Gerenciamento de Partições

Iniciado por bruno_moita, 26 de Junho de 2010, 10:54

tópico anterior - próximo tópico

bruno_moita

Bom dia galera,

Vou migrar o meu Note para o Ubuntu 10.04, estou atualmente com o RuWindows. Quero saber qual o melhor aplicativo para eu ou converter um HD de Ntfs para Ext4, ou se há algum aplicativo que funcione como o Partition Magic para Linux.

O Gparted até hoje não consegui rodar ele em Ubuntu.

Tenho 2 partições em um HD de 320, uma para sistema e outra para backup. Quero fazer no Linux uma partição / e uma /home, a /home receberia meu backups que ficarão em uma partição temporária, e depois queria juntar essa partição temporária a partição /home. Ficando só com o / e o /home.

Alguém pode me elucidar na melhor maneira de fazer isso?

NPC

Desculpa, mas não existe nada melhor (de graça) do que o gparted.
Se no ubuntu deu problema, então grave a versão livecd dele.
Googling since 1999.

bruno_moita

O problema do gparted é que não inicializa no Gnome por falta de permissões de root.
Pelo menos até o 9.10 acontecia isso.

platao

Ola tente, no terminal gksu gparted se nao estiver instalado sudo apt-get install gparted
\\\\\\\\Apostilas Dicas e Guias do Ubuntu\\\\\\\\\> http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,79368.msg440997.html#msg440997

ricksouto

Ruwindows... Essa é clássica, falamos que é ruim mas as vezes precisamos muito dele hehehehe

Eu estou usando o Ubuntu netbook remix 10.04, aqui eu instalei o Gparted pelo gerenciador de pacotes, está 100%.

Porém eu acho melhor fazer um backup e reparticionar o hd, fica bem melhor do que ficar fazendo mudança no sistema de arquivos.

Você não cogitou em manter o sistema Ntfs? Quando eu usava dual boot, o Linux lia e gravava no Ntfs sem problema algum.

Tota

Citação de: bruno_moita online 26 de Junho de 2010, 10:54
    Tenho 2 partições em um HD de 320, uma para sistema e outra para backup. Quero fazer no Linux uma partição / e uma /home, a /home receberia meu backups que ficarão em uma partição temporária, e depois queria juntar essa partição temporária a partição /home. Ficando só com o / e o /home.

Às vezes, "tirar leite de pedra" pode não surtir o efeito desejado.

Converter partições pode resultar em desastres, mover partições idem, juntar partições idem.

Tudo bem ter um hd de 320 e duas partições nele, mas, tem espaço não particionado? A partição de back up é menor que a partição de dados? A partição de back up cabe dentro da partição de dados com o sistema instalado?

Se sim a estas perguntas dá para fazer sem risco, caso contrario é melhor passar os dados para uma midia externa e depois fazer o que pretende, pois por um errinho bobo podes perder tudo.

Como você cita:

Citação de: bruno_moita online 26 de Junho de 2010, 10:54
    O Gparted até hoje não consegui rodar ele em Ubuntu.

É melhor ficar com o Ubuntu em modo live cd e treinar o uso do gparted ( gerenciador de partições ) num pendrive ou outra midia removivel até entender bem o uso do pacote, pois depois de instalado o GNU/Linux é com estas ferramentas que você vai ter que conviver, seja o gparted, qtparted, fdisk, cfdisk, etc.

Imagine ter duas partições, instalar o Ubuntu na primeira e não saber como fazer com a segunda, pois aí só com ferramentas Linux é que você vai ter que trabalhar.

[]'s

bruno_moita

Em relação ao uso do Gparted, eu sei usar ele, quando ele roda. O que geralmente ocorre é que ele fica em uma tela, do tipo de tela carregando aplicativo, e não chega a rodar o aplicativo.

Concordo que já passou a hora de ter um HD externo para o volume de dados que tenho e que ao editar partições que abrigam meus dados, estou correndo risco de perda parcial ou total de dados, mas sem risco algum, se opera muito pouco.

Minha maior dúvida sobre o Gparted, já foi sanada com a primeira dica, para usar o Gparted Live. Não sabia que o Gparted possuía um Live CD, baixei ele apenas usei para me familiarizar, é um aplicativo muito bom, mas não converte de Ntfs para ext3 ou 4.

Já decidi que com esse Live CD do Gparted posso traçar um plano de ação que vai trazer um risco menor e mais calculado, mas (espero eu) que funcione.

bruno_moita

E finalizando.

Desde o XP o Rwuindos não merecia mais o apelido, mas aí os caras fazem, lançam, vendem o Vista e ainda falam que é bom ... rs

O 7 tá ótimo, estável, mas o nome Rwuindos é divertido, É um desperdício chamar só de Windows com um apelido tão criativo. rs

Em resumo, pra tirar minhas LPI's, precisos respirar Linux 24 horas por dia. E nada melhor do o brute forçe pra que isso aconteça.