antivirus

Iniciado por lscorredor, 25 de Julho de 2010, 12:14

tópico anterior - próximo tópico

lscorredor

olá pessoal,

sou iniciante no ubuntu e estou adorando. muito rápido me surpreendeu, porém tenho uma preocupação quanto à segurança pois acesso sites bancários e-commerce etc. preciso instalar antivirus, antimalware e firewall?

abraços,
lscorredor

clcampos

Vou te dar a melhor recomendação de todas:

Pesquisa do fórum:  http://ubuntuforum-br.org/index.php?action=search

Pesquisa na net: http://www.google.com.br
Cristiano/Timóteo - MG
.: Como Fazer Perguntas de Forma Inteligente :.                
Com dúvida? pesquise!

HMMSF

Antivírus eu acho que não. Agora Firewall é sempre uma boa, embora não interfira muito nesses assuntos de navegação em bancos, mas se quiser procure o ufw ou FireStarter na Central de programas.
Você precisa tomar mais cuidado é com os complementos que você instala em seu navegador, pois eles podem armazenar informações sobre o que você faz ou digita. Para navegar em maior segurança desative os complementos na navegação e use o modo "Navegação Anônima" que está disponível na maioria dos browsers (Firefox: Ferramentas>Iniciar navegação privativa...)

livre1

Rodar chkrootkit e rkhunter uma vez a cada 3 meses por exemplo pode ser interessante.

JoseMelo

Citarporém tenho uma preocupação quanto à segurança pois acesso sites bancários e-commerce etc.
Até agora não é conhecido nenhum banker que tenha sido escrito para Linux, exceto um complemento para o Firefox, mais precisamente um Greasemonkey falso, que era oferecido por um site. Atualmente esse tipo de malware é direcionado apenas para o Windows, usando as mais variadas técnicas de engenharia social e injeção de códigos que exploram falhas do navegador, Java, etc., que levam o usuário à instalação de aplicativos (.exe e dll) e scripts que alteram o hosts e configuram um proxy que redirecionam a páginas falsas de bancos, com o objetivo de captura das senhas.