Ubuntu 10.4 não carrega de jeito nenhum!

Iniciado por LeandroR, 06 de Julho de 2010, 16:54

tópico anterior - próximo tópico

LeandroR

Pessoal, sou novo no fórum, espero estar postando no lugar correto...

Tenho um notebook Keenex HD2400, com uma ATI X2400,...
Nunca consegui instalar Linux nenhum nele até recentemente descobrir a palavra mágica: clocksource=jiffies.

Bom, com esse comando já instalei o Fedora 13, Ubuntu 9 e Ubuntu 10.4. No Fedora 13 no boot também preciso colocar o comando clocksource=jiffies, no Ubuntu 9 não preciso fazer nada e ele boota normalmente, mas no Ubuntu 10.4 ele simplesmente fica com a tela preta no boot, piscando um cursor no canto superior e não tenho nem opção de incluir clocksource=jiffies, pois pressionando F6 inúmeras vezes não acontece nada.

Ao final da instalação do Ubuntu 10.4, quando aparece uma janela pra reiniciar eu clico nessa janela e várias mensagens de IO Error aparecem até eu pressionar qualquer tecla e o note reiniciar. Já tentei queimar outra mídia do CD, pois achava que a minha estava corrompida, mas o erro persiste. Também já tentei instalar usando as opções noapic,... usando o próprio Menu de instalação... mesmo assim o erro de IO persiste.

Gostaria de saber quais são minhas opções? Será que é outro problema além do clocksource=jiffies que está afetando meu note com Ubuntu 10.4? Ahhh, só pra não esquecer... consigo rodar o Ubuntu 10.4 com LiveCD tranquilamente com o comando clocksource=jiffies, mas bootar... nem pensar!

Obrigado galera!!

Abraços,

LeandroR

Ahh... estava me esquecendo...

Como eu instalo apenas um único sistema, ele não cria o grub. Bom, pelo menos não apareceu pra mim em nenhuma das versões que eu instalei.

Fiz um teste e instalei o ubuntu 9 e depois o 10.4. Assim, ele criou o grub. Na opção de editar do grub eu adicionei o comando clocksource=jiffies na opção do Ubuntu 10.4, e advinhem?? Ele bootou corretamente!! Eee palavrinha mágica.

Minha dúvida continua: O que está acontecendo com meu note no boot do Ubuntu 10.4 single que não chega nem na opção do grub?? Tem como eu forçar a instalação do grub, mesmo instalando apenas uma versao de SO?

Obrigado

clcampos

Caro usuário é vetado pelas Regras de Utilização do Fórum usar textos em caixa alta.

Pedimos que quando quiser dar enfase a um texto (ou parte dele) use negrito, itálico, sublinhado, ou até mude a cor do texto evitando sempre o uso da caixa alta, já que é vetado pelas Regras de Utilização do Fórum, como já disse.

Peço que corrija o texto em caixa alta.

[]'s e obrigado.

Cristiano
Cristiano/Timóteo - MG
.: Como Fazer Perguntas de Forma Inteligente :.                
Com dúvida? pesquise!

LeandroR

clcampos, foi mal! Pensei que isso fosse proibido só no caso do texto todo ser escrito em caixa alta.

Aproveitando, não sabe alguma dica pra me ajudar??

Valeu.

LeandroR

Instalei novamente apenas o Ubuntu 10.4 e acessei o mesmo utilizando um LiveCD pra editar o grub e incluir o clocksource=jiffies, mas não achei nem o arquivo /etc/default/grub, nem o /boot/grub/grub.cfg... isso é sinal de que o grub não foi instalado? Como forço a instalação do grub durante a instalação do Ubuntu 10.4 sem outro SO? Ou como instalo o grub a partir do LiveCD??

Tentei excecutar grub-install como root, mas ele pede uns parametro que eu não sei quais são...

Minha dúvida continua: O que está acontecendo com meu note no boot do Ubuntu 10.4 single que não chega nem na opção do grub?? Tem como eu forçar a instalação do grub, mesmo instalando apenas uma versao de SO?

libonati

O grub só te dá as opções se houver  2 ou mais sistemas operacionais, por isso ele passa pra tela de login direto. Quando você quer ver o menu do boot, ao iniciar  logo que aparece as primeiras frases na tela, aperte simultaneamente e continuamente as teclas Shift + F1 

platao

Ola, so acrescentando ao que o companheiro Libonati reportou, eu nao sei se o parametro vai ficar ativo definitivamente, mas acho que vai ficar ativo por somente uma sessao. Para que ele fique ativo permanentemente vc tera que editar o arquivo dessa forma:

sudo gedit /etc/default/grub

Procure por GRUB_CMDLINE_LINUX_DEFAULT

e deixe essa linha assim;

GRUB_CMDLINE_LINUX_DEFAULT="quiet splash coloque aqui depois do quiet splash os parametros que vc quer entre as aspas"

salve e feche.

sudo update-grub
\\\\\\\\Apostilas Dicas e Guias do Ubuntu\\\\\\\\\> http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,79368.msg440997.html#msg440997

LeandroR

libonati, obrigado! Funcionou! Mas eu tive que remover uma linha com parametro recordfail, além de adicionar o meu parametro clocksource=jiffies. Não sei oque esse recordfail significa, eu simplesmente achei que ele estava a mais e tirei.. rsrs

platao, é isso mesmo, a alteração funcionou apenas para aquele boot. Ontem eu já tinha feito essa alteração que você citou, mas não funcionou, mesmo não tendo gerado nenhum erro no update-grub. Ou seja, toda vez que logo tenho que editar o menu do grub. Só percebi que não usei sudo na frente do comando, será que foi isso? Hoje a noite eu testo novamente.

Galera, valeu mesmo pela ajuda!! Não via a hora de conseguir usar Ubuntu 10.4 no meu note!

Só estou tendo um problema com o Ubuntu 10.4... o Wireless não conecta de jeito nenhum!! Ele instalou normalmente, reconhece as redes, pede a senha da minha rede, não exibe msg de erro, mas não consegue conectar, fica pedindo a senha a cada 1 minuto.

No Ubuntu 9 o wireless funcionou perfeitamente, conectava de primeira e era super rápido!! Acho que vou pesquisar sobre wireless e abrir um tópico específico, se for o caso.

Abraços,