Não consigo abrir Drive de DVD [Ubuntu 10 - Dell Latitude D630]

Iniciado por rhodespkbauer, 23 de Maio de 2010, 12:32

tópico anterior - próximo tópico

rhodespkbauer

Estou com um problema.
Instalei a nova distribuição do Ubuntu e estou tentando instalar alguns programas que tenho em um CD.
Só que não consigo abrir o Drive de jeito algum.

Tentei abrir o utilitário de unidades e ejetar o disco por lá, mas a mensagem que me retorna é:

Ocorreu um Erro ao executar uma operação em "Unidade CD/DVD" ( TSSTCorp DVD +-RW TS-L632H): A Operação Falhou
Detalhes: No Media In Drive

Tentei montar e desmontar como sudo, mas sem cd na unidade ambas resultam em erro.
Tentei adicionar uma linha no /etc/sysctl.conf conforme vi aqui no fórum e também não funcionou.
Nem o clips está funcionando.

Alguém sabe o que posso fazer para resolver?
Att.
Rhodes Bauer

malvescardoso

Tente este comando no terminal:
eject /dev/cdrom
Verifique se sua unidade de leitura é reconhecida como cdrom, como descrita no código (a minha é). Caso não, substitua pela descrição correta ;).

Espero que te ajude.
:: Acima de tudo, Deus! ::

rhodespkbauer

Ontem mesmo eu resolvi a questão.
Desliguei o note, desmontei o drive e abri-o-o manualmente, coloquei um cd qualquer e remontei tudo.
Quando religuei o Ubuntu aceitou o comando de desmontar e ejetar e agora não tenho tido problemas para ejeta-lo.

Mas mesmo assim, muito obrigado pela dica, me lembrou da época do Conectiva em que eu ia criando ícones na área de trabalho com as ações mais comuns porque era 'um saco' ficar fazendo retrabalho.
Acabei criando um ícone para ejetar o CD.

Obrigado novamente.

malvescardoso

Citação de: rhodespkbauer online 24 de Maio de 2010, 20:29
Ontem mesmo eu resolvi a questão.
Fico feliz.

Acabei criando um ícone para ejetar o CD.
Uma sugestão: ao invés do ícone, por que vc. não ativa o atalho de teclado para ejetar? Isso vc. faz em (no painel superior): Sistema/Preferências/Atalhos de teclado. Se vc. usa um PC e tem teclado multimídia, que possui tecla para ejeção, já está tudo prontinho; não modifique nada. Apenas adicione, caso queira, claro, um comando para fechar a bandeja: eject -t /dev/cdrom. Se vc. usa notebook ou não tem teclado multimídia, troque a tecla que está como padrão para ejeção por outra (eu uso sempre F12).

Obrigado novamente.
Não por isso!

Edite o título de seu post, acrescentado um "[Resolvido]" (sem as aspas) na frente, por favor.

Fique com Deus.
:: Acima de tudo, Deus! ::