Visualizar arquivos

Iniciado por Jon_sc, 26 de Maio de 2010, 00:14

tópico anterior - próximo tópico

Jon_sc

Oi, estou iniciando no mundo do linux, ainda não me acostumei mas estou quase lá. Instalei o 9.10 no meu notebook em uma partição e o xp em outra, dai gostaria de saber como acessar e visualizar meus arquivos do ubuntu estando no xp.

SuperEly

Windows não faz questão de enxergar o sistema de arquivos padrão do Linux. E até onde eu sei, não existem programas estáveis que possibilitem isso.

A solução salvar os arquivos que precisam ser acessados pelo Windows em uma partição NTFS ou FAT23.

rodolpho.tex

Se os arquivos estiverem em uma partição ext3 é possível também. (Acho que ext4 ainda não.)
Uma pesquisa rápida no google te apresenta vários programas capazes de fazer isso!
Tem alguns ainda que permitem a visualização no próprio explorer.
Tive muitos e muitos problemas com partição ntfs e dual boot. Sempre tinha problemas com a montagem do disco, permissões etc.
Se o windows desse problema e precisasse desligar a força (o que é comum) pronto, já não tinha mais sossego quando fosse logar no linux e montar o disco.
Com partição ext3 não tive mais esse problema.
Minha opinião,
partiçao c: do windows - ntfs
partição linux - a que vc achar melhor, reiserfs, ext3, ou ext4, (embora a ext3 vc consiga visualizar no windows, as outras não até onde sei)
partiçao de documentos - ext3.

OK?
Espero ter ajudado.

Jon_sc

A minha partição do linux é ext4.

Consigo vizualizar meus arquivos que estão no windows pelo linux tranquilamente, mas o contrário não dá.
Fiz uma busca no google e não encontrei nada a respeito.

Ajudou sim Rodolpho, vou tentar conversar com uns amigos na faculdade a respeito disso e saber se eles conhecem esse programa.

Tota

Citação de: Jon_sc online 26 de Maio de 2010, 12:09
A minha partição do linux é ext4.

Não existe pacote ou programa para visualizar o formato ext4 a partir do windows.

Há tempos atras apareceu uma inicativa para criar um visualizador de ext3 para FAT mas o projeto morreu em versão beta.

O problema não é do GNU/Linux, mas da Microsoft que acredita que ninguém vai instalar outro sistema numa maquina com Windows, pois este é bom e se basta.

Então no Linux/Unix/Mac voce acessa tudo. No Windows nada. É a vida...

[],s

rodolpho.tex

Ext4, eu acho que não tem programa.
Para ext3 eu uso (será que eu posso citar nome de programa aqui? se não puder desculpem ai) Ext2Fsd (http://www.ext2fsd.com).
É simples de instalar e usar. Permite abrir arquivos direto do explorer.

É isso ai!