Instalação do Ubuntu 6.06 /6.10

Iniciado por RC2006, 06 de Junho de 2006, 14:10

tópico anterior - próximo tópico

Phillipe

Olá pessoal.

Eu, na tentativa de instalar, fiquei com o sistema de partições assim:

Mas quando dei o avançar. Deu esta mensagem de erro.

Alguma solução em vista?
AMD Sempron, 1800 MHz (9 x 200) 3000+
Asus K8V-X SE  (4 PCI, 1 AGP, 2 DDR DIMM, Audio, LAN)
1024 MB  (PC2700 DDR SDRAM)
NVIDIA GeForce FX 5200 (128 MB)
HD's
Maxtor 6L200R0  (200 GB, 7200 RPM, Ultra-ATA/133)
SAMSUNG SP0822N  (80 GB, 7200 RPM, Ultra-ATA/133)
DVD
HL-DT-ST DVDRAM GSA-4167B

Phillipe

Por favor pessoal. Na última tela ali eu dei um voltar e cancelar a instalação. O que eu formatei e instalei (hda3) era o ext3, tudo certo...
Mas agora, quando fui reiniciar o pc deu erro de Grub "erro 15" e não apareceu a opção para entrar no windows mais.
Dêem uma olhada na minha situação como estava no tópico:

http://ubuntuforum-pt.org/index.php?topic=7834.0

Conto com a colaboração de vocês.
HD's
DVD

quikprt

Citação de: Phillipe online 07 de Julho de 2006, 15:53
Por favor pessoal. Na última tela ali eu dei um voltar e cancelar a instalação. O que eu formatei e instalei (hda3) era o ext3, tudo certo...
Mas agora, quando fui reiniciar o pc deu erro de Grub "erro 15" e não apareceu a opção para entrar no windows mais.

esse erro ai dizem q o fixboot do xp resolve

eu jah tentei, ele pioro mais ainda a situacao jah q depois mesmo isntalando o grub n entrava mais no windows

se tivesse na tua situacao instalaria o ubuntu de novo soh pra ele arruma o grub e usaria o xp normalmente ateh uma nova formatacao do xp

Phillipe

Citação de: quikprt online 07 de Julho de 2006, 19:59

eu jah tentei, ele pioro mais ainda a situacao jah q depois mesmo isntalando o grub n entrava mais no windows

se tivesse na tua situacao instalaria o ubuntu de novo soh pra ele arruma o grub e usaria o xp normalmente ateh uma nova formatacao do xp
Mas você sabe se as partições ali estão comfiguradas certo? Porque ali ficou tudo primário...
HD's
DVD

quikprt

Citação de: Phillipe online 07 de Julho de 2006, 20:17
Citação de: quikprt online 07 de Julho de 2006, 19:59

Mas você sabe se as partições ali estão comfiguradas certo? Porque ali ficou tudo primário...

olha...
eu te respondi a 1 vez pelo xp e agora to no dapper pq tava com duvida na instalacao grafica

pelo q eu vi ali ta certinho

-------------------------------------------

eu tava com o xp e com o ubuntu 5.04

formatei a particao do linux e n podia mais entra pq dava o erro no grub q vc falou

ai instalei o dapper e voltou o menu pra escolha de sistema operacional

RC2006

Ficou muito confusa a partição dos seus discos!
Eu deixaria uma primária apenas por HD e o resto secundária.
O windows ficaria na primária e as outras partições linux incluindo FAT32 poderiam ser não primárias.
Pelo que vi, vc criou TODAS as partições primárias incluindo a swap!
HP All-in-one 4GB HD760 - windows7 home premium - Netbook Asus 1005PEB - Windows 7 - Ubuntu 11.04
Macbook branco 13.3" 2gb 160HD - Mac OS X 10.6 - Tablet Asus Eee Pad Transformer com dock - Android 3.2

Phillipe

Citação de: RC2006 online 07 de Julho de 2006, 22:09
Ficou muito confusa a partição dos seus discos!
Eu deixaria uma primária apenas por HD e o resto secundária.
O windows ficaria na primária e as outras partições linux incluindo FAT32 poderiam ser não primárias.
Pelo que vi, vc criou TODAS as partições primárias incluindo a swap!

Eu não entendo muito para que serve primária ou secundárias... Em todo caso, como faço para mudar isso para o que você disse?
HD's
DVD

RC2006

Você deveria ler com bastante cuidado a mensagem inicial deste tópico .
Note pela foto que todas as particões linux são lógicas (lógical). Isso é feito na ocasião da divisão do HD.
No caso vc deveria exclui-la e posteriormente cria-la deixando só a do windows e a primeira do 2o. HD primárias.
Agindo deste modo poderá preservar o windows (não mexendo em sua partição), mas as outras ficam comprometidas devendo ser re-instaladas.
Pesquise mais no fórum e na internet antes de fazer a instalação.
Tem programas para isto em Linux e no Windows.

Revendo seu caso, o erro relatado está na partição Fat32, nada que comprometa a partição onde o windows e linux estão instalados ou pretende se instalar. Mas, com o Ubuntu já instalado, evite modificações tipo re-dimensionar ou mudar partição Fat32 para Ext3 ou vice-versa.
É possivel reformatar a partição defeituosa sem maiores problemas para o Grub, desde que mantenha o mesmo dimensionamento e o mesmo tipo de formatação.

