input/output error during read on /dev/sda

Iniciado por herculesfilho, 13 de Julho de 2010, 08:08

tópico anterior - próximo tópico

herculesfilho

Olá,

Tenho um desktop com o windows 64bits instalado, sendo que fui tentar instalar o Ubuntu 10.04 de uma imagem ISO. Fiz o procedimento normal e corretamente, e assim o linux foi instalado com sucesso, porém, quando iniciei o linux, na tela de login, quando eu clicava em qualquer parte o sistema travava, sem mais nem menos.

Iniciei o windows, e pelo gerenciador de disco eu formatei a partição onde o linux estava instalado e tentei reinstala-lo mais uma vez.

Nesta segunda tentativa de instalação, a opção de instalar o linux paralelo ao windows não existita mais, então manualmente eu dividi 143 gb para linux (com de unidade lógica marcada, ponto de montagem "/" e o particionador o EXT4) e 1 gb e meio para o Swap (nesse, não marquei opções nenhuma, pois ele automaticamente "apaga" o campo para eu escolher "/home" e marcar a opção lógica). Ao clicar em Ok para instalar, ele mostra nos primeiros % da instalação, a seguinte mensagem:

input/output error during read on /dev/sda
E a instalação deve ser cancelada! :(

Alguém tem ideia de como me ajudar?

OBS.: Já vi em vários tópicos sugerindo que o problema era no HD ou CD mal gravado... Creio que nem um nem outro no meu caso, visto que o windows roda normalmente, e que na minha primeira tentativa de instalação do linux, eu consegui com sucesso instalar, porém ele ficava travando na tela de login. Ao formatar a partição de 145gb onde o linux estava instalado, consigo usa-la normalmente no windows também. Quanto ao CD, ja gravei 2  :o

Desde já agradeço sua força de vontade em terminar de ler este topico!  ;D ;D ;D

slkslk

Eu ouvi qualquer coisa sobre um problema idêntico nalguma versão do ubuntu 10.04, penso que uma das alfa. O procedimento parece-me certo e portanto deve tratar-se desse mesmo bug, à falta de alguém ter outra ideia... Já instalei PC's assim, ainda que com a 32-bits da 10.04 e não tive problemas, logo pode ser um bug que só em determinadas condições é que acontece. Para tirar a limpo se será isso ou não eu faria o seguinte: gastava mais um cd com a versão 9.10 ou com a última do linux mint (por ex.). A forma de instalar é idêntica. Se continuar a dar o mesmo erro, pode até ser um problema físico no disco (se bem que improvável). Se não der, é do 10.04. Com este método tira logo a limpo...

PS: Não se esqueça de apgar as partições que criou para o linux antes de as voltar a criar!

Cumprimentos
"Carpe diem, quam minimum credula postero."
(Aproveite o dia, acredite o mínimo possível no amanhã), Horácio, Odes I,11,8

libonati

Olá herculesfilho. Permita-me uma pergunta infante mas importante: Antes de gravar o ubuntu você disponibilizou a respectiva partição apagando o que havia anteriormente nesta mesma partição?

herculesfilho

slkslk,

É uma excelente idéia, depois que a instalação estiver concluída, eu atualizo via internet (minha conexão é boa) para o 10.04... Acho que primeiramente irei fazer isso que vc sugeriu, caso não dê certo, eu vou fazer algo mais drástico: Pegar o do windows 7, reinstalar, escolhendo a opção de formatar o computador e tentar instalar o linux mais uma vez.

