Como instalar atualizações do Ubuntu sem precisar baixa-las

Iniciado por Wii, 19 de Junho de 2010, 16:11

tópico anterior - próximo tópico

Wii

Instalando Atualizações no Ubuntu sem precisar baixa-las

Sistema Operacional Utilizado: Linux, Ubuntu 10.04

Siglas:
"PC" = Computador, máquina.
"Obs.:" = Observação.
"Ex.:" = Exemplo.

Este é um procedimento simples e rápido para atualizar o Ubuntu sem a internet, seja ele de qualquer versão.

Digamos que você já tenha o Ubuntu 10.04 instalado em um PC e tenha feito todas as atualizações (Ex.: codecs, plugins, programas, repositórios) deixando-o atualizado.

Agora se por algum motivo você necessita reinstala-lo, ou quer dispoinibilizar a outro PC ou ainda a um amigo que tenha a mesma versão do Ubuntu, basta seguir os seguintes processos abaixo:

Obs.: Lembrando que isso só funciona se as versões forem idênticas, ou seja,
se você tem instalado a versão do Ubuntu 10.04, essas atualizações só funcionaram para a mesma versão 10.04.

NOTA: Quando o Ubuntu faz o Download das atualizações, as mesmas são direcionadas para uma pasta específica chamada "archives", dentro do Sistema de Arquivos do Ubuntu.
Sendo assim, só precisamos ir até esta pasta e copia-la para um Pen Drive ou se desejar, copie para outro local, certificando que o espaço de destino seja suficiente para armazenar todo o conteúdo da pasta copiada.

Abaixo segue como ir até a pasta:

1 - Então click no menu "Locais" que fica no Painel (barra de tarefas) do Ubuntu, depois em "Meu Computador" e em "Sistema de Arquivos".

1.1 - Vá abrindo as pastas nesta sequência:

/var/cache/apt/archives

1.2 - Se quiser optar por uma forma mais rápida para chegar até a pasta "archives", digite no terminal:

>$ nautilus /var/cache/apt/archives

Obs.: não digite no terminal os símbolos ">$", digite apenas, nautilus /var/cache/apt/archives
Isso abrirá diretamente a pasta.

2 - Quando abrir a pasta, "archives", copie todos os arquivos que estiverem dentro desta pasta, inclusive a pasta "partial"(nela ficam os arquivos que ainda não foram baixados totalmente).

2.1 - Crie uma pasta dentro do Pen Drive e cole os arquivos copiados.

2.1.1 - Provavelmente irá dar um erro ao copiar um arquivo chamado "Lock", que é apenas uma variável do sistema para o controle de atualizações. Nesse caso, clique no botão "pular".

2.2 - Após isso, está tudo pronto.

Obs.: Agora que todo o conteúdo da pasta "archives" está salva, você já pode transferir para outro PC com a mesma versão do Ubuntu instalada.

3 - Para Transferir, você terá que entrar como administrador, para isso faça o seguinte:

3.1 - Abra o terminal e digite:

>$ sudo nautilus /var/cache/apt/archives

3.2 - Nessa janela que abriu, faça a combinação de teclas CTRL+T, para abrir uma nova aba.
3.2.1 - Na nova aba, navegue até seu pendrive, copie o conteúdo da pasta que você criou.
3.2.2 - Depois selecione a outra aba, onde está a pasta "archives" aberta, e cole tudo ali dentro.
3.2.3 - Se questionado quanto a substituições de arquivos ou da pasta "partial" clique em "sim" e pronto.

4 - Depois de ter os novos dados instalados no PC, abra o Gerenciador de atualizações (Sistema → Administração → Gerenciador de atualizações).
4.1 - Clique em "Verificar".
4.2 - Veja que, se houver algum download a ser feito, deve ser de poucos pacotes, pois aqueles disponibilizados anteriormente já estão armazenados no PC.

5 - E, faça bom uso do Sistema Operacional atualizado.

Wii Bozello
Estamos na nuvem, vamos nos ajudar!

irtigor

Citação de: aniquilator online 22 de Junho de 2010, 11:11
Ja ouviu falar no APTonCd?
Do jeito que está eu não vi muita utilidade, mas é uma ótima ideia usar o cache do apt como um "mirror" em rede. É uma opção muito inteligente para economizar banda.

Wii

Ok!

Também temos esta utilidade. Muito bem lembrado!

Assim outros PC's buscarão as atualizações necessárias no PC que as contém, ao invez de terem que buscar na Internet congestionando a rede.