HP All-in-one 4GB HD760 - windows7 home premium - Netbook Asus 1005PEB - Windows 7 - Ubuntu 11.04
Macbook branco 13.3" 2gb 160HD - Mac OS X 10.6 - Tablet Asus Eee Pad Transformer com dock - Android 3.2

Phillipe

Citação de: RC2006 online 07 de Julho de 2006, 22:39
Você deveria ler com bastante cuidado a mensagem inicial deste tópico .
Note pela foto que todas as particões linux são lógicas (lógical). Isso é feito na ocasião da divisão do HD.
No caso vc deveria exclui-la e posteriormente cria-la deixando só a do windows e a primeira do 2o. HD primárias.
Agindo deste modo poderá preservar o windows (não mexendo em sua partição), mas as outras ficam comprometidas devendo ser re-instaladas.
Pesquise mais no fórum e na internet antes de fazer a instalação.
Tem programas para isto em Linux e no Windows.

Certo cara. Valeu pela dica. Eu ignorei o erro e tentei instalar de volta e consegui! Acho que era algo como erro na leitura dos clausters do hd de 80. Acho que não tive problemas, pelo menos o windows está funcionando de maneira correta. Agora estou a atualizar os programas e tentar configurar melhor o Ubuntu.  :)
HD's
DVD

RC2006

Legal.
Ainda bem que o erro do HD foi numa partição não utilizável para instalação do Ubuntu.
Quanto ao Windows, fica mais fácil recupera-lo, mesmo modificando outras partes do HD, simplesmente porque ele ignora as partições do linux.

Phillipe

Citação de: RC2006 online 08 de Julho de 2006, 10:39
Legal.
Ainda bem que o erro do HD foi numa partição não utilizável para instalação do Ubuntu.
Quanto ao Windows, fica mais fácil recupera-lo, mesmo modificando outras partes do HD, simplesmente porque ele ignora as partições do linux.
Pois é. Mas agora eu acho que vou instalar a versão 32 bit, pois tão comentando mal da 64 e vi que ta meio difícil de mexer com ela.
HD's
DVD

ricardorrm

Citação de: RC2006 online 17 de Junho de 2006, 18:44
1.Pode sim. Quanto a /home, use nome de usuário diferente para cada distro.Lembro que, enquanto a swap
pode ser formatada a cada instalação de uma nova distro, a /home , não...

Caso você crie o usuário com o mesmo nome, basta verificar se o UID dele é o mesmo nas outras distros. Caso contrário, poderá ter problemas ao acessar a pasta.

3.Eu pessoalmente prefiro o EXT3.

O EXT3 é realmente essencial para o diretório home caso utilize mais de uma distro. O Fedora, por exemplo, não funciona bem com o REISERFS, apesar de reconhecê-lo. Explico: o tempo de montagem do REISER é maior do que o EXT3, podendo ocorrer da partição home formatada em REISER ficar sem montar durante o boot. Aí, entra a gambiarra: adicionar uma linha no rc.local para montar a partição. Argh!

4.Para o windows xp, a recomendada seria ntfs, mas a fat32 também funciona e é mais amigavel para quem
usa também o linux no mesmo micro.

A NTFS é boa caso você utilize muito o XP para acessar internet e etc. e tal. Mas para transferir arquivos do Linux para o XP é ruim, devido ao fato do suporte a NTFS não funcionar plenamente ainda. Deixa no FAT32 mesmo, caso já esteja configurado assim.
Nossa Senhora Rosa Mística
Rogai por nós

TopsMan

Olá pessoal,

Sou novo nesse ramo de linux, já fiz alguns testes ha muito tempo, deixei as coisas de lado mas agora quero me dedicar mais e aprender pra depois poder ajudar aqui tbem.

Queria tirar uma dúvida:

Tenho um HD SATA de 80 GB q atualmente está particionado assim .. particionei com a instalacao do XP mesmo:

C: Formato: NTFS - 20 Gb - Tá instalado o XP
D: Formato: NTFS - 45 Gb - Tem dados q eu preciso
E: Formato: NTFS - 10 GB - n tem nada
F: Formato: NTFS - 5 GB - n tem nada

pelo q entendi seria assim: (me ajudem ai...)

C: = Hda1
D: = Hda2
E: = Hda3
F: = Hda4

certo ???

queria instalar o ubuntu nas particoes livres = E e F .

Perguntas:

1 - Seria melhor durante a instalacao, mandar o programa deleta-las (E e F) e usar o espaço correspondente para entao particionar para o linux ?

2 - O micro tem 1 gb de memória, qual seria o tamanho da partição swap ???

3 - O sistema instala automaticamente aquele "menuzim" de boot pra eu poder escolher se quero usar o XP ou o Linux  ???

Agradeceria muito toda ajuda q receber !

Abraços.

RC2006

A primeira coisa a fazer seria converter as partições destinadas ao linux de ntfs para ext3 (ou outra partição linux).
A menor poderia ser para o sistema propriamente dito (/) e a segunda como /home.
No seu caso , uma partição swap com 256 ou 500MB já seria o suficiente.
É recomendável, caso queira uma  partição de dados  comum ao windows e linux, formata-las em Fat32.

C: Formato: NTFS - 20 Gb - Tá instalado o XP (primária)
D: Formato: NTFS - 45 Gb - Tem dados q eu preciso
Formato Ext3 - 10gb - /home (linux)
Formato Ext3 - 4.5GB - / (sistema)
Formato swap 500MB

Os formatos linux não aparecem visto pelo windows. Só a partição windows deve ser primaria, as outras podem ser tanto primárias ou lógicas.

hugleo

Tentei instalar o ubuntu, mas simplesmente não continuava depois que detectava o teclado

1.Escolha do idioma
2.Fuso horário
3.Layout de teclado - Até esse passo chega
Seleciono avançar do passo 3 e simplesmente continua lá, sem seguir para o próximo passo. Esperei meia hora e mesmo assim não sai daí.

Não executa os próximos passos
4.Quem é você? - ponha seu nome completo, nome de login e senha.
5.Selecione um disco (se tiver mais de um).