ffmpeg não permite uso do codec libx264 depois de atualizar para o Lucid

Iniciado por fpissarra, 22 de Maio de 2010, 11:29

tópico anterior - próximo tópico

fpissarra

Eu raramente posto perguntas por aqui (ok, eu raramente posto por aqui!), mas é porque tenho muito poucos problemas com o Ubuntu. E, aqueles que tenho, geralmente são solucionados facilmente, graças a convivência com Linux já há alguns anos (os que não consigo geralmente acho por aqui).

Assim, estou recorrendo a vocês pra ver se consigo solucionar um pequeno problema:

Depois de atualizar meu Karmic para o Lucid, o ffmpeg não permite mais o uso do codec de video x264. Eu constumava converter vídeos assim:

ffmpeg -i video_original -acodec ac3 -vcodec libx264 -sameq video_destino

Só que essa linha de comando, agora, faz com que o ffmpeg me informa:

Error while opening codec for output stream #0.0 - maybe incorrect parameters such as bit_rate, rate, width or height

Esse erro não aconcia no karmic. Se eu tento usar outro codec (o libxvid, por exemplo), obtenho o mesmo erro (que não acontecia antes).

Alguma dica?

PS: Ahhh... sim, usando o AviDemux eu consigo codificar vídeos em x264 ou xvid perfeitamente.

fpissarra

Well.. ningém respondeu a esse questionamento. Acontece que achei a solução. A versão mais recente do ffmpeg parece precisar ser informada do profile a ser usado com o libx264. Assim, a linha de comando que postei ficaria:

ffmpeg -i video_original -acodec ac3 -vcodec libx264 -sameq -vpre default video_destino

Além do "default" tem outros profiles (veja-os em /usr/share/ffmpeg).

Tái a dica...