Boot pára em 'starting up'

Iniciado por sigur, 14 de Julho de 2010, 08:27

tópico anterior - próximo tópico

sigur

Pessoal, bom dia. Tentei de todo modo achar a solução, mas como sou leigo, não sei nem onde checar pelos sintomas.

Uso o Ubuntu 10.04. Kernel 2.6.32-22-generic (apesar de não saber o que significa isso).

Bem, nem sempre, mas na maioria das vezes, quando vou ligar o micro, ele pára nessa mensagem

Boot from (hd0,0) ext 3 [mais um monte de números aqui]
Starting up...

Daí, só clicando no botão reset mesmo pra ligar novamente. Depois ele liga, aparece um monte de mensagem de 'init' que não consigo copiar (não sei se está em algum log) e daí entra normalmente.

Uma dica: será que estou fazendo algo de errado ao tentar usar meus dois monitores como um só? Liguei essas opções no Nvidia settings e salvei no xorg.conf. Mas mesmo recuperando os antigos, não vejo relação com isso, mesmo porque às vezes trava mesmo eu usando só um monitor.

Por favor, se alguém puder me ajudar. Tenho receio de que esse reset estrague minha máquina.

ps: não tenho drive de dvd. Uso apenas usb e não tenho um instalador no pen. Mas isso gostaria que fosse a última opção.

Desde já, agradeço e desculpe pela mensagem longa. Abraços.

slkslk

Por acaso tem o windows instalado em dualboot? De qualquer modo temos que ver mais informação sobre o erro...

Vá à consola e faça

sudo nano /boot/grub/menu.lst

Procure para o final uma linha que diga "end default options" e nessa zona há-de ter conjuntos de 4/5 linhas que são as opções que lhe aparecem no arranque. O primeiro conjunto deve ser o que escolhe por defeito. Verifique se na linha seguinte ao initrd (nesse conjunto) tem uma linha que diga "quiet" ou algo semelhante. Se sim, comente essa linha (ou seja, escreva um # no inicio, à semelhaça de outras no mesmo ficheiro). Isso vai dizer para ignorar essa linha. Depois disso grave com Ctrl+X e reinicie até lhe dar o erro. Este procedimento, se não me falha a memória, vai mostrar no ecrã, ponto a ponto, o que a máquina está a fazer no arranque, nomeadamente o que lhe dá o erro que congela o arranque. Se precisar de ajuda a seguir poste o resultado.

Cumprimentos
"Carpe diem, quam minimum credula postero."
(Aproveite o dia, acredite o mínimo possível no amanhã), Horácio, Odes I,11,8

sigur

Obrigado amigo, estou fazendo o que falou e já retorno.

Ah, não tenho windows aqui. Apenas o ubuntu.

Disco /dev/sda: 750.2 GB, 750156374016 bytes
255 heads, 63 sectors/track, 91201 cylinders
Unidades = cilindros de 16065 * 512 = 8225280 bytes
Sector size (logical/physical): 512 bytes / 512 bytes
I/O size (minimum/optimal): 512 bytes / 512 bytes
Identificador do disco: 0x4fdb4fda

Dispositivo Boot Início Fim Blocos Id Sistema
/dev/sda1   *           1          12       96358+  83  Linux
/dev/sda2              13       91201   732475642+   5  Estendida
/dev/sda5              13         261     2000061   82  Linux swap / Solaris
/dev/sda6             262       91201   730475518+  83  Linux

Bem, fiz oque me disse, comentei o quiet e reiniciei.
Ele passou pelo 'starting up' e apareceram mais mensagens, creio que as mesmas que apareciam quando eu apertava o reset.

Porém, vou fazer o seguinte agora: vou desligar o pc, esperar uns segundos e ligar novamente. Não apenas reiniciar. Vou desligar mesmo. Vamos ver.
Já já retorno. Obrigado.

sigur

Bem, pra não confundir com tantos edits, respondo aqui.
Desliguei o pc e liguei. Foi normalmente. Não parou. Apareceram as mensagens e tudo deu certo. Só não sei se futuramente vai dar o mesmo problema, pois como disse, tem vez que vai bem, tem vez que não.