Dicas e críticas construtivas serão bem vindas.

Valeu
Wii Bozello
Estamos na nuvem, vamos nos ajudar!

JOELSILVADEARAUJO

Citação de: Wii online 23 de Junho de 2010, 16:56

Valeu

Certo, entendí, mas eu não tenho como me conectar no ubuntu! Uso Ruindow$, baixo os pacotes .deb, .tar.bz2, etc, mas na hora de atualizar (com o sinaptic) sempre falta algo! O instal (modo linha de comando) tambem falha! Como resolvo isso! desculpe se isso é mais desabafo  que crítica.
Joe ;-)

dtomadon

Citação de: JOELSILVADEARAUJO online 26 de Julho de 2010, 20:01
Citação de: Wii online 23 de Junho de 2010, 16:56

Valeu

Certo, entendí, mas eu não tenho como me conectar no ubuntu! Uso Ruindow$, baixo os pacotes .deb, .tar.bz2, etc, mas na hora de atualizar (com o sinaptic) sempre falta algo! O instal (modo linha de comando) tambem falha! Como resolvo isso! desculpe se isso é mais desabafo  que crítica.

Se vc se conecta na net pelo rwindows , não dá pra jogar essa conexão pro linux e fazer as atualizações e depois seguir os passos recomendados

pelo autor do tópico e pelo aniquilator ????????

Só mais uma dúvida se vc se conecta pelo rwindows ,como sempre falta  algo ! O install ( linha de comando ) também falha , falha por causa da net que vc diz que não está conseguindo conectar ( se possível explica melhor essa situação , tá muito confuso seu problema ) ?????

Aliás recomendo criar um tópico só pro seu problema !!!!!
BacKTrack5 64 bits com Vídeo SIS

kernel omnislash 1.4.4 64 bits , Que venha o 5º Semestre !!!

JOELSILVADEARAUJO

dtomadon, consegui resolver, devia ser erro meu, na hora de escrever os códigos.
como resolví: achei os arquivos de configuração do modem no site

http://samuel.ramon.blog.br/configurando-o-modem-onda-msa405hs-3g-da-tim-no-ubuntu-10-04-lucid-lynx/

o link dos arquivos é:

http://samuel.ramon.blog.br/wp-content/uploads/2010/06/driver_tim_onda.tar.gz

que contém osarquivos: tim-web, 10-onda-msa420hs.fdi e 45-onda-msa405hs.rules , que eu mesmo já havia escrito (copiado do forum), mas devia ter errado em algo. Aí foi só seguir o tuto:

Descompactei o arquivo baixado (dois clikes ou botão esquerdo->descompactar aqui). Criou-se a pasta (diretório) driver_tim_onda
pela linha de comando (terminal) entrei na pasta acima==> cd nome_do_caminho (descobri o nome_do_caminho presionando ctrl+L quando estava na pasta usando o gerenciador de pasta (tipo meu computador) do linux
Moví o arquivo tim-web para o diretório /sbin/   digitando no terminal
sudo mv tim-web /sbin/
depois tem que permitir o arquivo executar, digitando no terminal
sudo chmod a+x /sbin/tim-web
Moví o arquivo 10-onda-msa420hs.fdi para o diretório usr/share/hal/fdi/preprobe/20thirdparty/
digitando no terminal
sudo mv 10-onda-msa420hs.fdi /usr/share/hal/fdi/preprobe/20thirdparty/
Moví o arquivo 45-onda-msa405hs.rules para o diretório /etc/udev/rules.d/
digitando no terminal
sudo mv 45-onda-msa405hs.rules /etc/udev/rules.d/
quanto ao erro ao instalar, via sinaptc sempre dá (ocorreu novamente) dependencia não satisfeita (eu acho), o que me parece que pede um arquivo faltando, voltei ao ruindo$ e baixei a árvore de dependencias, não lembro o site, mas ele informava os arquivos dependentes, então baixei e instalei todos (.deb) no caso do usb_modeswitch  o mesmo procedimento, instalei via sinaptic, com erro e tudo mais, mas ao reiniciar pude configurar a conta em :
Sistema -> Preferências -> Conexões de rede
aí ficou legal.

brigadão pela paciencia e desculpe a minha falta de conhecimento, mas a web, vcs do fórum, o todo o pessoal que se inspira na filosofia livre é que me faz ter vontade de estar nessa comunidade, na construcção de um mundo mais democrático...obrigado mesmo.

Joe ;-)

sistematico

Lucas Saliés Brum
Ubuntu User #27150
http://sistematico.org