inicializaçao lenta no ubuntu 10.4

Iniciado por edugarcia, 24 de Maio de 2010, 11:54

tópico anterior - próximo tópico

edugarcia

quando inicia o ubuntu aparece uma tela preta antes da tela de que aparece o nome do ubuntu e da tela para colocar a senha so que essa tela preta demora pelo menos uns dois minuto  depois que vem as outras telas e normaldemorar tanto assim

celeron d330
1,5 de ram
placa onbord

slkslk

Na minha empresa, com umas 12 maquinas já com 10.04 deverá andar entre 15/30 seg o arranque completo até ao login. Parece-me problemas na leitura do disco ou algum serviço com sérias dificuldades para arrancar. Experimente arrancar em modo de segurança e ver se detecta onde o computador perde o tempo ou se dá algum erro.

Cumprimentos
"Carpe diem, quam minimum credula postero."
(Aproveite o dia, acredite o mínimo possível no amanhã), Horácio, Odes I,11,8

edugarcia

Citação de: edugarcia online 24 de Maio de 2010, 11:54
quando inicia o ubuntu aparece uma tela preta antes da tela de que aparece o nome do ubuntu e da tela para colocar a senha so que essa tela preta demora pelo menos uns dois minuto  depois que vem as outras telas e normaldemorar tanto assim

celeron d330
1,5 de ram
placa onbord

edugarcia

ja tentei entrar em modo de segurança  nao mostrou nada continua com o mesmo problema

slkslk

Nenhum dos serviços (as linhas que vão aparecendo na tela preta) demora anormalmente a passar à próxima? Para demorar 2 min, tem de haver alguma em que demore muitooo tempo, ou o seu computador é muito lento o que duvido seriamente....

edugarcia

Citação de: slkslk online 24 de Maio de 2010, 13:46
Nenhum dos serviços (as linhas que vão aparecendo na tela preta) demora anormalmente a passar à próxima? Para demorar 2 min, tem de haver alguma em que demore muitooo tempo, ou o seu computador é muito lento o que duvido seriamente....

eu tenho o xp abre normal
nao demora
e a primeira vez que instalo o ubuntu quando iniciei ele pelo cd pra testar eu achei que tava demorando so que pensei que era porque tava so testando ele pelo cd

ele depois que aparece a tela pra escolher o sistema que vai iniciar ele fica nessa tela preta enao aparece nada escrito
dai vem a tela do ubuntu e vem atela pra por a senha de usuario e funciona normal

slkslk

Bem, se o arranca pelo cd live, naturalmente é muito muito mais lento, pois tem de carregar o SO para a RAM e ainda por cima através do CD que é uma interface muito mais lenta. Se o instalar normalmente não deverá ter essa velocidade no arranque. Mesmo com máquinas mais antigas nunca me demora mais de 1 min  (nem pensar!) :-\... Isso tem de ser um problema no arranque, mas sem mais informações é-me difícil de ajudar mais. Talvez outro colega mais habituado a este tipo de problemas possa dar uma mão.

Um abraço

onoff

Também estou tendo este problema , e já instalei sozinho e com maquina virtual!

Existe alguma solução?? ???

filipevix

to com um problema parecido, meu sistema demora +/- 1min pra carregar.
depois da tela de login mais uns 15 segundos pra aparecer a barra.
alguém pode ajudar?
"The Future is Open"

edugarcia

Citação de: slkslk online 25 de Maio de 2010, 12:07
Bem, se o arranca pelo cd live, naturalmente é muito muito mais lento, pois tem de carregar o SO para a RAM e ainda por cima através do CD que é uma interface muito mais lenta. Se o instalar normalmente não deverá ter essa velocidade no arranque. Mesmo com máquinas mais antigas nunca me demora mais de 1 min  (nem pensar!) :-\... Isso tem de ser um problema no arranque, mas sem mais informações é-me difícil de ajudar mais. Talvez outro colega mais habituado a este tipo de problemas possa dar uma mão.

