Ouvindo arquivos midi no Ubuntu

Iniciado por Éderson, 09 de Junho de 2006, 10:26

tópico anterior - próximo tópico

Éderson

Muita gente fica doida para ouvir arquivos midi (mid) no linux mas não sabem como fazer isso. Por esta razão lanço esse tutorial abaixo:

Limitações que notei:
A) Não consegui ouvir midis embutidos em sites. Sei que sites que possuem o comando bgsound só terão o midi executado no IE pois é um comando criado pela MS e só ela usa. O caso é que ainda não consegui ouvir nem mesmo em outros sites que usam o comando correto: "embed src=..." que é o padrão.
B) Não executa midi voice. Na verdade midi voice nada mais é que um arquivo mp3 convertido a 16 kbps, 12000 Hz, Mono (44:1:1) renomeado para midi. Não sei porque não deixam logo em formato mp3!

Aplicativo: Tymidity - Suporte a MIDI
Grupo: Multimídia (Som e Vídeo)

Descrição do programa: O Timidity dará suporte para você ouvir MIDI em seu linux. Para acessar a interface gráfica pode-se usar o comando "timidity -ig" ou "timidity -ia". Para ajuda veja timidity --h

Instalar o programa:
1 - Primeiro teremos que habilitar os repositórios Universe e Multiverse. Para isso, abra o menu Sistema > Administração > Gerenciador de Pacotes Synaptic. Na janela que se abre, escolha o menu Configurações > Repositórios e em seguida no botão Adicionar. Selecione os dois últimos checkboxes, Mantido pela comunidade (Universo) e Não Livres (Multiverso). Em seguida clique em Ok, Ok. Uma janela de Informações se abrirá solicitando que a lista de pacotes seja recarregada. Confirme-a.

2 - Para começar a instalar abra um terminal e não o feche até acabar TUDO (Aplicações > Acessórios > Terminal)
sudo apt-get update
sudo apt-get install timidity freepats pmidi timidity-interfaces-extra timidity-el

Associar o Timidity aos arquivos MIDI:
(no Gnome use o gedit e no KDE o kwrite)
3 - Ainda no terminal copie o comando abaixo para associar o timidity aos arquivos midi:
sudo gedit /usr/share/applications/Timidity.desktop

* Acrescente as linhas abaixo ao arquivo:
[Desktop Entry]
Name=Timidity
Exec=timidity -ig
Icon=kcmmidi
GenericName=Tocador Midi
Comment=Habilita o suporte a arquivos midi. timidity -ig
Terminal=false
Type=Application
#Categories=Application;AudioVideo;
MimeType=audio/mid;audio/x-mid;audio/midi;audio/x-midi

OBS: Se quiser que o atalho para o Timidity apareça no menu, basta descomentar (retirar o #) da frente da linha Categories. Não acho necessário!

Pronto! Você já pode ouvir arquivos MIDI

Remover o programa:
sudo dpkg -P timidity freepats pmidi timidity-interfaces-extra
sudo rm -f /usr/share/applications/Timidity.desktop

galactus

Parabéns pelo tutorial! Agora não é mais preciso usar Scripts par ter os meus arquivos MIDI tocando aqui!
BigLinux no Notebook  / Várias Distros Virtualizadas no PC.

usifoto

:(

Eu já havia conseguido tocar MIDIs pelo Timidity, mas ainda não consegui ouvir nenhum som no Rosegarden.

mrbin

E eu não consegui fazer o Encore (rodando pelo Crossover Office) reconhecer o MIDI do Ubuntu. Ele diz que não consegue inicializar as DLLs de MIDI.
Ubuntu user nº 4141
Since 2004

uplink

amigo,esta de parabens, eu tenho um jogo chamado openttd (nativo linux) e as musicas que ele toca são tudo mid, dai ele tocava muuuito lerdo,dai eu nunca deixava com musica,agora instalei esses arquivos que você citou e rodei o jogo para ver,esta tudo 100% agora.

parabens pelo tutorial

T+
Cai fora do Forum...

Entenda o Porque !

Felix

Voto por fixar o tópico, incluir no guia... enfim, muito boa a documentação, parabéns

mrbin

Citação de: mrbin online 29 de Setembro de 2006, 12:10
E eu não consegui fazer o Encore (rodando pelo Crossover Office) reconhecer o MIDI do Ubuntu. Ele diz que não consegue inicializar as DLLs de MIDI.

Consegui. Usei o Wine e ficou tudo beleza.
Ubuntu user nº 4141
Since 2004

josevitor

José Vitor Lopes e Silva
Advogado - Florianópolis/SC
http://josevitor.blog.br

Quer sugerir documentação para o wiki em português?? Envie para sugestoeswiki@ubuntubrasil.org !!
Quer aprender mais sobre Ubuntu?? Acesse http://wiki.ubuntu-br.org/ComeceAqui

antoniodosantosor

Após o uso do terminal, nas fases 1 e dois, ao digitar o comando final para alteração da lista, apareceu a mensagem: ~$ sudo gedit /usr/share/applications/Timidity.desktop
sudo: gedit: command not found

Não consegui reproduzir através  do KMid, sendo que ao acionar música MID, abre-se automaticamente o
Totem com a mensgem de não conseguir reproduzir por falta de plugins

kErNeL_sCrIpT

Parabéns pelo tuto Éderson! :)
Eu não estava conseguindo abrir o Timidity, daí olhando no seu tuto, foi só abrir com o comando timidity -ia que deu certo :)

Abraço e até mais.

rbrugnollo

Galera, fiz toda a instalação e os arquivos midi começaram a tocar !!! =]

Porém, os sons dos midis estão horríveis, o som dos tons de uma bateria não ter nada a ver... o bumbo pior ainda...

ainda sabe como arrumar isto?

vlw!

Darcamo

Só um pequeno detalhe.
Acredito que o pacote timidity-el não seja necessário para a maioria das pessoas. Ele só é necessário para quem utiliza o emacs (editor de textos, fazedor de café, player de música, programa de e-mail, webbrowser, agenda pessoal, ... ) e quer escutar midi pelo emacs.

EdvaldoSCruz

Quem não conseguir fazer mais dessa maneira acima, para ouvir arquivo midi no totem, sem a necessidade de instalar o VLC, faça isso:

Solução para Ubuntu 14:04 LTS  > abra o Gerenciador de Pacotes Synaptic > tipo de pesquisa: fluidsynth > instalar plugin: vlc-plugin-fluidsynth > desfrutar, sem precisa instalar o VLC, porque somente no totem funciona perfeitamente.

Site de referência: http://askubuntu.com/questions/512704/after-14-04-update-video-totem-wont-play-midi/526199#526199
Ignorância é não aceitar e não submeter-se a CRISTO JESUS.
Para os Iniciantes, como eu, links de solucionar problemas rapidamente.