Como instalar um "tar.gz"

Iniciado por tiaguinho_pousoalegre_mg, 21 de Maio de 2010, 09:03

tópico anterior - próximo tópico

tiaguinho_pousoalegre_mg

Olá, sou iniciante no mundo do linux e to apanhando feio de uma coisa que eu acho que deve ser fácil de resolver, não consigo instalar programas que eu baixo e tenham a extenção "tar.gz", se alguem souber explicar para um leigo eu agradeço.
PS: Eu intendo muito pouco de Terminal...
Tiago Felipe dos Santos

agente100gelo

Qual programa você está tentanto instalar?
Em 98% a instalação se dá graficamente pelo menu Aplicativos > Central de Programas

Acho que você está muito bitolado na maneira Windows de Instalar :)
Advogado e analista de sistema cearense.
Twitter: @glaydson

clcampos

Conhece o site www.getdeb.net ?

Se quer baixar é uma boa fonte.

Para aprender mais sobre instalação de programas no Ubuntu leia o tópico Instalação de Programas no Ubuntu.

E mesmo com essas informações ainda to com o agente100gelo.
Cristiano/Timóteo - MG
.: Como Fazer Perguntas de Forma Inteligente :.                
Com dúvida? pesquise!

gandaran

Citação de: tiaguinho_pousoalegre_mg online 21 de Maio de 2010, 09:03
Olá, sou iniciante no mundo do linux e to apanhando feio de uma coisa que eu acho que deve ser fácil de resolver, não consigo instalar programas que eu baixo e tenham a extenção "tar.gz", se alguem souber explicar para um leigo eu agradeço.

e muito simples, primeiro precisa de instalar o pacote 'build-essential' para poder compilar programas, procurar no synaptic e instalar, sem este pacote não vai conseguir nada.
depois clique (lado direito) no pacote 'tar.gz' e escolha extrair, nos ficheiros descompactados procure o 'readme' abra e leia as instruções de instalar, a maneira de instalar por vezes varia de pacote para pacote por isso tem de ler sempre o ficheiro 'readme'.

agente100gelo

Citação de: gandaran online 21 de Maio de 2010, 09:53

e muito simples, primeiro precisa de instalar o pacote 'build-essential' para poder compilar programas, procurar no synaptic e instalar, sem este pacote não vai conseguir nada.
depois clique (lado direito) no pacote 'tar.gz' e escolha extrair, nos ficheiros descompactados procure o 'readme' abra e leia as instruções de instalar, a maneira de instalar por vezes varia de pacote para pacote por isso tem de ler sempre o ficheiro 'readme'.

Não. Não é simples compilar .tar.gz.
O modo simples é o da Central de Programas.
O modo mediano é o apt-get.
E o modo hardcore é o compilar .tar.gz.

Destaco:

CitarOlá, sou iniciante no mundo do linux...

Advogado e analista de sistema cearense.
Twitter: @glaydson

gandaran

Citação de: agente100gelo online 21 de Maio de 2010, 10:01
Citação de: gandaran online 21 de Maio de 2010, 09:53

Não. Não é simples compilar .tar.gz.
O modo simples é o da Central de Programas.
O modo mediano é o apt-get.
E o modo hardcore é o compilar .tar.gz.

Destaco:

CitarOlá, sou iniciante no mundo do linux...

sim concordo, tinha esquecido um pormenor, as dependencias!  se o programa a compilar necessitar de instalar outros programas dependentes então tornasse uma trabalheira conseguir compilar, não vale a pena, hoje encontrasse quase tudo já empacotado (.deb) a modo de instalar, basta procurar bem.