Tem algo que eu possa colar aqui pra você ler, pra saber se ainda tem algum sintoma de algo?

Só sei que ao aparecer o desktop, dá uma mensagem dizendo que o Xserver não suporta o tamanho. Mas mesmo assim os 2 monitores funcionam.

Obrigado desde já. Valeu mesmo.

ps: só uma dúvida? por que não tenho o sda3 e o sda4? sda1 e sda6 são as mesmas?

slkslk

Não me parece que seja dos monitores (para já). Devem estar mal configurados, mas se fosse daí dava sempre erro e nunca entrava. Faça o seguinte:

$ sudo nano /etc/default/bootlogd

Lá dentro tem as seguintes linhas

Citar# Run bootlogd at startup ?
BOOTLOGD_ENABLE=No

Onde está não , coloque Yes

Depois de dar o erro, quando conseguir entrar vai postar o conteúdo da /var/log/boot onde vai guardar tudo o que acontecer no boot. Para já, active novamente o quiet no menu.lst (retirando o # e colocando como estava).

Cumprimentos

sigur

Pronto, voltei o quiet.
Coloquei o Yes, desliguei e liguei. Entrou normalmente.

na pasta /var/log tem esses files com boo*

-rw-r----- 1 root adm     31 2008-10-29 20:54 boot
-rw-r--r-- 1 root root  1722 2010-06-18 13:22 boot.log
-rw-r--r-- 1 root root 36672 2008-10-29 20:54 bootstrap.log

Eis os conteúdos:

boot
(Nothing has been logged yet.)

boot.log

fsck from util-linux-ng 2.17.2

fsck from util-linux-ng 2.17.2

/dev/sda6 has been mounted 31 times without being checked, check forced.

/dev/sda1: clean, 51/24096 files, 60271/96356 blocks (check after next mount)

usb_id[4378]: unable to access '/devices/pci0000:00/0000:00:1d.2/usb8/8-1'

usb_id[4393]: unable to access '/devices/pci0000:00/0000:00:1d.2/usb8/8-1'

usb_id[4405]: unable to access '/devices/pci0000:00/0000:00:1d.2/usb8/8-1'

usb_id[4416]: unable to access '/devices/pci0000:00/0000:00:1d.2/usb8/8-1'

usb_id[4430]: unable to access '/devices/pci0000:00/0000:00:1d.2/usb8/8-1'

usb_id[4443]: unable to access '/devices/pci0000:00/0000:00:1d.2/usb8/8-1'

usb_id[4456]: unable to access '/devices/pci0000:00/0000:00:1d.2/usb8/8-1'

usb_id[4469]: unable to access '/devices/pci0000:00/0000:00:1d.2/usb8/8-1'

usb_id[4481]: unable to access '/devices/pci0000:00/0000:00:1d.2/usb8/8-1'

usb_id[4496]: unable to access '/devices/pci0000:00/0000:00:1d.2/usb8/8-1'

usb_id[4508]: unable to access '/devices/pci0000:00/0000:00:1d.2/usb8/8-1'

usb_id[4519]: unable to access '/devices/pci0000:00/0000:00:1d.2/usb8/8-1'

User cancelled filesystem checks

/dev/sda6: e2fsck canceled.

usb_id[4533]: unable to access '/devices/pci0000:00/0000:00:1d.2/usb8/8-1'

User cancelled filesystem checks

mountall: fsck / [3789] terminated with status 32

init: ureadahead-other main process (4562) terminated with status 4

* Starting AppArmor profiles        /sbin/apparmor_parser: Unable to replace "/usr/share/gdm/guest-session/Xsession".  Profile doesn't conform to protocol

/sbin/apparmor_parser: Unable to replace "/sbin/dhclient3".  Profile doesn't conform to protocol

bootstrap.log
Este é enorme, se for necessário, colo aqui.

Valeu

slkslk

Para já vejo 2 problemas. Inconsistência no disco e má configuração no ficheiro de configuração dos ecrãs. Não cancele a verificação automática do disco. Pode demorar mas deixe ir até ao fim. O preço a pagar se cancelar sempre a verificação pode ser ter de formatar o disco. Quanto ao ficheiro de video, vou almoçar e já lhe digo como deve fazer.

