Servidor Caseiro Básico mas Funcional

Iniciado por Master_, 19 de Junho de 2010, 13:47

tópico anterior - próximo tópico

Master_

Olá pessoal.

A situação aqui é a seguinte:
Eu tenho um computador aqui na rede local que uso como servidor. Trabalho com webdesign e programação em php.
A conexão aqui é uma droga, então a solução é manter tudo na rede local. Porém ainda estou sofrendo uma série de problemas com esse servidor.

Como a conexão é lenta, mantenho o pc sempre ligado fazendo download e upload de arquivos dos sites, programas e tudo mais que posso vir a necessitar. O que acontece é que o Ubuntu parece não aguentar esse esquema de trabalho 24 horas por dia ligado. Dificilmente consigo ficar 2 meses sem formatar!

Eu sei que tem uma imensidão de tópicos relacionados a esses assuntos, mas peço humildemente a ajuda do pessoal pra configurar essa máquina.

São poucas as minhas necessidades:

- Preciso saber qual versão do linux usar. Pois o Ubuntu 10.04 não ta me garantindo estabilidade.
- Preciso de um servidor PHP/MySQL que fique estável (as vezes um ou outro não inicia).
- Um servidor de email simples, nem precisa de cliente, apenas para enviar emails na rede e por smtp pelo gmail.
- E compartilhar a pasta /www/ na rede para enviar arquivos php por outros computadores. Ou é melhor um servidor FTP?

Por favor pessoal, peço a ajuda de vocês pra colocar essa maquina pra funcionar de uma vez.

Obrigado :)

Felix

Você está usando qual versão? Pergunto pois há o Ubuntu, que possui o Gnome em sua instalação e é voltado preferencialmente para Desktops, e o Ubuntu Server, que não possui interface gráfica por padrão, mas permite sua instalação. Este segundo sim é mais voltado às suas necessidades. Instalando ele + Apache + PHP + MySQL você terá um servidor LAMP completo. Por fim instale e configure um servidor SSH e outro de e-mail - sugiro o postfix e ele estará completo.

Acho estranho essa necessidade de formatar a cada 2 meses. Quais os sintomas que seu servidor apresenta que levam você a isso?

Tota

Citação de: Master_ online 19 de Junho de 2010, 13:47
Olá pessoal.

.... Dificilmente consigo ficar 2 meses sem formatar!

No meu sony vaio vgn-b88c eu estou a 4 anos sem formatar, só atualizando via rede o sistema.

Algo muito errado deve estar acontecendo, ou HD com problemas, fonte insuficiente para o consumo da maquina, etc.

Concordo com o Felix, "Quais os sintomas que seu servidor apresenta que levam você a isso?"

[].s

Master_

O hardware da máquina está ok. O que acontece é o seguinte:
Começa com algum software fechando sozinho apos muito tempo ligado. E vai aumentando. Para paineis que somem, nautilus que não abre. Ultimamente, se desligo o pc, quando religo tenho de reiniciar 4, 5 vezes até carregar tudo. Tem Kernel Panic, painel que não carrega, resolução de 640x480 no meu monitor 1920x1080.

Os problemas são esses. A versão é a desktop sim.

Mas se eu instalar a versão Server, e instalar o gnome, não vai ficar a mesma coisa ou até pior?

Tota

o Server já vem com estas ferramentas instaladas, e o kernel (  salvo melhor juizo ) não é o pae da versão desktop.

Deveria em tese dar mais estabilidade, mas como nunca useei o server, deixo para quem já o fez.

[],s

Master_

Bem, vou testar a versão server então.
O LAMP sei que ele pode ser instalado junto com o ubuntu na instalação, SSH e Postfix tbm?
Se souberem algum tutorial bom, indiquem por favor, pq ja tentei varios servidores de email e nada funciona direito :(

fernando.linux

Pesquisa pelo o servidor de email exim4. Se vc só ker q envie email, ele faz isso e é bem mais facil de configurar do q o Postifix. Eu uso ele na minha empresa so pra enviar email de alerta do nagios e funciona muito bem.

Master_

Citação de: fernando.linux online 29 de Junho de 2010, 08:21
Pesquisa pelo o servidor de email exim4. Se vc só ker q envie email, ele faz isso e é bem mais facil de configurar do q o Postifix. Eu uso ele na minha empresa so pra enviar email de alerta do nagios e funciona muito bem.

