Placa em Modo Promiscuo - É seguro??? [Resolvido]

Iniciado por jlgomessouza, 16 de Julho de 2010, 12:45

tópico anterior - próximo tópico

jlgomessouza

Prezados,

Em um servidor que é o Gateway da rede, onde roda um Proxy Squid e um DHCP3-Server.

Possui 2 placas de rede: eth0 e eth1. Sendo que configurei o DHCP3-Server para servir 2 duas subnets de IP fixo por MAC na rede atráves das interfaces:

eth1

eth1:0

Habilitando o IP adicional na eth1, automaticamente a placa entra em modo Promíscuo. Gostaria de saber se nesse modo em que a placa de rede está operando implica em insegurança para a rede.

Obrigado desde já!

farinha

Como podes ver aqui quando a placa de rede está em modo promiscuo significa que analisa todos os pacotes independentemente se são endereçadas à mesma, ou seja analisa não só os pacotes que são destinados a ti mas também dos vizinhos. Isto dá muito jeito para monitorizar a rede.
Respondendo à tua pergunta, a placa estar em modo promiscuo não traz insegurança ao dono da placa mas pode trazer aos outros elementos da rede. Por exemplo, a telnet utiliza troca de mensagens em texto, como tal se um outro utilizador da rede estiver a utilizar telnet tu com a placa em modo promiscuo e com um programa que analise os pacotes que circulam na rede, conhecidos com sniffers, consegues ver todos os comandos que o outro utilizador está a inserir. Por isso é que é recomendado utilizar SSH, que ao invés de trocar as mensagens em texto troca mensagens encriptadas o que torna impossivel a quem está a escutar a rede saber que comandos foram inseridos.

zekkerj

CitarHabilitando o IP adicional na eth1, automaticamente a placa entra em modo Promíscuo.

Vc tem certeza disso??? Olha que eu acho que não é assim, não...
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

zekkerj

Isso é outro processo, a placa pode perfeitamente ter mais de um IP e não estar em modo promíscuo.

Agora, programas como o ntop, o wireshark e o tcpdump fazem isso... vc tem algum deles rodando? Ou ainda snort, nessus, etc?
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

zekkerj

Não grita comigo que eu não sou surdo.  :P

Nem inexperiente; estava te dando uma dica, da minha experiência: múltiplos IPs na placa de rede não ativam o modo promíscuo. Você não acredita em mim, teste você mesmo: deixe apenas um IP na placa de rede e reinicie o computador. Quando o programa que você não percebeu que instalou ativar novamente o modo promíscuo, você vai ver novamente essa mensagem.

farinha

Citação de: jlgomessouza online 16 de Julho de 2010, 18:23
Citação de: zekkerj online 16 de Julho de 2010, 17:39
Isso é outro processo, a placa pode perfeitamente ter mais de um IP e não estar em modo promíscuo.

Agora, programas como o ntop, o wireshark e o tcpdump fazem isso... vc tem algum deles rodando? Ou ainda snort, nessus, etc?

Habilitando o IP adicional na eth1, automaticamente a placa entra em modo Promíscuo.

Os programas de monitoramento eu conheço e sei como operam.

A configuração do DCHP3-Serve com mais de um subnet e mais de um IP na eth1 fazem ela entrar modo promíscuo, ok.

A minha pergunta é essa: Gostaria de saber se no modo Promíscuo em que a placa de rede está operando implica em insegurança para a rede.

A resposta está no meu último post...