

cola aqui o resultado de todos estes comandos (um por vez) e depois do último tente usar o discador gnome-ppp que fica no menu Aplicativos > Internet e quando ele estiver tentando a conexão clique no botão registro e cole aqui o log dele também.

sephiroth0

Oi Alarcon.
O último já tinha tentado e não adiantou. Esse comando já utilizava no Ubuntu 9.04, pois o modem não inicializava automaticamente após o boot.
De resto vou ir no Ubuntu e já colo aqui o resultado.

A informação retornada pelo lspci -d 2003:8800 é Smartlink rev 2.0. Algo parecido, mas sei que o modem é suportado pelo fato de já ter utilizado o script no Ubuntu 9.04.

EDIT:
dmesg | grep slamr
não retorna nada.
lsmod | grep slamr
não retorna nada.
lsmod | grep ungrab*
entra em loop.
ps -aux | grep slmodemd
Warning: bad ps syntax, perhaps a bogus '-'? See http://procps.sf.net/faq.html
vbv       1481  0.0  0.0   3336   804 pts/0    S+   18:22   0:00 grep --color=auto slmodemd

No log do wvdial diz isso: -->
WvDial: Internet dialer version 1.60
--> Cannot set information for serial port.
--> Initializing modem.
--> Sending: ATZ
--> Sending: ATQ0
--> Re-Sending: ATZ
--> Modem not responding.

Isso achei estranho, o modem não está na porta serial, mas é PCI.
Tentando configurar o wvdial pelo comando wvdialconf ele dá erro de que não pode se conectar na porta serial.

Vou tentar com a versão 32 dos scripts.

alarcon

Citação de: sephiroth0 online 28 de Julho de 2010, 17:59
Oi Alarcon.
O último já tinha tentado e não adiantou. Esse comando já utilizava no Ubuntu 9.04, pois o modem não inicializava automaticamente após o boot.
De resto vou ir no Ubuntu e já colo aqui o resultado.

A informação retornada pelo lspci -d 2003:8800 é Smartlink rev 2.0. Algo parecido, mas sei que o modem é suportado pelo fato de já ter utilizado o script no Ubuntu 9.04.

EDIT:
dmesg | grep slamr
não retorna nada.
lsmod | grep slamr
não retorna nada.
lsmod | grep ungrab*
entra em loop.
ps -aux | grep slmodemd
Warning: bad ps syntax, perhaps a bogus '-'? See http://procps.sf.net/faq.html
vbv       1481  0.0  0.0   3336   804 pts/0    S+   18:22   0:00 grep --color=auto slmodemd

No log do wvdial diz isso: -->
WvDial: Internet dialer version 1.60
--> Cannot set information for serial port.
--> Initializing modem.
--> Sending: ATZ
--> Sending: ATQ0
--> Re-Sending: ATZ
--> Modem not responding.

Isso achei estranho, o modem não está na porta serial, mas é PCI.
Tentando configurar o wvdial pelo comando wvdialconf ele dá erro de que não pode se conectar na porta serial.

Vou tentar com a versão 32 dos scripts.

Pelos comandos pedidos tudo leva a crer que o driver não foi instalado, houve algum erro no processo de compilação do driver.

Você não percebeu alguma informação de erro durante o processo de instalação do driver smartlink (a sua compilação)?

Está parecendo que o driver não reconheceu seu modem como um que tem suporte nele e não fez o que deveria fazer.

PS: estou levando em consideração que você sabe usar os meus pacotes e fez todos os procedimentos de forma adequada.

sephiroth0

Consegui Alarcon.
O problema era que estava instalando da Área de Trabalho, e o script dava erro creio que pelos espaços. Coloquei no home que não havia problema de acentuação e espaços daí o script funcionou.
Na versão do teu script no Ubuntu 9.04 o meu modem não inicializava direto, agora está inicializando normalmente no boot, tudo normal.
Muito bom o script. Valeu aí Alarcon!

alarcon

Citação de: sephiroth0 online 29 de Julho de 2010, 11:12
Consegui Alarcon.
O problema era que estava instalando da Área de Trabalho, e o script dava erro creio que pelos espaços. Coloquei no home que não havia problema de acentuação e espaços daí o script funcionou.
Na versão do teu script no Ubuntu 9.04 o meu modem não inicializava direto, agora está inicializando normalmente no boot, tudo normal.
Muito bom o script. Valeu aí Alarcon!

Legal que tenha finalmente conseguido resolver o seu problema. ;)

Só me responde uma coisa, que não ficou claro para mim, você ativou o seu modem usando o meu pacote mais recente (v33) ou o anterior (v32)? Preciso desta informação para saber se o driver smartlink mais novo, presente no v33, está funcional.

PS: Por gentileza adicione ao título do seu primeiro texto deste tópico a palavra resolvido ok.

sephiroth0

Ativei usando o v32, mas o erro acontecia nos dois. A primeira vez que tentei instalar o v32 percebi o erro e daí coloquei no home e instalou sem erros.