Autocad para Linux? Alguém tem alguma dica que realmente seja bom?

Iniciado por Endochip, 14 de Junho de 2010, 14:05

tópico anterior - próximo tópico

Endochip

Olá Pessoal... Gostaria realmente de migrar todos os micros daqui da empresa para o Ubuntu 10.04 mas infelizmente faltam alguns programas que rodam em Ruindo$ e que não encontro um similar a altura, como é o caso do Autocad. Eu achei o A9CAD que é muito bom, tem algumas deficiências mas que são compensadas pela licença que é GRÁTIS. Se alguém souber de algum programa CAD para Linux, agradeço desde já. A minha plotter também não consegui funcionar, que é uma CANON W6400, ao qual já irei criar um tópico na sessão de hardware > acessórios. Muito Obrigado.

irtigor

havocz

Bom... segue uma luz:

Free and Open Source CAD Software for Linux

... pode não atender todas as suas necessidades, mas taí.
°v°
/( )\\ Linux User #433307
^ ^   Debian 7

Endochip

Blz.. vou dar uma olhada na lista lá. Já tinha pesquisado sim, alguns nomes, mas o QCAD por exemplo não abre arquivos com a extensão DWG e a maioria de nossos clientes utilzam o Autocad. Obrigado pela dica havocz... abraço.

niquelnausea

Entre as ultimas 6~8 versões do AutoCAD  não vi muitas diferenças (isso para as necessidades que tenho, isso muda de caso para caso), já testou se alguma versão roda no wine?

Alyscom

Freecad é na minha opinião é o melhor aplicativo "nativo" para o Linux :)
Se caso não gostar, o autocad até a versão 2008 funciona muito bem através do playonlinux
O álcool é o photoshop da vida real

JFMMão de Ferro

Em http://www.osalt.com/ escrevendo na caixa de procura o nome do programa autocad aparecem alternativas, depois é só verificar se alguma lhe convém

JFMMF

carlosaluisio

Bricscad. É nativo e baseado no intellicad pelo que sei. ÓTIMO!
Ubuntu Lucid é 10 !!!

Astromanvk

eu usei o autocad 2004 perfeitamente no wine, instalei pelo playonlinux, facil e rapido, só executar o install e ja roda o trial... algumas vezes ele nao entra no programa, mas depois entra normal... nao me aprofundei no processo de crack dele no wine, até se alguem tiver uma dica agradeço...

vinicius_aleao

Citação de: Astromanvk online 04 de Agosto de 2010, 11:27
eu usei o autocad 2004 perfeitamente no wine, instalei pelo playonlinux, facil e rapido, só executar o install e ja roda o trial... algumas vezes ele nao entra no programa, mas depois entra normal... nao me aprofundei no processo de crack dele no wine, até se alguem tiver uma dica agradeço...

Quanto a isso, ninguém pode lhe ajudar, é contra as regras do fórum... Não sei se vai ser o caso de trancamento, mas se eu fosse você, editaria o conteúdo do seu post.

alarcon

Citação de: Endochip online 14 de Junho de 2010, 14:05
Olá Pessoal... Gostaria realmente de migrar todos os micros daqui da empresa para o Ubuntu 10.04 mas infelizmente faltam alguns programas que rodam em Ruindo$ e que não encontro um similar a altura, como é o caso do Autocad. Eu achei o A9CAD que é muito bom, tem algumas deficiências mas que são compensadas pela licença que é GRÁTIS. Se alguém souber de algum programa CAD para Linux, agradeço desde já. A minha plotter também não consegui funcionar, que é uma CANON W6400, ao qual já irei criar um tópico na sessão de hardware > acessórios. Muito Obrigado.

Citação de: Endochip online 14 de Junho de 2010, 14:43
Blz.. vou dar uma olhada na lista lá. Já tinha pesquisado sim, alguns nomes, mas o QCAD por exemplo não abre arquivos com a extensão DWG e a maioria de nossos clientes utilzam o Autocad. Obrigado pela dica havocz... abraço.

O melhor CAD, e não AutoCAD, que já testei para o sistema operacional linux, que não é usado via wine, é o VariCAD, mas ele não é um clone do AutoCAD para linux e nem é gratuito, mas pode-se testar por 30 dias e segundo o seu site, parece que importa desenhos em .dwg (em 2D) e sua licença é bem mais em conta que o do AutoCAD.

CitarNew VariCAD 2010 2.0 Released- May 24, 2010

New feature enhancements have been implemented in this latest version including these key items:

* geometric constraints among entire solids
   * improvements in geometric constraints among solid elements
   * advanced tools for working with Boolean trees
   * significantly improved user interface
   * improved DWG import
   * and more

The current version is 2010 2.07. Download a free 30-day trial version!
fonte: http://www.varicad.com/en/home/

Seu uso é bem diferente do AutoCAD, mas num teste que fiz a muito tempo, acho que em 2007, no Ubuntu (http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,24293.msg136838.html#msg136838) eu gostei, pois era muito fácil de instalar (pacote .deb nativo do Ubuntu/Debian) e não achei muito difícil de desenhar com ele apenas vendo o menu de ajuda no aplicativo. Só me pareceu mais apropriado, há época, para Engenheiros Mecânicos.

Umbrella

Já viu o Play On linux?
Ele está no baixaki, é de jogos.
Mas depois eu instalei e ele emula a instalação de muitos programas.Lá tem esse programa.
Mas usar os do Sistema é bem melhor pois maioria são gratuitos.

Ioca100

Citação de: Umbrella online 04 de Agosto de 2010, 17:13
Já viu o Play On linux?
Mas depois eu instalei e ele emula a instalação de muitos programas.Lá tem esse programa.
Colega, pode-se instalar o Playonlinux pela central de programas do Ubuntu, é mais fácil.
Usuário Linux- 449417

rjbgbo

Citação de: Ioca100 online 04 de Agosto de 2010, 17:24
Citação de: Umbrella online 04 de Agosto de 2010, 17:13
Já viu o Play On linux?
Colega, pode-se instalar o Playonlinux pela central de programas do Ubuntu, é mais fácil.

add um pouco mais ao coment do ioca100;
ñ é recomendável indicar o uso de programas e perfumarias de baixa-sei-lá-da-onde e super-sei-lá-das-qtas
aqui no linux, sei baixa programas e pacotes dos repositórios oficiais e pronto.
Linux User #440843 | Ubuntu User #11469