Programas muito lentos no Ubuntu 10.04?

Iniciado por Hildo, 10 de Junho de 2010, 20:49

tópico anterior - próximo tópico

Hildo

Olá amigos, gostaria de expor uma constatação minha para com o nosso Ubuntu 10.04: Bem, gostaria antes de tudo dizer que uso o linux desde  a versão 8.10, mas só nessa presente versão tenho percebido alguns programas do Ubuntu demorando consideravelmente para responder. Deixem-me exemplificar melhor:

BROffice 3.2 no Ubuntu 9.10 (cerca de 5 segundos para abrir), ja no 10.04 cerca de 30 segundos.
Mozilla Thunderbird 3.0.4 (cerca de 2 segundos para abrir no 9.10), ja no 10.04 cerca de uns 12 segundos.

Minha pergunta é: O que mudou nessa nessa versão para essa relativa perda de velocidade?? Team algo que eu possa fazer para melhorar consideravelmente o sistema?

Grato,

Hildo  ;)

overlock@

Uma mudança que faço é alterar o swappiness, mas ai você precisa saber se o quer é aumentar a velocidade dos programas em execução ou aumentar a velocidade de abertura dos programas ;
$ 0 diz ao sistema para alocar o máximo possível na memória ram
$ 100 diz ao sistema para alocar o máximo possível do que não está sendo utilizado no momento na memória swap.

Sabendo disso o mais próximo de 100 sobrará mais espaço na memória ram fazendo com que os aplicativos iniciem mais rapidamente em caso de já haverem outros aplicativos rodando pois estes não precisarão brigar por espaço.

Com valores mais próximos de 0 por sua vez a vantagem seria o ganho na velocidade dos aplicativos já abertos. Pois estes estariam alocados o máximo possível na memória ram.
Por exemplo caso um aplicativo aberto tenha ficado sem uso por um longo período ele retornará a uso de forma mais rápida.Por ser a memória ram mais rápida que a swap os aplicativos nela hospedados responderão mais rapidamente aos comandos do usuário.

Mas antes de mudar você pode ir testando os valores assim ;(valor minimo 0 e máximo 100)

sudo sysctl -w vm.swappiness=0 ou 1 ou 2 ou 100

Gostou da configuração que fez ai pode torna-la permanente assim ;

Altere o arquivo /etc/sysctl.conf com o seguinte ;

vm.swappiness = "seu_novo_valor"

Obs; irá abrir um arquivo com tudo comentado você pode colocar esse parâmetro na primeira linha sem o # .
"Linux User" # 480186 

Kubuntu 11.04 kernel 2.6.38.8-ck3 kde 4.6.4

Hildo

Origado por sua atenção amigo! vou fazer alguns testes e posto o resultado, mas antes de começar, vem a pergunta que não quer calar: Posso estragar o sistema fazendo isso?   ???

overlock@

Citação de: Hildo
mas antes de começar, vem a pergunta que não quer calar: Posso estragar o sistema fazendo isso?

Não, eu  faço isso a mais de um ano, se você testar apenas e depois  reiniciar o pc voltará a config default ...
"Linux User" # 480186 

marcc

Olá Amigos,

Uso a v.9.10 e também estou com o mesmo problema, programas demorando a abrir. Gostaria de saber se existe no ubuntu algo como o desfragmentador usado no windows, para alocar melhor os programas no HD.

Outra diferença que notei ao usar o OS é que o ventilador do meu note funciona com mais velocidade.

Abçs,

Hildo

Citação de: overlock@ online 14 de Junho de 2010, 09:49
Citação de: Hildo
mas antes de começar, vem a pergunta que não quer calar: Posso estragar o sistema fazendo isso?

Não, eu  faço isso a mais de um ano, se você testar apenas e depois  reiniciar o pc voltará a config default ...

Olá amigo, tentei fazer o que você me indicou mas sem resultados, tudo na mesma  :-[ BROffice 3.2 demorando muito para abrir.
Entretando corrigi o problema do Thunderbird, pois alterei o algo do IPV6 (avho que é isso  ;D ).

Alguma outra sugestão??

overlock@

Como não funcionou ? como foi o procedimento que você fez ? qual o valor que você atribuiu ?
"Linux User" # 480186 

Hildo

Citação de: overlock@ online 18 de Junho de 2010, 11:38
Como não funcionou ? como foi o procedimento que você fez ? qual o valor que você atribuiu ?

Bem amigo, eu entrei no terminal e digitei sudo sysctl -w vm.swappiness=0 mas o programa ainda demora para abrir!! Depois tentei sudo sysctl -w vm.swappiness=100 e ficou na mesma! Alguma dica?

Abs.

Hildo

marcc

Olá amigos,

Também estou tendo o mesmo problema em relação a inicialização dos programas. Como sou um usuário novato, não entendo muito dessas configurações. Gostaria de saber se existe no linux algo como o desfragmentador usado no windows para realocar os programas no HD e assim tornar a inicialização dos mesmos mais rápida.

Abçs,

overlock@

Tente com o valor 10 ;

# sudo sysctl -w vm.swappiness=10

marcc,

Não precisa de nada disso, o sistema 'linux' é totalmente diferente do rwindows ...
"Linux User" # 480186 

Falco90

Citação de: marcc online 21 de Junho de 2010, 15:05
Olá amigos,

Também estou tendo o mesmo problema em relação a inicialização dos programas. Como sou um usuário novato, não entendo muito dessas configurações. Gostaria de saber se existe no linux algo como o desfragmentador usado no windows para realocar os programas no HD e assim tornar a inicialização dos mesmos mais rápida.

Abçs,
O sistema de arquivo do linux(ext4) é superior ao do windows(NTFS) e não precisa de desfragmentação ou limpeza, ou qualquer coisa do tipo.

Você pode ver todos os programas que ligam junto com o sistema em Sistema>Preferencias>Aplicativos de sessão, se tiver algum que você não use você desmarca.

Eu desmarquei uns aki(Agente de chaves SHH, Área de trabalho remota, Assitencia visual, gerenciador bluetooth, GNOME sound login, Ubuntu One) e adicionei mais um monte para iniciar junto com o sistema(qbittorrent, client de twitter, dicionario, client de irc, player de música, Skype...), e está iniciando bem rápido até.