Error: "falha ao iniciar o firewall" Firestater.

Iniciado por samuel_travassos, 28 de Julho de 2010, 23:03

tópico anterior - próximo tópico

samuel_travassos

Ola, bom o meu firestater esta dando esse erro e ainda diz:
"o dispositivo eth0 não está pronto. Verifique as suas configurações de dispositivos de rede e certifique-se de que sua conexão de internet esta ativa"
bom eu uso o Ubuntu 10.04, tenho internet com cabo e wireless, e ai o q eu faço pra fazer o firewall funcionar?
obrigado
SmK

Kamei Hyoga

Vai em preferencias e verifica se está configurado certo em Configurações de Rede, Dispositivo(s) conectado(s). Nessa opção tem que estar selecionado o dispositivo que recebe a conexão.

Provavelmente o que acontece é que no dia que vc usa o wifi pra conectar, no firestarter está configurado a outra conexão, que não está recebendo nada.

sistematico

Não sei se é pertinente, mas o UFW(talvez com o gUFW) é muito bom, e simples tambem.
Lucas Saliés Brum
Ubuntu User #27150
http://sistematico.org

rjbgbo

Citação de: sistematico online 28 de Julho de 2010, 23:25
Não sei se é pertinente, mas o UFW(talvez com o gUFW) é muito bom, e simples tambem.

também venho preferindo usar o ufw - http://wiki.ubuntu-br.org/UFW
Linux User #440843 | Ubuntu User #11469

slkslk

Tem de verificar via o comando

sudo ifconfig

qual a porta que está a usar. Pode ser a eth1, ou wireless, etc e tem de configurar a firewall para a porta que de facto está a usar. Se quiser poste o resultado desse comando que eu dou-lhe uma mão.

Cumprimentos
"Carpe diem, quam minimum credula postero."
(Aproveite o dia, acredite o mínimo possível no amanhã), Horácio, Odes I,11,8

samuel_travassos

samuel@samuel-laptop:~$ sudo ifconfig
[sudo] password for samuel:
eth0      Link encap:Ethernet  Endereço de HW 00:14:0b:4e:1f:74 
          inet end.: 192.168.0.145  Bcast:192.168.0.255  Masc:255.255.255.0
          endereço inet6: fe80::214:bff:fe4e:1f74/64 Escopo:Link
          UP BROADCAST RUNNING MULTICAST  MTU:1500  Métrica:1
          pacotes RX:17389 erros:0 descartados:0 excesso:0 quadro:0
          Pacotes TX:16842 erros:0 descartados:0 excesso:0 portadora:0
          colisões:0 txqueuelen:1000
          RX bytes:18862662 (18.8 MB) TX bytes:2944882 (2.9 MB)
          IRQ:17

lo        Link encap:Loopback Local 
          inet end.: 127.0.0.1  Masc:255.0.0.0
          endereço inet6: ::1/128 Escopo:Máquina
          UP LOOPBACK RUNNING  MTU:16436  Métrica:1
          pacotes RX:108 erros:0 descartados:0 excesso:0 quadro:0
          Pacotes TX:108 erros:0 descartados:0 excesso:0 portadora:0
          colisões:0 txqueuelen:0
          RX bytes:8400 (8.4 KB) TX bytes:8400 (8.4 KB)

wlan0     Link encap:Ethernet  Endereço de HW 00:22:43:39:bd:49 
          endereço inet6: fe80::222:43ff:fe39:bd49/64 Escopo:Link
          UP BROADCAST MULTICAST  MTU:1500  Métrica:1
          pacotes RX:0 erros:0 descartados:0 excesso:0 quadro:0
          Pacotes TX:5 erros:0 descartados:0 excesso:0 portadora:0
          colisões:0 txqueuelen:1000
          RX bytes:0 (0.0 B) TX bytes:498 (498.0 B)

dei o comando q vc me pediu.... e ai?

slkslk

Se estiver a usar wireless, tem de fazer o seguinte: (Eu estou a usar a versão pt-pt, pelo que se houver algum termo diferente é normal.)

Aplicações -> Internet -> Firestarter

Dentro do aplicativo,

Preferências (o botão com uma chave de fendas e outra de bocas) -> Configurações de rede -> No dispositivo detectado escolher wlan0 em vez de eth0

Aceitar -> Fechar programa

Só para termos a certeza que ele lê correctamente as definições faça no terminal

sudo /etc/init.d/firestarter stop
sudo /etc/init.d/firestarter start

Se tudo correr bem, já deverá ter a firewall activa. Convém dar uma olho nas configurações gerais da firewall para ver se é o que lhe convém. Caso use cabo, onde escolheu wlan0 deve escolher eth0.

Cumprimentos

"Carpe diem, quam minimum credula postero."
(Aproveite o dia, acredite o mínimo possível no amanhã), Horácio, Odes I,11,8

samuel_travassos

ele agora esta ativa mas ainda não passa... quando eu mando ele vasculhar ele ainda não pega =(, ai a baixo esta a imagem dele pra vc ver como ele esta agora...

http://img837.imageshack.us/img837/827/capturadetelah.png

alarcon

Olha só, pode ser somente que você precise dar um "atraso no firestarter", ou seja, ele pode estar subindo antes que a conexão se efetive de fato, aí ele dá o erro do tipo "o dispositivo eth0 não está pronto. Verifique as suas configurações de dispositivos de rede e certifique-se de que sua conexão de internet esta ativa" ou algo parecido com isso, então a solução é fazer um script que antes dele chamar o firestarter ele espere um pouco. É o conhecido comando:

sleep 5

que no exemplo acima ele vai esperar 5s antes de chamar o firestarter quando da inicialização da sessão.

PS: Isso que falei logo acima seria levando em consideração que o dispositivo (ppp0 ou eth0 ou wlan0 etc) já está corretamente selecionando e o problema continue.

samuel_travassos

Com a conexão esta tudo bem... e o firestater não esta abrir automaticamente junto com o ubuntu, por isso eu acho q isso q vc disse não ocorre... ele não abre antes da net... e sim a net liga sempre antes ja q o note faz isso automaticamente...