Resolução 800 x 600

Iniciado por jaljunior, 06 de Junho de 2006, 20:04

tópico anterior - próximo tópico

jaljunior

Pessoal, é o seguinte: baixei o Ubuntu 6.06 (Dapper Drake). Dei o boot do CD mesmo, na resolução de 1024 x 768. Aí eu tentei mudar a resolução pra 800 x 600. Só que quando fiz isso, inexplicavelmente a tela ficou preta, e a sessão foi reiniciada, aparecendo aquela tela de login. Mas a resolução continuou a mesma. Então, eu tentei dei o boot alterando a resolução pra 800 x 600, mas quando o sistema iniciou, a resolução era de 1024 x 768. Só consigo inicializar nessa resolução. Alguém sabe como resolver esse problema? Se souber, favor responder. Valeu!

pedroviski

Cara, não posso te ajudar. Mas fiquei curioso para saber o porque de usar uma resolução de 800x600. Por que?

jaljunior

É só porque na resolução de 1024 x 768, a freqüência máxima de atualização de tela do meu monitor é de 60 Hz, enquanto que numa resolução de 800 x 600 a taxa sobe para 85 Hz. E eu às vezes fico com dor de cabeça quando passo muito tempo diante de uma tela com uma freqüência de 60 Hz :oops:. Mas assim, foi mais por curiosidade mesmo, queria saber se alguém já reparou nesse bug, ou então poderá ter sido erro no meu CD (eu rodei direto do CD, não sei se instalando no HD o problema persiste). Mas de qualquer forma, valeu!

pedroviski

Cara, vc precisa de um monitor novo. hehe
Eu também não consigo mudar a resolução via normal aqui em casa. A única disponível é de 1024x768. para mudar para uma resolução menor (maior o meu monitor não suporta, é, eu também preciso mudar de monitor) eu preciso abrir o meu xorg.conf e editar a resolução manualmente.
Mas o seu problema, parece que é mais sério.

jaljunior

Hehe, problema seríssimo :D. Quando eu puder, compro um LCD ou mesmo um CRT com resolução máxima melhor. Mas me diz uma coisa. Eu tava pensando em instalar no HD, rodei do CD pra testar, mas depois que vi esse bug fiquei meio desanimado :(. Me responde só isso: se eu editar manualmente a resolução no xorg.conf dá pra rodar a 800 x 600 e 85 Hz? Se der, eu instalo, porque tirando esse pequeno problema eu não vi nenhum outro, e o Dapper Drake tá dando de pau nas outras distribuições, tanto em velocidade como em funcionalidade, muito bom mesmo.

galactus

Citação de: "jaljunior"Hehe, problema seríssimo :D. Quando eu puder, compro um LCD ou mesmo um CRT com resolução máxima melhor. Mas me diz uma coisa. Eu tava pensando em instalar no HD, rodei do CD pra testar, mas depois que vi esse bug fiquei meio desanimado :(. Me responde só isso: se eu editar manualmente a resolução no xorg.conf dá pra rodar a 800 x 600 e 85 Hz? Se der, eu instalo, porque tirando esse pequeno problema eu não vi nenhum outro, e o Dapper Drake tá dando de pau nas outras distribuições, tanto em velocidade como em funcionalidade, muito bom mesmo.

Já tentou usar o dpkg-reconfigure xserver-xorg?

Tenha em mãos os dados técnicos do seu monitor. Resolução máxima (ou ideal) e taxas de atualização.

Você vai até o terminal e faz:

sudo dpkg-reconfigure xserver-xorg

Aí você poderá selecionar outras resoluções para o seu PC com a correta atualização.

Tenta com isso, se ainda sim não funcionar pode tentar alterar manualmente o xorg.conf.
BigLinux no Notebook  / Várias Distros Virtualizadas no PC.

RenatoX

aqui no meu o problema foi ao contrário , ele soh ficava em 640x480 , ai li várias coisas pra saber oke era , qdo eu li um que falava pra eu adicionar no xorg.conf os Hrz do meu monitor e foi isso que eu fiz vc pode tentar ai

http://ubuntuforum-pt.org/index.php?topic=4385&start=0&postdays=0&postorder=asc&highlight=

link da onde eu postei explicando em outro topico oque eu fiz

jaljunior

Primeiramente, desculpa a demora pra responder. Finalmente consegui ajustar a resolução pra 800 x 600. Utilizei a alternativa proposta pelo galactus, deu certo. Valeu aí, cara! Aproveitei e instalei de vez o Dapper Drake no meu HD, Quanto à alternativa proposta pelo RenatoX, eu não tentei, afinal, já tinha conseguido o que eu queria :D. Mas valeu aí por tentar ajudar. Até mais!