Reparticionamento do HD

Iniciado por Cientista_Louco, 13 de Junho de 2010, 11:07

tópico anterior - próximo tópico

Cientista_Louco

Bom dia a todos e a todas...

Eu tinha o mandriva instelado me meu HD e instalei posteriormente o ubuntu 10.4. No entanto meu HD não esta particionado da forma que eu desejo e estou pretendo fazer uns ajustes. Tive a ideia de copias algumas partições para um HD externo que tenho usando o clonezilla e depois reparticionar o HD e retornar com minhas partições anteriores. Gostaria de saber se esse procedimento é seguro ou se posso ter perdas de arquivos.

alevian

Caro Cientista,

Também vi seu questionamento lá no outro forum.
Também tenho dados em minha partição 2, do primeiro HD.

Caso aceite um palpite, pode instalar o 2010.1 (assim que sair!) onde você quiser, gravando o gerenciador no MBR, e o Ubuntu 10.04 em outra partição qualquer - sem o gerenciador. Na instalação do Ubuntu - passo 7 - tem uma opção "avançada". É só "desmarcar" a opção do instalador...

Para backup de dados, pelo Ubuntu, tem um software legalzinho, que é o backintime. Não sei se conhece.
Outra alternativa é o Partimage. Este funciona no Mandriva, mas eu só consigo copiar usando pelo Ubuntu, pois a partição /home, que contém meus arquivos mais importantes tá "linkada" ao Mandriva, e não sei desmontá-la, usando aquela distro.
Linux User 586375

Cientista_Louco

Bom dia!... para min é bom dia mesmo, por que aki são 11:30 rsrs

Alevian, ok e obrigado... Gostei muito de suas dicas lá, porém quando instalei o Ubuntu fiz uma doidera no particionamento que não sei qual foi. So Swap ficaram trez. Antres de instalar o mandriva 2010.1 quero resolver isso. Também poretendo mnatar as minhas partições /home /opt e /usr/local.

clcampos

Mas se você copiar os dados, reparticionar pode até ser que funcione, porém vai ter que acertar ao menos os arquivos /etc/fstab e também no GRUB.

Não sei até onde seria o mais adequado, mas não vejo problemas no trabalho.
Cristiano/Timóteo - MG
.: Como Fazer Perguntas de Forma Inteligente :.                
Com dúvida? pesquise!