Ubuntu 10.04 uso excessivo de memória = lento

Iniciado por Ivan Mendes, 26 de Maio de 2010, 20:51

tópico anterior - próximo tópico

Ivan Mendes

Boa noite, sou usuário ubuntu ja a algum tempo, nunca tive problemas, mas agora a coisa ficou feia.

Tenho um Intel Core 2 Quad/ 2 Gb Ram/ ATI Radeon 2600 XT.
E tambem um notebook Intel Core 2 Duo/3Gb Ram/ Placa integrada(deve ser nvidea).

Meu problema é o seguinte, o pc funcoina normal, como sempre, efeitos 3D, tudo joia..........nos primeiros minutos.

Quando inicio o PC ele começa com um uso de uns 350 Mb de Ram, e conforme vou usando, com FF,Gimp,e serviços em Rede, a memória vai se sobrecarregando...400/500/600, ja chegou até a estourar e usar a Swap.
Não sei porque isso acontece, ja li sobre o erro no X, ja fiz a mudança, e nada, continua igual.

baixei e instalei o Sabayon 5.1, e tive o mesmo problema.

ja com o Ubuntu 9.10 a memória fica normal, no máximo uns 500 Mb(reinstalei só pra testar).

No Notebook o Ubuntu 10.04 funciona normal, com uso normal de memória.

Estou desconfiado que o problema esteja no Kernel 2.6.32, ja que o Ubuntu 10.04 e o Sabayon usam o mesmo.

Bom a história é meio cabeluda, alguém tem alguma idéia??

Grato pela atenção.

cafecraft

Colega,

estou com o mesmo problema...
no micro do trabalho tenho que ficar reiniciando várias vezes para ele voltar a ficar rápido, na versão 9.10 eu abria 2 browsers com abas até o talo com evolution aberto e não tinha esse problema. Estou pesquisando também para ver se encontra o problema.

Ficar de olho nos PPAs para ver se não tem alguma solução...

EDIT:

Achei algo que pode ajudar...

http://blog.aeciopires.com/consumo-abusivo-de-memoria-pelo-ubuntu/
[color=red]Assinatura removida conforme a regra 8. O prazo era até 13/02.[/color]

Ivan Mendes

Eu ativei todas as atualizações, mesmo as instaveis e as não patrocinadas pela canonical, e veio uma do "fglrx", que eu acredito ser o centro do problema.

Só que ela travou e não terminou de instalar(não de baixar).

Conclusão, a coisa ficou pior, quando uso a barra de rolagem no browser ele desce em blocos.

Não aguento mais formatar...........acho que vou ter que procurar outra distro até que esse problema se resolva.

Vou olhar sua dica. Valew.

Abraços

georgegf

Pessoal, também gostaria de relatar que em meu note, que é Core2Duo 2.20GHz com 3GB, de uma hora para outra também ficou muito lento. Até uma página em branco no Openoffice provoca lentidão no ponteiro do mouse. Tenho que desabilitar o compiz para fazer alguns trabalhos simples no Inkscape. Estou numa utilização de 700 MB de memória e 20% do processador, e não acredito que isso provoque este efeito. Estou também na busca pela solução.

Abraços.

Hqxriven

Citarde uma hora para outra também ficou muito lento

Talvez tenha sido uma atualização do sistema que deixou resquícios do driver de vídeo. Tente reinstalar..
Sem distro Linux fixa - Kernel Omnislash
Meu objetivo nesse fórum é ajudar. Sou um mero humano mas desejo sempre aprender e melhorar em tudo o que faço em minha vida. Então, por favor, quando eu postar me notifique depois

georgegf

Olá galera, consegui resolver meu problema de lentidão desabilitando uma opção no Compiz que eu havia marcado em Utilidades > Correção de bugs: "Corrige refrescamento do ecrã em XGL usando fglrx". Eu havia escolhido e não sabia que ía acabar gerando este efeito desagradável. Agora ele voltou ao seu estado normal de velocidade (pelo menos o que eu conhecida, hehe).

Abraços.