Programas não conectam na internet por falha na autenticação de proxy

Iniciado por wiskzito, 19 de Julho de 2010, 11:34

tópico anterior - próximo tópico

wiskzito

Bom dia,

Bom meu problema é o seguinte, estou usando o Ubuntu 10.04 e estou dentro do proxy aqui da empresa e esse proxy precisa ser autenticado. Para browser foi simples, no Synaptic um pouquinho menos (entrei em Settings>Preferences>Network e configurei o proxy), e pro apt-get precisei procurar bastante até que estivesse tudo funcionando (editei o /etc/apt/apt.conf e adicionei as seguintes linhas:
Acquire::http::proxy "http://user:pass@proxy:port/";
Acquire::ftp::proxy "ftp://user:pass@proxy:port/";
Acquire::https::proxy "https://user:pass@proxy:port/";

)

Até hoje parecia realmente que tudo estava funcionando, até que eu decidi usar o rhythmbox pra ouvir radio na web.
Ao tentar ligar uma raid veio o famigerado "Proxy Authentication Required". Já prcurei diversos lugares onde colocar a conf necessária pra que o programa acesse a internet. Aparentemente aplicar a configuração de proxy (System > Preferences > Network Proxy) no sistema como um todo não funcionou, até porque tanto o synaptic, quanto o apt-get não conseguiram acessar a internet só com isso. Eu já tentei editar o /etc/bash.bashrc e adicionar a seguinte linha (eu também tentei trocar export por acquire, mesmo resultado)

#proxy settings
export http_proxy=http://user:pass@proxy:port/
export ftp_proxy=http://user:pass@proxy:port/

Aliás, meu firefox, apesar de conseguir acessar a web, sempre pede a authenticação, mesmo ela já estando na configuração do proxy.

Minha dúvida é, existe algum outro arquivo que tenha as configurações de proxy que possam ser aplicadas para o sistema inteiro? Ou então, o que tenho que fazer para que outros programas consigam acessar a internet.

Grato
Alienware m17x

web2000

Em "System » Preferences » Network Proxy" você clicou em "Aplicar em todo o sistema"?

zekkerj

Coloca essas variáveis no arquivo /etc/profile, depois reinicia o sistema pra que a definição seja carregada em todos os ambientes.
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

wiskzito

Citação de: web2000 online 19 de Julho de 2010, 11:46
Em "System » Preferences » Network Proxy" você clicou em "Aplicar em todo o sistema"?

Sim, já cliquei em aplicar em todo o sistema, mas não funcionou em nada. Não sei se por isso também que tive que configurar o synaptic e apt-get manualmente

Citação de: zekkerj online 19 de Julho de 2010, 17:38
Coloca essas variáveis no arquivo /etc/profile, depois reinicia o sistema pra que a definição seja carregada em todos os ambientes.

Então eu já adicionei lá também, acabei esquecendo de falar. Também não teve resultado. Está igual ao do bash.bashrc
Neste exato momento que eu escrevo tentei usar o CheckGMail, mas eu tenho o seguinte erro
"Error: 500 Cant connect to google.com:443 (Bad service 'senha@proxy')"
Alienware m17x

zekkerj

Diga uma coisa, seu proxy exige autenticação para todos os acessos? Ou uma vez autenticado, vc consegue usar por algum tempo, sem precisar autenticar de novo?

Pq está me parecendo que esses programas que estão dando problema simplesmente são incapazes de lidar com proxy autenticado (ou isso é feito de outra forma). E nesse último caso, você poderia se autenticar previamente, via navegador, e daí poderia usar por algum tempo, sem autenticar-se explicitamente.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

wiskzito

Citação de: zekkerj online 20 de Julho de 2010, 12:26
Diga uma coisa, seu proxy exige autenticação para todos os acessos? Ou uma vez autenticado, vc consegue usar por algum tempo, sem precisar autenticar de novo?

Pq está me parecendo que esses programas que estão dando problema simplesmente são incapazes de lidar com proxy autenticado (ou isso é feito de outra forma). E nesse último caso, você poderia se autenticar previamente, via navegador, e daí poderia usar por algum tempo, sem autenticar-se explicitamente.

Eu acho que basta uma vez. Pelo menos quando uso o windows não tenho problemas. Liga e funciona. Aqui no linux, quando eu abro o navegador ele pede autenticação no primeiro uso, depois vai sem problemas, só pedindo autenticação novamente se eu fechar o navegador. no synapitc e no apt-get ele não pede pois está configurado.
Eu até acho estranho pois na configuração do proxy do sistema ( System>Preferences>Network Proxy) está marcada que o proxy requer autenticação e os dados estão salvos

O que eu acho é que o sistema não está conseguindo passar a informação de proxy pros programas, ou seja, que o sistema em si não está conseguindo fazer a autenticação. Pelo menos é o que eu esperava que ele fizesse, já que tem um local que você pode configurar proxy. Mas posso estar enganado. Meu conhecimento de redes é bem limitado.
Alienware m17x

zekkerj

Citarno synapitc e no apt-get ele não pede pois está configurado.
Estes programas funcionam?

wiskzito

Citação de: zekkerj online 20 de Julho de 2010, 16:43
Citarno synapitc e no apt-get ele não pede pois está configurado.
Estes programas funcionam?
Funcionam que é uma maravilha!!!! ;D
Aliás ubuntu software centre também. não sei se ele compartilha configuração com o sinaptic

Nenhum deles pede autenticação. Mas eu tive que configurá-los manualmente, só com a configuração do sistema eles não funcionavam.
Alienware m17x

zekkerj

Sim, o apt, o Software Center, o Synaptics e o aptitude compartilham aquela configuração que vc fez lá em cima.

Já os programas problemáticos provavelmente não sabem usar proxy direito.

wiskzito

Citação de: zekkerj online 20 de Julho de 2010, 17:13
Sim, o apt, o Software Center, o Synaptics e o aptitude compartilham aquela configuração que vc fez lá em cima.

Já os programas problemáticos provavelmente não sabem usar proxy direito.

Então o synaptic e o apt não compartilharam não. Mesmo tendo configurado o synaptic, eu tive que configurar o apt manualmente pra ele funcionar. Cada um teve  a sua configuração.
Quanto ao meu problema, existe alguma forma de fazer o sistema se autenticar, ao invés de cada programa individualmente? Bash e profile aparentemente não estão funcionando.
Existe alguma informação que seria importante e que eu tenha esquecido de mencionar? Lembrem que eu não sou nenhum expert em redes ou em linux.
Alienware m17x

zekkerj

O sistema prevê uma configuração central de proxy, mas nem todos os programas são preparados para usá-la. Existem até alguns que simplesmente não funcionam com proxy.