Até já.

sigur

OK, obrigado. Mas esse cancelamento da verificação, eu não sei como ocorreu.
Será que quando ele pára é porque está verificando e daí quando reseto ele cancela?

Eu nunca pedi pra verificar. não sei ao certo porque disso.

Obrigado e no aguardo.

slkslk

Então provavelmente encontrámos o problema. Então é assim: primeiro, pelo sim pelo não, faça uma cópia de segurança do que tiver de importante no computador. Já me aconteceu isto não correr muito bem, e uma coisa é quando temos a máquina à frente, outra é assim à distância.

Depois arranque com o cd do ubuntu em modo live. Se não tiver cd's pode ser com uma pen com uma distro debian (não sei se as outras dão problema, mas provavelmente também funciona). Arranca em modo live e na consola faz o seguinte comando

sudo e2fsck -f -y -v

Isto vai procurar um conjunto de erros no disco, desde problemas no sistema de arquivos até sectores danificados. Vai tentar automaticamente reparar. Normalmente, no final o disco fica como novo. Não corra este comando com o disco montado. Se o fizer é por sua conta e risco. Por vezes tem mesmo de ser, mas pode corromper o sistema operativo. O melhor método é fazer em modo live.

Boa sorte

sigur

Pois bem. Como não tenho drive de cd/dvd, vou tentar usar o pendrive. Só preciso saber como colocar nele e depois dar o boot por ele.

Bem, vou ver se aprendo um pouco disso.
Por enquanto, creio que tenho coisas suficientes para tentar fazer.
Agradeço sua ajuda imensamente.
Bom dia.

slkslk

Existe uma distro que por acaso não é debian chamada slax. É muito fácil de instalar na pen e quase de certeza que dá. Se não se importar de em último caso formatar a partição, corra o comando normalmente. Ele avisa do risco e aí diz que sim. Já fiz isto umas duas vezes e resultou bem. Mas é um jogo, onde poderão estar os erros...

Cumprimentos

sigur

Pessoal que me ajudou, aqui estou novamente. Desde a última mensagem, meu ubuntu ligou normalmente. Hoje, porém, parou de novo em 'starting up'. Esperei uns minutos e tive que resetar no botão.

Estranho! Acho que vou colocar uma outra distro em outra partição. Será que tem algum problema? Vou particionar o hd, que não está particionado, e dar o boot pelo pen e instalar outra.

Até lá, alguma ideia de algo mais que eu possa fazer?

slkslk

Tente fazer uma pen com boot (por ex. com o slax que tem uns 300Mb ou assim), se a board aceitar o boot da pen. Actualmente quase todas dão, mas se for antiga pode não dar. Veja na BIOS. Depois corra aquele comando. Para mim tem a ver com a verificação do disco. De 30 em 30x ou assim ele faz um "scandisk" automatico, mas se for mal encerrado, por ex. faz logo no boot a seguir. Se estiver para não mostrar os processos a arrancar quando faz boot normal, essa verificação pode ficar "invisivel". Ai parece que congelou,mas na verdade pode estar a fazer qualquer coisa. Espere 1 ou 2 min e verfique se existe actividade no disco. Pode também ser um problema físico no disco ou no sistema de arquivos. Correndo aquele comando vai corrigir isso, evitando futuras complicações. Às vezes é um processo que não arranca e demora bastante até fazer timeout. Experimente quando congela fazer Ctrl+C várias vezes a ver se passa. Se continuar a fazer o arranque a seguir é porque o problema é um processo. Mas tem de começar a excluir alguns problemas para sabermos por onde começar.

Cumprimentos

sigur

OK, estou baixando o slax, demorado, tá lento, mas tá vindo. Vou jogar no pen e tentar.
Depois conto o que houve.
Agradecido.

marcosalvesps

Desculpem-me se falo alguma besteira, mais será que este problema não pode estar ocorrendo por algum problema na hora da instalação? De repente algum arquivo de sistema essencial mal copiado, sei lá! O sistema já funcionou bemanteriormente, ou deu este problema desde a instalação?

Já tentou reinstalar?

Abç.
Marcos Silva - http://www.teorianerd.com.br
Ubuntu 17.10 - 64 bits no Notebook Dell Inspiron 14 5000