rede entre windows e ubuntu 10.4

Iniciado por Presley, 28 de Junho de 2010, 19:56

tópico anterior - próximo tópico

Presley

ola! pessoal sou novo por aqui, mas tenho um ploblema. tenho internet num pc com win xp intalado e ubuntu 10.4 no meu note e quero acessar internet através da rede entre esses dois computadores. como faço?
aguardo respoastas.

Tota

Ola,

Titulo=> rede entre windows e ubuntu

Texto da mensagem=> Internet com as duas máquinas

Decida qual das duas soluções voce quer, pois são coisas diferentes.

Aproveite e poste o que já pesquisou sobre o assunto pretendido para também ajudar ao forum

[]'s

zekkerj

Em defesa do Presley: internet também é rede.  ;D

Presley, qual o tipo de conexão internet que vc usa? Algumas são fáceis de compartilhar, outras são quase impossíveis, e algumas simplesmente não valem a pena...
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

Tota

ok,ok, ambas são rede, internet e intranet.

mas uma usa Samba, outra não. Cada uma configurada de uma forma em arquivos diferentes

Além do fato de não ser citado absolutamente nenhuma informação relevante:

Veja aqui, Presley:

para Internet:

placas de rede com/ sem fio
tipo de conexão
usa/não usa roteador

para Intranet:

placas de rede com/ sem fio
usa/não usa switch
Samba instalado

Para ambas, o que fez e o que pesquisou para resolver o problema, pois assumimos que se postou na sessão de suporte, tem conhecimento do sistema.

Se o autor do topico não tem conhecimento algum, existe a sessão iniciantes para postar. ( não se chateie não, não é "bronca", é apenas uma questão de organização do forum )

AslamxD

No meu caso trabalho em uma faculdade onde os computadores das salas de aula a conexão é via wireless, os computadores da rede são windows mas os das salas são Ubuntu, a rede sem fio aparece na barra porém as vezes ela desaparece e só aparece a com fio as vezes quando reinicio o pc ela volta, mas as vezes não, e tem uma maquina que o link wireless nem aparece mais na barra.

Usamos roteador e switch e o samba esta sim instalado.

Aguardo resposta.

PS.: sou novo com Linux totalmente iniciante e não sou programador nem técnico =/  apenas conheço um pouco mais do que o básico em redes.

Tota

Ola AslamxD

pegar "carona" em tópicos ja abertos não é muito legal, mas como este já estava morto, tudo bem, sem problemas.

Citação de: AslamxD online 30 de Junho de 2010, 21:06
No meu caso trabalho em uma faculdade onde os computadores das salas de aula a conexão é via wireless, os computadores da rede são windows mas os das salas são Ubuntu,...

Até aqui eu entendi tudo, mas depois não entendi absolutamente nada.

a rede sem fio aparece na barra porém as vezes ela desaparece e só aparece a com fio as vezes quando reinicio o pc ela volta, mas as vezes não, e tem uma maquina que o link wireless nem aparece mais na barra.

No Windows ou no Ubuntu?

Qual versão do Ubuntu?

Se a conexão é via wireless, o que tem a ver a conexâo com fio?

Citação de: AslamxD online 30 de Junho de 2010, 21:06... a rede sem fio aparece na barra porém as vezes ela desaparece e só aparece a com fio as vezes quando reinicio o pc ela volta, mas as vezes não...

Quando reinicia e aparece a rede com fio? Quem volta, com ou sem fio?

.....
Usamos roteador e switch e o samba esta sim instalado.

Como está o sinal do roteador na sala das maquinas com o Ubuntu? Como testou a qualidade do sinal?

Tem como explicar com mais detalhes? Por ex, quem é quem na rede, é só sem fio, mista, quais as placas de rede com e sem fio das máquinas, etc.

[]'s

Petrov

To achando que o problema não é hardware... mas o ubuntu 10.04, já tentou colocar o 9.10?
Tenta com o 9.10 e ve se fica lento...

zekkerj

Essa resposta foi pro problema do Presley ou pro do AslamxD?
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

Presley

depois de uma semana sem meer na net estou devolta, tive uma semanda puxada na rua.

o caso é o seguinte: minha conexão é wireless, no meu pc tenho win xp e ubuntu 10.4, nele tanto um quanto outro rodam a net legal, mas instalei em meu note win 2003 server e ubuntu 10.4, mas o ubuntu não navega, uso um cabo crosover entre as duas máquinas.
como perguntaram sou técnico com conhecimento em redes windows mas de linux não sei nada.
no meu pc tenho um placa de rede wileless e outra via cabo, na via cabo uso para compartilhar conexão de rede e net entre os dois computadores. configurei o ubuntu para rede através do rerenciador de rede o ubuntu, aparece na barra de tarefas do windows e do ubuntu que a conexão está estabelecida, mas nem consigo fazer elas se enxergarem na rede muito menos o note navega na net com o ubuntu via cabo, se coloco conexão wireless no note ele vai, mas via cabo não.

aguardo retorno

zekkerj

Se eu entendi direito, você recebe sua conexão internet via wireless ou rádio, correto? É por isso que você não consegue pegar essa conexão diretamente no note via wireless?

