Problemas entre X e Nvidia -> Placa GeForce 2 64Mb

Iniciado por Thib, 08 de Junho de 2006, 21:32

tópico anterior - próximo tópico

Thib

Olá, tenho um Pentium IV de 256Mb de RAm e uma placa de vídeo Geforce 2 de 64Mb e estou tendo alguns problemas ao ativar minha placa.
Segui todos os passos que encontrei aqui no fórum, usei o automatix e tentei também pelo Guia Não-Autorizado, mas o mesmo erro continua acontecendo:
A ativação ocorre normalmnte, o logo da Nvidia aparece e etc. Mas depois de uns 20 minutos ligado o X simplesmente trava. Sem explicação alguma.
Penso que pode ser algum problema entre o driver e a minha placa Geforce 2, já que ela já é meio velhinha...
O engraçado é que, pelo que me lembro, no Dapper Beta isso não acontecia...

Enfim, obrigado.
GUERRA É PAZ
ESCRAVIDÃO É LIBERDADE
IGNORÂNCIA É FORÇA

mbn

Estou com o mesmo problema, eu uso uma NVIDIA FX5500 com 256mb, e o X trava usando o drive "nv" (genérico) e o "nvidia".
Alquem sabe o motivo? usei desde o Test3 e tudo funcionava normal...qdo saiu o 6.06 final deu esse problema.

Thib

Bem lembrado:
Utilizo a opção "nvidia" no driver, já que o "nv" não carrega.
GUERRA É PAZ
ESCRAVIDÃO É LIBERDADE
IGNORÂNCIA É FORÇA

gaijin

Meus problemas já são outros. Quando instalo o driver nvidia o meu X fica lento, não consigo nem ver filmes em full screen. Muito estranho...
"Conhece-te a ti mesmo." Oráculo de Delfos

Como proceder quando tenho uma dúvida? (7 passos) http://ubuntuforum-pt.org/index.php?topic=8212.0

galactus

Bem, não sei se vocês já notaram, mas existem pelo menos 4 Drivers para placas da Nvidia.

Um é do próprio Xorg, é o que sobe o X por padrão até você instalar outro se quiser. Esse é que vem como "nv" no xorg.conf .

Dois pelo Synaptic, a maneira mais fácil de instalar outro Driver que não seja o do Xorg. Onde você encontrar os Drivers "Nvidia-glx" (para placas mais novas) e o "Nvidia-glx-legacy" (para placas mais antigas, das séries: TNT, TNT2, TNT Ultra, GeForce e GeForce2).

O quarto Driver é o do site da Nvidia, mais complicado para instalar, mas funciona melhor para alguns usuários.

Se nenhum desses funcionar para vocês, ainda podem tentar usar o Driver genérico do Xorg (o VESA)

Lembrando que para as placas mais recentes da Nvidia, dá série 6000 ou 7000, em muitos casos o driver "nv" do Xorg não funciona, daí vocês terão que usar o driver "VESA" para depois instalar o "Nvidia".

Existem muitos tópicos no site a respeito de instalação dos Drivers de Vídeo. Por favor usem o pesquisar do Fórum.
BigLinux no Notebook  / Várias Distros Virtualizadas no PC.

Thib

Então Galactus...eu já tinha baixado e testado os dois drivers do Synaptic. O que melhor funcionou na minha placa, estranhamente, foi o nvidia-glx, ao invés do nvidia-glx-legacy, já que minha placa é uma GeForce 2.
Havia também tentando baixar as lib's do automatix e ainda sim não tinha dado certo.
Mas ontém, estranhamente, resolvi trocar pra "nv" de novo e desabilitar a placa. Pra minha surpresa, quando tentei só por curiosidade dar o "nvidia-glx-config enable" ele funcionou com o driver "nv", coisa que não dava antes!

Então o X aqui tá bem estável agora. Pelo menos por enquanto ainda não travou. Caso trave vou tentar o driver do site da nvidia que você disse...valeu pela ajuda.
GUERRA É PAZ
ESCRAVIDÃO É LIBERDADE
IGNORÂNCIA É FORÇA

Thib

EDITADO: O X travou de novo. Vou tentar algum driver do site da Nvidia, mas tenho um problema: eu não manjo muito então não sei qual dos drivers lá devo instalar. Meu computador é um Pentium IV 256MB de RAM e a placa de vídeo é a GeForce2 MX 64MB...quem puder me ajudar, por favor...
GUERRA É PAZ
ESCRAVIDÃO É LIBERDADE
IGNORÂNCIA É FORÇA

mbn

Galactus, o problema pelo menos para mim não é instatar os drivers, pois tenho 8 anos de linux e instalo os drives desdes que a NVIDIA lançou o primeiro....o meu prob e que os drives estão travando o X server desde a atualização (upgrade) do 6.06 final, eu usava tudo muito bem com resloução 1280x1024 desde o Test3....com o final continua funcionado o prob e que o X para trava tudo nem CTRL+BackSpace da jeito, só reiniciando a maquina.
vou tentar usar o XGL no lugar do XORG para ver se da o mesmo problema.

Hawker Hurricane AII

Bom, eu tenho uma 6200 aqui em casa. Com o Ubuntu 5.10 (e provavelmente anteriores) o X não carrega o ambiente por completo quando usado o "nv". Daí tinha que mudar pra "vesa" mesmo. Agora, com o 6.06 o "nv" funcionou muito bem. Li sobre os drivers e selecionei o nvidia-glx no Synaptic. Após a instalação eu entrei no xorg.conf e alterei o driver de "nv" para "nvidia" e está funcionando beleza. Não tive nenhum problema.

Estou usando 1280x1024 e tudo bem até agora.

Quanto a baixar o drive do site da nVidia; Eu tinha feito isto uns 5 dias atrás e a instalação aparentemente deu certo. Até que é bem fácil. Só que deu pau. Dizia que o driver da placa era diferente do driver do Xorg. E não deu outra; como não tinha nada de importante reinstalei o sistema e preferi ir pelo Synaptic mesmo. Então, tem que dar uma olhada nesta questão das versões de drivers antes de instalar o driver. Segue a descrição do erro:

CitarError: API mismatch: The nVidia kernel module has the version 1.0-7174, but this X module has the version 1.0-8786. Please, make sure that the kernel module and all nVidia driver components have the same version.

Como eu não sei como solucionar isto eu reinstalei. Isso é só uma aviso.

Falou
Luftwaffe Flugzeugführer

Data Storage @ sda2 80GB
Ubuntu Edgy Eft 6.10 @ sdb1 250GB
Linux User #401658 @ counter.li.org

Thib

Opa, e aí pessoal. Ainda estou com o mesmo problema. Havia achado um link que um usuário postou no tópico lá da "Dicas" e tinha dado tudo muito certo. Mas depois do update da semana passada, ferrou tudo de novo...
Quem puder me ajudar, por favor, agradeço...
GUERRA É PAZ
ESCRAVIDÃO É LIBERDADE
IGNORÂNCIA É FORÇA

Ph.X

Rapaz, tava lendo seu problema aí e lembrei que há um tempo atrás quando eu usava o falecido Mandrake Linux eu tinha esse mesmo problema toda vez que instalava uma versão nova dos drivers da Nvidia. Eu tenho uma GeForce2 também, de 32 MB. Eu resolvia isso usando o driver "nv" mesmo, ou então voltava a usar a versão mais antiga. Mas depois que comecei a usar Ubuntu nunca mais tive esse problema não. É estranho né, mas sei lá. Mas hein só pra conferir, você tem algum modem da Intel aí, ou usa algum driver de terceiros não distribuído com o Ubuntu?