antivirus

Iniciado por lscorredor, 25 de Julho de 2010, 12:14

tópico anterior - próximo tópico

lscorredor

olá pessoal,

sou iniciante no ubuntu e estou adorando. muito rápido me surpreendeu, porém tenho uma preocupação quanto à segurança pois acesso sites bancários e-commerce etc. preciso instalar antivirus, antimalware e firewall?

abraços,
lscorredor

clcampos

Vou te dar a melhor recomendação de todas:

Pesquisa do fórum:  http://ubuntuforum-br.org/index.php?action=search

Pesquisa na net: http://www.google.com.br
Cristiano/Timóteo - MG
.: Como Fazer Perguntas de Forma Inteligente :.                
Com dúvida? pesquise!

HMMSF

Antivírus eu acho que não. Agora Firewall é sempre uma boa, embora não interfira muito nesses assuntos de navegação em bancos, mas se quiser procure o ufw ou FireStarter na Central de programas.
Você precisa tomar mais cuidado é com os complementos que você instala em seu navegador, pois eles podem armazenar informações sobre o que você faz ou digita. Para navegar em maior segurança desative os complementos na navegação e use o modo "Navegação Anônima" que está disponível na maioria dos browsers (Firefox: Ferramentas>Iniciar navegação privativa...)

livre1

Rodar chkrootkit e rkhunter uma vez a cada 3 meses por exemplo pode ser interessante.

JoseMelo

Citarporém tenho uma preocupação quanto à segurança pois acesso sites bancários e-commerce etc.
Até agora não é conhecido nenhum banker que tenha sido escrito para Linux, exceto um complemento para o Firefox, mais precisamente um Greasemonkey falso, que era oferecido por um site. Atualmente esse tipo de malware é direcionado apenas para o Windows, usando as mais variadas técnicas de engenharia social e injeção de códigos que exploram falhas do navegador, Java, etc., que levam o usuário à instalação de aplicativos (.exe e dll) e scripts que alteram o hosts e configuram um proxy que redirecionam a páginas falsas de bancos, com o objetivo de captura das senhas.

Citarpreciso instalar antivirus, antimalware e firewall?
Nada impede, mas não vejo necessidade, já que para instalar qualquer aplicativo, você terá que dar permissão. Então o melhor é só instalar o que for dos repositórios oficiais ou de fontes confiáveis.
Quanto ao firewall, já é instalado com o sistema (está no kernel) e trabalha em segundo plano com as configurações padrão e são seguras para uso doméstico. Caso queira instalar a GUI (Interface gráfica), poderá fazê-lo via Synaptic e procure por fire-starer ou ufw. Particularmente, acho o Firestarter mais amigável para iniciantes.

lscorredor

Valeu galera, vocês me ajudaram muito.
Abraço a todos.
lscorredor

visenfad2008

Amigo pode fique susu pois a segurança do linux é maravilhosa eu navego de boa faço transferecia é bem tranquilo abraço

clodoaldops

sim...vc precisa de um firewall (firestarter ou gufw)

não...vc não precisa de antivirus, nem antispyware

sim...vc precisa seguir as regras basicas de segurança da internet

Dicas e táticas úteis para segurança no Linux
http://www.guiadohardware.net/artigos/taticas-seguranca-linux/

vancelis

Acho que não precisa eu uso o ubuntu a algum tempo e não uso esse tipo de programa!
o linux é muito seguro...

dtomadon

Nenhum sistema é totalmente seguro ,nosso linux por exemplo se tiver um usuário sentado a frente do micro e baixar arquivos de repositórios não oficiais, quando a máquina inicializa não pede senha de usuário , ou as vezes inicia com a conta de root  tudo isso e mais algumas coisa facilitam certas disseminações, ter um anti-vírus no linux é necessário sim , pois estará evitando a propagação dessas pragas virtuais em máquinas windows, já  que seu usuários por padrão não se preocupam em manter o sistema e o anti-vírus atualizado ( isso quando tem um instalado ).
Digo mais o anti-vírus no linux funciona como uma vacina nos seres humanos, quando tomamos não que ficamos imune ,mas deixamos de propagar o vírus para outras pessoas ( li isso em algum lugar só não lembro  do autor , acho que foi o ministro da saúde ,kkkk ).
Espero ter te esclarecido um pouco mais sobre anti-vírus no linux !!! .
Se quiser um exemplo leia este post que fiz aqui tem um exemplo claro do funcionamento de um anti-vírus :

http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,69945.msg390123.html#msg390123
BacKTrack5 64 bits com Vídeo SIS

kernel omnislash 1.4.4 64 bits , Que venha o 5º Semestre !!!

clodoaldops

virus no linux é sempre culpa do BIOS
bixo ignorante operando o sistema
;D ;D ;D
fika frio...seu pc tá salvo