Pq sempre é mais fácil usar um roteador recebendo a internet e redistribuindo via wireless. Mais tarde a gente pode tentar discutir como fazer isso.

Poste a saída dos comandos abaixo pra gente entender o hardware do seu note.

sudo lshw -C network

ifconfig eth0

route -n

Presley

não uso roteador em casa, apenas os dois computadores, mas provavelmente a conexão de rádio que eu pego tem um roteador.

digitei os comandos que pediu e os resultados foram:

presley@presley-laptop:~$ sudo lshw -C network
[sudo] password for presley:
  *-network:0             
       description: Wireless interface
       product: PRO/Wireless 2915ABG [Calexico2] Network Connection
       vendor: Intel Corporation
       physical id: 1
       bus info: pci@0000:01:01.0
       logical name: eth1
       version: 05
       serial: 00:12:f0:a4:11:33
       width: 32 bits
       clock: 33MHz
       capabilities: pm bus_master cap_list ethernet physical wireless
       configuration: broadcast=yes driver=ipw2200 driverversion=1.2.2kmprq firmware=ABG:9.0.5.27 (Dec 12 2007) latency=64 link=no maxlatency=24 mingnt=3 multicast=yes wireless=unassociated
       resources: irq:18 memory:fbffe000-fbffefff
  *-network:1
       description: Ethernet interface
       product: RTL-8139/8139C/8139C+
       vendor: Realtek Semiconductor Co., Ltd.
       physical id: 7
       bus info: pci@0000:01:07.0
       logical name: eth0
       version: 10
       serial: 00:14:2a:bc:67:27
size: 100MB/s
       capacity: 100MB/s
       width: 32 bits
       clock: 33MHz
       capabilities: pm bus_master cap_list ethernet physical tp mii 10bt 10bt-fd 100bt 100bt-fd autonegotiation
       configuration: autonegotiation=on broadcast=yes driver=8139too driverversion=0.9.28 duplex=full ip=192.168.0.3 latency=64 link=yes maxlatency=64 mingnt=32 multicast=yes port=MII speed=100MB/s
       resources: irq:17 ioport:e800(size=256) memory:fbffdc00-fbffdcff
presley@presley-laptop:~$ ifconfig eth0
eth0      Link encap:Ethernet  Endereço de HW 00:14:2a:bc:67:27 
          inet end.: 192.168.0.3  Bcast:192.168.0.255  Masc:255.255.255.0
          endereço inet6: fe80::214:2aff:febc:6727/64 Escopo:Link
          UP BROADCAST RUNNING MULTICAST  MTU:1500  Métrica:1
          pacotes RX:17 erros:0 descartados:0 excesso:0 quadro:0
          Pacotes TX:25 erros:0 descartados:0 excesso:0 portadora:0
          colisões:0 txqueuelen:1000
          RX bytes:2238 (2.2 KB) TX bytes:3996 (3.9 KB)
          IRQ:17 Endereço de E/S:0xe800

presley@presley-laptop:~$ route -n
Tabela de Roteamento IP do Kernel
Destino         Roteador        MáscaraGen.    Opções Métrica Ref   Uso Iface
192.168.0.0     0.0.0.0         255.255.255.0   U     1      0        0 eth0
169.254.0.0     0.0.0.0         255.255.0.0     U     1000   0        0 eth0
presley@presley-laptop:~$

zekkerj

A configuração parece normal, mas tá faltando a rota default... vc definiu o gateway dessa conexão? Tem que usar o endereço do desktop como gateway.

Presley

a configuração que fiz foi a seguinte:
ip do pc winxp 192.168.0.1
masca de rede 255.255.255.0
gateway 192.168.3.1 que é o ip de onde puxo a conecxão

no note :
método: manual
end: 192.168.0.3
mascara: 255.255.255.0
gateway: 192.168.0.1
em servidores dns não fiz nada

em outra tentativa retirei o o ip do gateway e coloquei em servidores de dns, so para testar, mas também não deu em nada.

zekkerj

Os DNS podem ser os mesmos que vc usa no PC, ou ainda estes:
208.67.222.222
8.8.8.8

A rota default é criada quando você configura o Gateway. Sem ela, vc não navega na internet.

Vc pode criá-la manualmente, com o comando abaixo:

sudo route add -net default gw 192.168.0.1

Mas vc precisará repetir o comando sempre que reconectar.

Presley

digitei o comando que sugeriu e o resultado foi
command not found
agora toda vez que plugo o cabo de rede no note a internet do pc para