Vou explicar porque vou fazer isso e aproveitar, e responder a pergunta do Libonati:

Antes de fazer minha primeira tentativa de instalação do linux, eu tinha apenas o windows 7 64 bit instalado no meu HD, sem nenhuma partição adicional (Libonati, sem problemas amigo, não foi infante sua pergunta!  ;D, o conteúdo se resumia a videos, fotos, programas free, e apenas um jogo completo... Não uso programas piratas por praticamente todos apresentarem vírus  ;)). Quando separei (particionei) 145 gb para instalar o linux pela primeira vez (essa consegui com sucesso, porém estava travando na tela de login), eu formatei estes 145 gb pelo Gerenciador de disco do windows, como havia dito. E um fato interessante, é que os 145 gb ficaram sendo "vistos" pelo windows como Espaço livre... Uma vez que o windows vê este espaço livre, a unica opção que ele me oferece é de criar uma nova partição com o sistema de arquivo NTFS.

Por outro lado, na outra partição contendo o Windows 7, a opção de Estender Volume encontra-se "apagada" (inacessível), ou seja, eu não posso unir a partição C:\ (contendo windows) com o espaço livre (que antes tinha o linux), preveamente formatado, pois no windows, eu só posso estender o volume da partição C:\ se os 145 gb estivessem na forma Não Alocado, em vez de Espaço Livre.

Em resumo: Não consigo instalar o linux nesses 145gb, nem uni-los novamente a partição C:\ do windows. Mas consigo usar para armazenar arquivos normalmente, só não consigo junta-la com a unidade C:\ novamente.

Compliquei muito? :D

POis bem... Vou tentar as opções que tenho, e a que dê certo, eu posto aqui dizendo o que fiz e o resultado!

Agradeço pela idéia, slkslk!

slkslk

Existem ferramentas para ultrapassar esse problema no windows e no linux. No linux tem por ex. o gparted que lhe permite com grande grau de certeza "juntar" esse espaço vazio à partição NTFS. De qualquer modo, se de facto não há problema, formatar é mais limpinho...  ;)
"Carpe diem, quam minimum credula postero."
(Aproveite o dia, acredite o mínimo possível no amanhã), Horácio, Odes I,11,8

herculesfilho

Amem... Consegui instalar....

Após duas formatações, enfim instalei o Ubuntu 10.04 64 bits... Como fiz?

Bem, como já disse, formatando o PC... Na primeira tentativa, formatei com o CD do windows 7. Depois de concluida a instalação do windows, eu fui tentar instalar o Ubuntu, porém, na tela de identificação das partições e sistemas operacionais, o ubuntu não "via" nenhuma partição em uso, muito menos o windows 7 instalado... o, gravei 3 discos (ubuntu 10.04 64 bits, ubuntu 10.04 e o ubuntu 9.10 se nao me engano)... Enfim, nenhum reconheceu a partição do windows, e o erro input/output error during read on /dev/sda continuou! :(

Formatei uma segunda vez e ai sim... Na tentativa de instalar o Ubuntu 10.04 64 bits, ele reconheceu a partição do windows, no qual eu optei por instalar lado a lado, sendo que o windows ficou com 250 gb e o ubuntu com os outros 250gb... Respondi as perguntas seguintes (nome de usuario, senha, etc) e a instalação fluiu normalmente! Concluindo que o problema não era físico (HD ou gravação de mídia)... Acredito que deve ser algum tipo de incompatibilidade do Windows 7 e Ubuntu... (é um chute).... Portanto...

\o/ VIVA \o/

Na verdade... Não  >:(

Agora voltei a experimentar o problema descrito no começo do tópico: não consigo passar da tela de Login! No Grub, escolho o ubuntu norlmanente, ele da o boot correto. Quando chega na tela de longin, o teclado funciona e o mouse tbm, porém, se eu clicar no nome de usuário (Hercules) tudo trava.... Com um tempo depois (uns 3 minutos) a janela do login desaparece, restando apenas o fundo roxo de login do Ubuntu! E dai preciso resetar o PC.

Neste exato momento, estou criando um tópico na parte de Suporte técnico > Sistema, por ser um local mais dedicado a este tipo de problema. Quem quiser acompanhar, da um pulo por lá!

Valeu e mais uma vez obrigado pela ajuda.