como salvar configuração de rede

Iniciado por Goku1, 11 de Julho de 2010, 21:21

tópico anterior - próximo tópico

Goku1

Toda vez que reinicio o servidor tenho que ficar refazendo as configurações.
As configurações são essas:
eth0: recebo ip e dns automáticos.
eth1: 10.0.0.1
dns : 201.10.120.2
roteamento,: echo 1 > /proc/sys/net/ipv4/ip_forward
NAT: iptables -t nat -A POSTROUTING -o eth0 -j MASQUERADE

Como faço para deixar salvas essas configurções caso o servidor reinicie por falta de energia ou pro outro motivo?  Sou usuário iniciante.

Quem puder ajudar, ficaria muito grato.  Viva o linux.

libonati

Coloque os comandos
no arquivo /etc/rc.local antes do comando exit

zekkerj

CitarToda vez que reinicio o servidor tenho que ficar refazendo as configurações.
Quais os comandos que você executa pra fazer essas configurações?
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

sistematico

Citação de: libonati online 11 de Julho de 2010, 21:58
Coloque os comandos
no arquivo /etc/rc.local antes do comando exit
É, tudo bem, funciona.

Só que todos nós sabemos que o lugar correto é outro.

/etc/network/interfaces
/etc/sysctl.conf
/etc/default/iptables

Certo?
Lucas Saliés Brum
Ubuntu User #27150
http://sistematico.org

zekkerj

Sabemos? Ele ainda não disse que comandos usou...
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

sistematico

Qual a diferença?
Dependendo do comando usado o rc.local se torna o lugar adequado ou não?
bah..
Lucas Saliés Brum
Ubuntu User #27150
http://sistematico.org

libonati

zekkerj e sistemático. Sabemos se estamos sendo enganados e perdendo nosso precioso tempo aqui? então é melhor deixar o interessado explicar.

(Goku1, nada pessoal. É só metodologia de assistência).

zekkerj

Citarentão é melhor deixar o interessado explicar.
Ah, vc foi direto ao ponto onde eu queria chegar.

Quando eu fiz a pergunta ao Goku1, eu tinha uma linha de pensamento. Já que ele não deu informação suficiente, e parece estar fazendo as coisas de uma maneira pouco eficiente, eu estava tentando saber exatamente o que ele fez, pra poder recomendar como fazer da maneira mais eficiente.

Mas na hora em que o sistemático chegou e falou que o autor estava fazendo coisa errada, quebrou minha linha de ação. Agora só resta esperar que o Goku1 lembre que abriu esse tópico, não se assuste com a forma como a gente briga, e nos dê um pouco mais de informação, pra ver se conseguimos ajudá-lo...

Goku1

Desculpe a demora.
As configurações foram feitas da seguinte forma:
Entrei no terminal como su e digitei: ifconfig eth1 10.0.0.1 e cliquei enter.
depois digitei: echo 1 > /proc/sys/net/ipv4/ip_forward e cliquei enter.
e por fim digitei: iptables -t nat -A POSTROUTING -o eth0 -j MASQUERADE
e enter. Pronto funcionou tudo, porém não fica salvo.

Na eth0 está automático.

Obrigado mais uma vez e me perdoem a demora.

zekkerj

OK.

Você pode usar o Gerenciador de Redes para configurar a eth1. Mas sendo um servidor, eu recomendo que deixe as configurações no arquivo "/etc/network/interfaces". A configuração da eth1 provavelmente ficará assim:

auto eth1
iface eth1 inet static
    address 10.0.0.1
    netmask 255.0.0.0
    broadcast 10.255.255.255
    network 10.0.0.0

A configuração do roteamento ("echo 1 > /proc/sys/net/ipv4/ip_forward") você pode fazer no arquivo "/etc/sysctl.conf". Procure pela linha #net.ipv4.ip_forward=1 e retire o "#" do início da linha.

Fica faltando o MASQUERADE; você pode colocar essa linha no arquivo "/etc/rc.local", antes da linha "exit 0".

Todos esses arquivos devem ser editados com direitos de super-usuário, ou você não poderá alterá-los. Avise se não souber como fazer isso.

Goku1

Vou tentar esse fim de semana e posto se consegui.

Obrigado.