Não basta usar Software Livre, tem que aplica-lo na sua vida

Iniciado por LNAS90, 30 de Maio de 2006, 22:09

tópico anterior - próximo tópico

LNAS90

Bom galera sei q isso n é dica nem tutorial, mas como estamos provisoriamente sem a bodega, vou postar aqui e quando ela for criada denovo por favor movam para lá. :wink:

É muito comum vermos pessoas falando simplesmente que usam o Software Livre, seja ele Sistema Operacional, Navegador, Leitor de Email, Suite de Escritório entre outras coisas, mas é muito difícil você ver uma pessoa que realmente aplica a filosofia do Software Livre na sua vida.

Pensar em Software Livre não é ser xiita como muitos usuários pensam, na verdade é justamente o contrario, não vou entrar muito em detalhes mas essa filosofia faz indagações como por exemplo: Quando eu era pequeno costumava dividir meus conhecimentos com meus 'amigos' na sala de aula, porque agora que adulto, não faço o mesmo?

A resposta é simples: Lucro

As pessoas estão cada vez mais atrás de obter lucro em cima de lucro e não importa o que elas terão que fazer para consegui-lo.

Pensar em Software Livre é simplesmente ter essa vontade de ajudar as pessoas (isso pode se aplicar para todas as áreas mas vou me ater aqui em relação a informática), geralmente essas pessoas não se importam porque pegaram seu trabalho que fizeram com muito esforço e outra pessoa utilizou-o como base para um novo e como forma de agradecimento somente citou seu nome e o link do seu trabalho original, analisão códigos de softwares e quando descobrem brechas de seguranças avisam sem cobrar nada por isso, dentre outras coisas.

Como podemos ver as pessoas que realmente aplicam isso em suas vidas, fazem as coisas simplesmente por prazer e não pelo dinheiro, isso não é muito comum no modelo proprietário, pois geralmente as pessoas que passam horas programando, perdendo noites, fazem porque precisam e em muitas vezes sem muito prazer, não estou querendo dizer que não possível ganhar dinheiro com o Software Livre, o que muda é a forma como ganha-se esse dinheiro.

No modelo proprietário você ganha vendendo licenças para as pessoas poderem usar seus softwares, já no modelo livre você ganha dinheiro dando palestras (o que torna-se muito mais fácil já que mais pessoas terão acesso ao seu trabalho) entre outras formas.

Imaginemos se Albert Einstein e outros grandes matemáticos não publicassem suas descobertas de uma maneira livre, será que o mundo em que vivemos hoje seria o mesmo? Com certeza que não.

Vejo muitas pessoas criticando o movimento do Software Livre que começou com Richard Stallman, o que ele fez foi simplesmente afirmar que como compartilhamos nossos conhecimentos em diversas áreas, isso também poderia ocorrer no mundo da informática com os programas livres, é algo bem lógico e que sinceramente eu não entendo o porque que tantas pessoas se opõem a ele, é meio lógico pensar que se todos nós contribuirmos com nossos conhecimentos, todos saberão muito mais do que sabiam antes, vou dar um exemplo bem fácil de entender:

Você é um grande matemático, o melhor do mundo, mas vai chegar uma hora que você não saberá resolver um problema, depois de muito pesquisar descobre que um camponês conseguiu a resposta para o problema, você vai rápido onde ele mora e pedi-o para ajuda-lo a resolver, mas ele se nega e fala que só ajudaria se você pagar uma quantia imensa, não conformado com essa situação você resolve ir pra casa e descobrir por se só, depois de muito estudar consegue achar a resposta e todos viveram felizes para sempre (hauhauehau).

Na sua opinião a atitude do camponês em manter o que ele descobriu em segredo, foi bom ou ruim para o grande matemático?

Mas ai você pergunta:
"Você sempre fala de coisas muito teóricas, isso tudo que você disse tem hoje em dia sido aplicado em alguma coisa?"

Essa é uma boa pergunta amigo, tem sim o que eu fiz foi simplesmente escrever o acontece hoje em dia nos fóruns de suporte, lista de email, IRC e varias outras formas, onde as pessoas se ajudam mutuamente sem esperar nada em troca, fazem simplesmente por prazer.

Lembrem-se: Se quiser ser ajudado no futuro, ajude no presente.

É como a própria Bíblia fala: "O amor ao dinheiro é a raiz de todos os males"

fonte http://linux-sem-misterio.securitybnt.com/  :wink:
Meu blog (reativado a pouco tempo) http://linux-sem-misterio.blogspot.com/

Perícope

Bom texto. Simples, mas enfoco de modo bem claro a filosofia maior do software livre.

Só uma correção:

Citação de: "LNAS90"É como a própria Bíblia fala: "O dinheiro é a raiz de todo o mal"

A Bíblia diz que o amor ao dinheiro é a raiz de todos os males.  :wink:

Abraços.
Usuário Linux n. 414104 - Usuário Ubuntu n. 3048
| Não tenha pressa: pesquise no fórum primeiro! |

LNAS90

opa kra valeu
aehuaehauhea
pensei q tinha colocado certo, mas valeu pela correção
Meu blog (reativado a pouco tempo) http://linux-sem-misterio.blogspot.com/

niitsu

Muito legal o texto! Parabéns, e coloquemos em prática a partir de agora :)

[]s

chinellato

Ressucitando o topico, mas nao podia deixar de dar meus parabens pelo texto.

adm-roan

Concordo, plenamente!!! Eu ajudo as pessoas, em todos os sentidos, sem esperar nada em troca... Só pelo fato de estar ajudando alguem, já é muito bom!!! Eu divido meus conheçimentos com todos que querem! Realmente bom o texto! Tem que mandar isso p/ os profissionais, que não dão amor ao software livre... Já ouvi dizer, que o Linux vai ser enterrado, mas não vamos deixar! ^^

chinellato

Citação de: adm-roan online 22 de Janeiro de 2007, 02:18
Já ouvi dizer, que o Linux vai ser enterrado, mas não vamos deixar! ^^
Nao é o que vejo na pratica.
Cada vez mais to vendo pessoas instalando distros, principalmente do Ubuntu.