Qual melhor versão do Ubuntu Server p/ Servidor Proxy ?

Iniciado por khipitos, 20 de Julho de 2010, 11:30

tópico anterior - próximo tópico

khipitos

Olá pessoal !

Gostaria de saber qual melhor versão para montar um servidor proxy, estou tentando com a versão 10.04 LTS mais esta impossivel de fazer funcionar !

Quem puder me ajudar agradeço desde já.

Abraços a todos.

jeflui

A "melhor" seria essa pelo tempo que terá atualizações por ser LTS.
Que tal falar sobre os problemas com a configuração?

agente100gelo

A melhor seria a última versão LTS, ou seja, a 10.04 mesmo.
Você está fazendo o proxy com o Squid? Qual erro dá?
Advogado e analista de sistema cearense.
Twitter: @glaydson

khipitos

Desculpe a demora pela resposta, e que estou mudando a estrutura de rede da empresa aqui e ta muito corrido.

Mais vamos lá:

Creio que seria mais facil, começar do zero o servidor proxy, assim vou seguindo as dicas de vcs e se caso der erro vou postando as divergencias.

Estou seguindo esse tutorial aqui ==>> http://graveheart.me/geek-life/instalando-e-configurando-um-servidor-proxy-com-o-ubuntu-server-em-menos-de-duas-horas/

Bom reinstalei novamente o ubuntu server 10.04
Atualizei os pacotes
Instalei os pacotes desse tuto, só um deles que nao consegui achar, que seria o libmd5-perl   ( E: Impossivel achar pacote libmd5-perl )
Entao na falta desse pacote nao consigo instalar o Webmin, pois o restante ja instalei ( Dansguardian, Sarg, Squid e Openssh )

Dentro disso ja configurei as minhas placas de rede ( Tenho duas instaladas aqui ) Defini que a eth1 ( Conectada a Internet ) e a eth2 ( Rede Local )
No Squid e apliquei a seguinte linhas:

http_port 192.168.1.200:3129 transparent
visible_hostname internet
hierarchy_stoplist cgi-bin ?
acl QUERY urlpath_regex cgi-bin \?
cache_mem 48 MB
#Opções para otimização do sistema
maximum_object_size 1024 MB
minimum_object_size 0 KB
cache_swap_low 50
cache_swap_high 90
cache_access_log /var/log/squid/access.log

Depois disso apliquei os seguintes comandos:

sudo modprobe iptable_nat
sudo modprobe ip_nat_ftp
sudo echo 1 > /proc/sys/net/ipv4/ip_forward ( Esse comando eu nao consegui execultar, " Permissao Negada ", entao editei o arquivo /etc/sysctl.conf
sudo iptables -t nat -A POSTROUTING -o eth1 -j MASQUERADE
sudo iptables -t nat -A PREROUTING -i eth0 -p tcp --dport 80 -j REDIRECT --to-port 3128

Quando eu aplico o comando para reinicializar o squid ( sudo /etc/init.d/squid restart ) me aparece a seguinte msg:

Rather than invoking init scripts through /etc/init.d , use the service( 8 ) utility, e.g. service squid restart
Since the script you are attempting to invoke has been converted to an Upstart job, you may also use the restart( 8 ) utility, e.g. restart squid

Bom até aqui podemos observar que ja tenho duas divergencias:

O pacote libmd5-perl
E o comando do squid

=========================================================================================================

Amigos estou no caminho certo ?  lembrando que e a primeira vez que monto um servidor e nao tenho muita experiencia.

Agradeço a ajuda de todos !

Abraços.

jeflui

Não está no caminho certo.
Pelo jeito está só colocando comandos sem entender o que cada um faz.
Você está redirecionando o que chega na porta 80 para a 3128, mas o squid você definiu na porta 3129.
Use o comando abaixo para gerar um squid.conf básico para você trabalhar em cima dele.
grep -v "^#" /usr/share/doc/squid/examples/squid.conf |sed '/^$/d' >> squid.conf
Coloque esse squid.conf no local do outro, faça as alterações para a sua rede. E depois reinicie o squid.
Se funcionar você começa a definir seus acessos, bloqueios etc.

zekkerj

CitarInstalei os pacotes desse tuto, só um deles que nao consegui achar, que seria o libmd5-perl   ( E: Impossivel achar pacote libmd5-perl )
Entao na falta desse pacote nao consigo instalar o Webmin, pois o restante ja instalei ( Dansguardian, Sarg, Squid e Openssh )
Eu não gosto do Webmin. E se parar pra pensar, algum motivo deve ter pro Ubuntu não ter incluído esse pacote na versão LTS, não? ;)

Citarsudo echo 1 > /proc/sys/net/ipv4/ip_forward
O tutorial mandou você executar "sudo echo ... > arquivo"??? Preciso lembrar de colocar esse tutorial na blacklist, pois isso não funciona.

Tutorial que tem coisa que não funciona é pq não foi revisado, e tutorial não revisado não é confiável.

Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

khipitos

Pois e zekkerj ..
Eu pesquisei sobre esse comando que ele cita no Tuto, por isso que editei o arquivo sysctl.conf.

Então jeflui ....

Apliquei o que vc indicou e ainda nao funcionou.

Se tiverem algum artigo confiavel e funcional por favor postem para mim !

Obrigado

zekkerj

Você tem duas situações diversas. Uma é o compartilhamento da internet.

Desative temporariamente o proxy, e confirme que as estações da rede possam navegar sem o uso do proxy.

Isso passa por desativar aquelas regras de iptables que redirecionam a porta 80 para 3128.

Depois que estiver tudo certo com o compartilhamento, você vai colocar o squid pra funcionar, inicialmente sem ser transparente --- configure ele nos navegadores. Quando estiver tudo funcionando, vc reativa o modo transparente.
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

irtigor

Citação de: zekkerj online 23 de Julho de 2010, 14:16
Tutorial que tem coisa que não funciona é pq não foi revisado, e tutorial não revisado não é confiável.

É um tutorial de 25 de janeiro de 2007, é claro que não deve ser seguido, não precisava ter nenhum "grande" erro para o bom senso mandar procurar outro.

tuxjpa

Amigos,

Verifiquei esse tutorial e não roda no ubuntu 10.04, tá faltando o método de autenticação no squid.conf. Fui criando aos poucos do zero e consegui fazer o squid funcionar certinho.

Abraços.

galactus

BigLinux no Notebook  / Várias Distros Virtualizadas no PC.