Um abraço

ele nao aparece nada nessa tela preta  ele fica lendo uns dois minuto nessa teladepois que passa dessa tela carrega rapidoe abre normal
nessa maquina o xp carrega em 35 segundo
ate por nao ter placa de video offbord eu pensei  que nao ia fazer os efeitos graficos
os efeitos graficos estao legal numa placa onbord
na instalaçao tambem nao acusou nada nao consigo imaginar o que possa ser

cadubts

Citação de: filipevix online 25 de Maio de 2010, 18:30
to com um problema parecido, meu sistema demora +/- 1min pra carregar.
depois da tela de login mais uns 15 segundos pra aparecer a barra.
alguém pode ajudar?
Tem mais gente com problema. Veja:
http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,66896.0.html
http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,65979.0.html

VirgilioLuiz

Pessoal, sou novo no Ubuntu, e apesar de pesquisar exaustivamente, ainda não consegui resolver esse problema de inicialização lenta... Acontece comigo a mesma coisa, demora pouco mais de 2 minutos na tela preta com cursor piscando até que a tela de login apareça.  No meu caso, percebo que durante o tempo em que a tela preta permanece, a led do HD fica acesa direto (indicando que está trabalhando a todo vapor). Já li em algum lugar que pode ser a placa gráfica (nvidia geforce).

Se alguém puder dar qualquer orientação, eu agradeço.

ushi7781

Estou tendo o mesmo problema. Começou depois que atualizei a instalação do 10.04. Agora até mesmo os kernels antigos apresentam este problema (os primeiros que eu instalei com a versão 10.04).

O que posso notar é que há um acesso a disco muito intenso enquanto a "tela preta" se apresenta.

O irônico é que a camada HAL foi retirada nesta nova versão com a finalidade de fazer um boot rápido.

Alguém sabe como apresentar um "bug-report" disto?

ushi7781

Citação de: VirgilioLuiz online 05 de Junho de 2010, 19:41
Pessoal, sou novo no Ubuntu, e apesar de pesquisar exaustivamente, ainda não consegui resolver esse problema de inicialização lenta... Acontece comigo a mesma coisa, demora pouco mais de 2 minutos na tela preta com cursor piscando até que a tela de login apareça.  No meu caso, percebo que durante o tempo em que a tela preta permanece, a led do HD fica acesa direto (indicando que está trabalhando a todo vapor). Já li em algum lugar que pode ser a placa gráfica (nvidia geforce).

Se alguém puder dar qualquer orientação, eu agradeço.

Bem, estou usando o 10.04 em um Laptop Acer com placa gráfica on-board intel. O problema persiste. Acredito que seja realmente um problema com relação ao novo mecanismo de checagem de hardware.

Houve menção que a HAL (Hardware Abstraction Layer) seria removida nesta versão para ser substituída por um novo código que possibilitaria boot mais rápido. Especulo que este módulo esteja apresentando o problema. Estou tendo problemas com o meu touchpad também, então minha opinião é que este seja o problema (até alguém me provar o contrário).

Não vejo solução imediata para isto. Como você é usuário iniciante (e eu não sou expert) acho que teremos que aturar isto por enquanto ou trocar de distro.

Como mencionado anteriormente, estou propenso a enviar "bug-reports" assim o pessoal da Canonical pode começar a liberar algum tipo de patch para resolver nossos problemas.

Desculpe não poder ajudar.

phaleixo

a solucao e muito simples
marque a opcao para pedir senha no inicio da sessao (em sistema>preferencias>sobre mim)
desmarque opcao para iniciar automaticamente(em sistema>administracao>tela de login)
ou entao
va em sistema preferencias aplicativos de sessao e desmarque
agente de chaves ssh
certificado de armazenamento de chaves
sevico de armazenamento secret
o
pronto seu sistema nao vai iniciar a chaveiro do ubuntu

ps acho a primeira opcao melhor porem se vc nao gosta de digitar senha toda vez que iniciar a sessao a segunda opcao e melhor
No meio da dificuldade encontra-se a oportunidade.