BOOT linux e Windows

Iniciado por ewerttonbd2, 24 de Junho de 2010, 18:30

tópico anterior - próximo tópico

ewerttonbd2

OI galera.. me ajuda ai..

Sou novato no linux... e continuo a usar o windows em minha maquina mais para jogos mesmo .Nos ultimos dias meu windows estava muito ruim.Precisei formatar o a partiçao dele. Agora na hora de iniciar o PC nao aparece a opçao de escolher qual sistema operacional, como faço para voltar???

clcampos

/Acerte seu título por favor, e se pesquisar (sobre recuperar grub) aqui no fórum tem farto material sobre isso.

Movido para Sistema.
Cristiano/Timóteo - MG
.: Como Fazer Perguntas de Forma Inteligente :.                
Com dúvida? pesquise!

ReLiver

Hehehe... Realmente dar uma pesquisada antes é maneiro. Você resolve seu problema em muito menos tempo e não polui o fórum! =D
...
Mas enfim, o que acontece é o seguinte: Ao instalar o Windows, ele poem o bootloader ("carregador") dele na MBR ("inicialização") do HD.
O Linux, sendo sempre um sistema livre e sem preconceitos, quando instalado APÓS o Windows, remove esse bootloader, instala o seu próprio (chamado de GRUB) e verifica quais sistemas possui no HD. Então cria um menu com, por exemplo, Ubuntu e Windows para incializar.

Agora vem a história triste e chata da ditadura Micro$oft. Caso precise reinstalar o Windows, ele também vai tirar o bootloader do Linux, sem ao menos perguntar se pode... Afinal, você tem um software ditador. Hehe. E o pior de tudo, ele não vai verificar que tem outros sistemas operacionais e criar um menu na inicialização. Simplismente puft. Sai o GRUB e não tem como iniciar o Ubuntu. A ditadura Windows se mantém no HD.

Para resolver esse problema, você precisarecuperar/reinstalar o GRUB no seu HD.
Não é difícil fazer isso, basta ter bastante atenção. Nesse ótimo tópico, possui diversas formas de fazê-lo: http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,14614.0.html

É isso... Boa sorte! Ah, e uma dica: Verifique bem a partição que irá instalar o GRUB. As vezes por errar o nome da partição (sda1, sda2 ou hd1, hd2), não funciona a instalação. Esse é um erro muito comum para instaladores de GRUB de primeira viagem. Rs.
...
Abraços.
Herrar é umano... Saber escrever é divino!