Sim é só para envio para uma conta minha no gmail, que uso para testes, apenas para conferir se os sistemas em PHP estão enviando email corretamente. Quando a internet cai (e cai muito por aqui) testo enviando para um cliente de email no outro pc da rede. Creio que isso ele faça também certo?

Master_

Eu instalei o ubuntu server aqui.
Agora quero saber o que é melhor: usar um programa pra gerenciar ele remotamente, tipo o WebMin ou instalar um ambiente gráfico, como gnome?

sistematico

Se ocorrem todos esses erros depois de 2 meses pode ter certeza que seu hardware não está ok.
Lucas Saliés Brum
Ubuntu User #27150
http://sistematico.org

irtigor

Interface gŕafica em um servidor web simples? Eu não vejo utilidade, você consegue fazer tudo pelo terminal com os pés nas costas.

Master_

Desculpe amigo, mas quando se trata de terminal não sei nem mesmo se tenho pés pra colocar nas costas, hehe.

Uso o servidor pra fazer downloads tbm, usava o transmission para torrents e o Jdownloader para downloads em sites como megaupload e rapidshare por exemplo.

Quanto ao hardware, eu substitui o HD por um sata, vamos ver se melhora.

bred81

Citação de: Master_ online 04 de Julho de 2010, 13:25
Desculpe amigo, mas quando se trata de terminal não sei nem mesmo se tenho pés pra colocar nas costas, hehe.

Uso o servidor pra fazer downloads tbm, usava o transmission para torrents e o Jdownloader para downloads em sites como megaupload e rapidshare por exemplo.

Quanto ao hardware, eu substitui o HD por um sata, vamos ver se melhora.
Alguma coisa me diz que o problema não é o HD...
Bom, eu ia falar para você utilizar o ssh para fazer a gerência remota.
Você pode usar o vnc para fazer essa gerência remota gráfica (muito lento diga-se de passagem) mas uma rapidíssima procurada no google (primeiro link) te responde melhor que isso.

Procura também pelo Ultimate Boot Disk (acho que está na versão 5.1) que ele vem com várias ferramentas para fazer diagnóstico. Não sei se ainda vem com um da placa-mãe.
Também pode procurar pelo xtresstest (não lembro se o nome era esse) que vinha no Kurumin para fazer um teste geral.

Boa sorte
O que o Mario foi fazer no pscicólogo?
- Ele estava passando por uma fase difícil...

Master_

Bem em modo texto está rodando a 20 dias sem nenhum problema! :D

Consegui instalar o transmission e colocar ele pra iniciar com o sistema, aí controlo os downloads pela interface web dele. Mas o JDownloader não consegui... Alguem sabe de algum tutorial de como instalar ele e configurar a interface web via terminal?

zekkerj

Citação de: Master_ online 23 de Junho de 2010, 09:39
O hardware da máquina está ok. O que acontece é o seguinte:
Começa com algum software fechando sozinho apos muito tempo ligado. E vai aumentando. Para paineis que somem, nautilus que não abre. Ultimamente, se desligo o pc, quando religo tenho de reiniciar 4, 5 vezes até carregar tudo. Tem Kernel Panic, painel que não carrega, resolução de 640x480 no meu monitor 1920x1080.

Os problemas são esses. A versão é a desktop sim.

Mas se eu instalar a versão Server, e instalar o gnome, não vai ficar a mesma coisa ou até pior?

Hmmm.....

Citação de: sistematico online 04 de Julho de 2010, 11:46
Se ocorrem todos esses erros depois de 2 meses pode ter certeza que seu hardware não está ok.

Concordo em gênero, número e "degrau".  ;D

Citação de: Master_ online 22 de Julho de 2010, 19:11
Bem em modo texto está rodando a 20 dias sem nenhum problema! :D

Consegui instalar o transmission e colocar ele pra iniciar com o sistema, aí controlo os downloads pela interface web dele. Mas o JDownloader não consegui... Alguem sabe de algum tutorial de como instalar ele e configurar a interface web via terminal?

Só por curiosidade, qual é a sua placa de vídeo???
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D