Quatro problemas: HD, Memória RAM, Rede Samba, SENHAS

Iniciado por chapermann, 30 de Maio de 2006, 15:24

tópico anterior - próximo tópico

chapermann

Olá, estou com quatro problemas / Dúvidas, e gostaria da ajuda dos GURUS:

1 - Meu HD é meio velho, 20GB, comprei um novo (igual, mesma marca, mesmos 20 GB), fui em Sistema > Administração > Discos e não consigo instala-lo / Formata-lo. Acho que está com defeito, pois quando está terminando ele "estala". Pode ser?

2 - Tinha 512Mb (uma placa), comprei mais uma pois me falaram que o ideal são duas, o $$ só deu para 256Mb, ficou 768MB, como faço para saber se estão funcionando e se o UBUNTU está trabalhando direitinho elas? Tem algum comando? No Boot reconhece.

3 - Como faço para desabilitar a senha do servidor Samba, pois ninguem consegue acessar meu computador na rede interna, e eu não consigo mais acessar os outros computadores: Locais > Servidor de Rede > Aí pede senha 2 vezes, e não possuo as senhas.

4 - Chega de Senhas no UBUNTU!!! Nunca vi isso, agora fico anotando as senhas, sonhando com elas. Posso botar só uma senha para tudo???

Obrigado,
Desculpe a qtdade de perguntas...

FERNANDO

KurtKraut

Aloha,

Vamos por partes:

1) Barulhos são sinais de danos físicos (e em grande parte irreparáveis) em um disco rigído. Não confie mais neste HD, ele pode perder dados a qualquer momento. Se o sistema estiver instalado nele, programas podem parar de funcionar do nada e o sistema como um todo pode parar de funcionar. É bom substituir este equipamento.

2) Digite no terminal free -m. O número da linha MEM na coluna Total deve ser próximo a 768.

4) Senhas ? Que senhas ? E sim, pode botar uma senha para tudo. Mas isso obviamente aumenta o risco. É como usar a mesma senha para sua conta bancária e para sua caixa postal no celular. Se alguém descobrir a senha do seu celular (e isso é fácil) por tabela pode raspar seu saldo no banco :P Recomendo separar as senhas por nível. Quanto mais importante for um sistema (ex.: banco) mais rara essa senha vai ser, ou seja, você vai utilizá-la em menos lugares. Quanto mais boba for uma senha, por exemplo, de um serviço que você usa pouco e é de pouca importância, você pode usar uma senha mais 'popular', compartilhada em outros lugares.

Quanto a oSamba vou ficar devendo, não o utilizo.

chapermann

#free -m
       total       used       free     shared    buffers     cached
Mem:      762        646        116          0         20              297
-/+ buffers/cache:              196        566
Swap:     815          0          815

O uso do SWAP é ZERO??? Por que? Estou com Thunderbird, 3 Janelas do Firefox, O XMMS, Terminal Root abertos e o SWAP é Zero???

Como faço para consumir menos Memoria RAM???

agente100gelo

Que bom que o Swap é zero. Swap é só quando ultrapassa o limite da memória ram. Swap é muito mais lento.

Vc pode usar esta dica pra tentar diminuir o uso de ram do Firefox
http://www.navegantes.org/b2evolution/blogs/index.php?title=firefox_reducao_ram&more=1&c=1&também=1&pb=1

Em aplicações > Ferramentas do Sistema > Monitor do Sistema
Verifica quais programas estão consumindo mais memória.
Advogado e analista de sistema cearense.
Twitter: @glaydson

chapermann

browser.sessionhistory.max_entries- 0

Já está Zero....

O que pode estar consumindo memória? No momento tenho tres janelas do Firefox e o Thunderbird, consumindo 600MB de RAM e tendo livre 126MB???

Não sei mais o que pode estar acontecendo.

mitsu

O Linux utiliza a memoria que esta "ociosa" para acelerar o sistema.
Voce esta usando 196MB para os programas. (566MB free)
O restante esta sendo utilizado para cache e buffers
vou ver se acho algum link esplicando melhor isso