Redirecionamento de portas

Iniciado por pauloleoni, 31 de Maio de 2010, 22:16

tópico anterior - próximo tópico

pauloleoni

Srs,

tenho na minha rede interna um servidor win 2003 que preciso acessar externamente. Preciso fazer um direcionamento de portas para quando eu colocar meu ip de wan e uma porta que definirei (ex. xxx.xxx.xxx.xxx:15000) eu ter acesso a esse servidor de fora da empresa, não defini qual programa usar (vnc, mstsc etc) mas isso é indiferente.

Ou seja, quando eu acessar meu ip da wan definindo uma porta, eu preciso acessar meu servidor win2003. Isso pois só possuo um ip válido e é por esse que tenho que acessar.

Para constar, meu firewall é todo através de iptables, esse servidor win2003 é o que uso como PDC da minha rede interna.

zekkerj

CitarPara constar, meu firewall é todo através de iptables, esse servidor win2003 é o que uso como PDC da minha rede interna.
Você não vai aceitar o conselho de não permitir acesso externo ao seu PCD, não???  :-\

Citartenho na minha rede interna um servidor win 2003 que preciso acessar externamente. Preciso fazer um direcionamento de portas para quando eu colocar meu ip de wan e uma porta que definirei (ex. xxx.xxx.xxx.xxx:15000) eu ter acesso a esse servidor de fora da empresa, não defini qual programa usar (vnc, mstsc etc) mas isso é indiferente.
Ou seja, quando eu acessar meu ip da wan definindo uma porta, eu preciso acessar meu servidor win2003. Isso pois só possuo um ip válido e é por esse que tenho que acessar.

iptables -A INPUT -d $IP_FIXO -p tcp --dport 15000 -j DNAT -j $IP_W2K3:15000

Fiz questão de colocar o número da porta 2x pra deixar claro que não precisa ser o mesmo dentro e fora; vc pode usar isso como um disfarce, evitando usar o número de porta conhecido externamente. Algo como usar a porta 7714 (escolhi ao acaso), em vez da manjadíssima 5900 pro VNC. Não é proteção; mas ajuda a você passar um pouco mais desapercebido.
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

pauloleoni

Esse "$ip_fixo" o que eucoloco aqui ? o que vem a ser isso? o ip da minha wan? Não poderia usar "eth0" ? O "ip_w2k3" seria o ip do meu servidor pdc,ok, (ex, 192.168.0.100) E quando for usar os ips, é necessário utilizar o símbolo "$" ?

zekkerj

Citação de: pauloleoni online 02 de Junho de 2010, 00:33
Esse "$ip_fixo" o que eucoloco aqui ?

O seu ip fixo.

Citaro que vem a ser isso? o ip da minha wan?
Sim, é possível --- a não ser que você tenha outro IP fixo.

CitarNão poderia usar "eth0" ?
Poder até usar, mas nesse caso o comando é diferente --- e os resultados podem ser diferentes também.

CitarO "ip_w2k3" seria o ip do meu servidor pdc,ok, (ex, 192.168.0.100)
OK.

CitarE quando for usar os ips, é necessário utilizar o símbolo "$" ?
A idéia é que você use variáveis do shell. Ao invés de repetir toda hora "200.xxx.xxx.xxx" no script do seu firewall, vc coloca uma linha como esta no início do script:

ip_fixo=200.xxx.xxx.xxx

Assim, cada vez que aparece um "$ip_fixo" dentro do script, ele substitui pelo valor. Isso facilita muito na hora de mexer no script, por exemplo, quando o endereço IP muda.
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D