Dificuldades de iniciante no linux

Iniciado por Antônio Risse, 20 de Maio de 2010, 19:19

tópico anterior - próximo tópico

Antônio Risse

20 de maio de 2010
                                                                                                                        Olá amigos estou tentando ser novato mas agarro no mesmo problema! a tempos venho tentando instalar uma versão ubuntu que não sei qual é o nº
porque eu ganhei o cd de um visinho que comprou um pc já a tempos atrás, e trocou o ubuntu que veio na máquina para xp!
(lá têm um logotipo sunsix) é um cd com o programa e um outro cd pacote extras! O programa instala direitinho no meu pc azus, até som fica bom! lá  no cd  pacote têm uma instrução de
Como instalar o pacote extras, copiar  a pasta extras do cd e colar
na pasta pessoal do ubuntu digitar um comando que mostra lá, no terminal de comando  até ai vai direitinho! ele começa a descompactar os arquivos termina e
aparece uma janela azul que diz q esta configurando pacotes mas não sai disto! Em outro dia tento de novo ele começa a descompactar de novo mas já manda um recado dizendo algunha coisa sobre java esta incompleto , pensei que o meu leitor de cdr estava falhando ao copiar os arquivos tentei  com outro leitor de cdr  mas tudo igual. Depois de fazer esta tentativa de instalar o pacote extras, que acabo deixando pra lá, ele nem abre mais( instalar remover) ele diz q ocorreu um erro e q  é para tentar alguns comandos q sugere lá, mas eu não estou familiarizado com os comandos desisto! As coisas básicas dele funcionam mas o que eu queria mais dele era usar player VLC (porque têm um vídeo no youtube ensinando configurar o ubuntu e vi que trabalha com vlc)
já que o dele não passa arquivos FLV de video!. Consegui baixar pelo windows o ubuntu 10.4 direto do site, gravar em cd instalar , mas também agarra lá nas atualizações. Vi que é dificil instalar modem  motorola sm 56! Para conexão discada ,é o que têm na máquina.
Tenho uma conexão banda larga 3g, mas lá no manual do meu modem 3g  marca Huawei  modelo E156b diz q não funciona com linux...então sem chance de funcionar normal meu Linux! Por mim não é nada urgente posso desistir, mas é que a maioria dos professores q dão aula de info por aq recomendam o linux, como seguro e inclusive, para administração de comércios. Por isto eu gostaria de familiarizar mais com o ubuntu e conhecer melhor os comandos, E saber ajudar alguém q tiver, linux!. Eu  formato pcs  e já fui solicitado algumas veses a retirar linux de máquinas novas que compraram , para usarem xp confesso que  dá uma dózinha, mas o cliente manda , fazer o q !!!.
Para o momento agradeço a atenção! Email: tonyconsert@yahoo.com.br

Andreson Goveia

Para o modem 3G tenta isso
http://ubuntuforum-pt.org/index.php/topic,65956.msg369414.html#msg369414
para o modem motorola é só ir em procurar driver proprietários(acho que é isso) que ele instalará.

overlock@

1º vá em >>> Aplicativos >>> Acessórios >>> Terminal ,no terminal digite ;

lspci

Esse comando listará todos os hardware do pc. copie e cole aqui por favor !!

Para você ficar por dentro do linux, recomendo essa leitura >>> http://focalinux.cipsga.org.br/gol.html

Você pode acessar de qualquer sistema, é uma manual online, mas tem para você baixar também.

"Linux User" # 480186 

Kubuntu 11.04 kernel 2.6.38.8-ck3 kde 4.6.4

Antônio Risse

:Dharry@harry-desktop:~$ lspci
00:00.0 Host bridge: VIA Technologies, Inc. VT8377 [KT400/KT600 AGP] Host Bridge
00:01.0 PCI bridge: VIA Technologies, Inc. VT8235 PCI Bridge
00:0d.0 Communication controller: Motorola Wildcard X100P
00:10.0 USB Controller: VIA Technologies, Inc. VT82xxxxx UHCI USB 1.1 Controller (rev 80)
00:10.1 USB Controller: VIA Technologies, Inc. VT82xxxxx UHCI USB 1.1 Controller (rev 80)
00:10.2 USB Controller: VIA Technologies, Inc. VT82xxxxx UHCI USB 1.1 Controller (rev 80)
00:10.3 USB Controller: VIA Technologies, Inc. USB 2.0 (rev 82)
00:11.0 ISA bridge: VIA Technologies, Inc. VT8235 ISA Bridge
00:11.1 IDE interface: VIA Technologies, Inc. VT82C586A/B/VT82C686/A/B/VT823x/A/C PIPC Bus Master IDE (rev 06)
00:11.5 Multimedia audio controller: VIA Technologies, Inc. VT8233/A/8235/8237 AC97 Audio Controller (rev 50)
00:12.0 Ethernet controller: VIA Technologies, Inc. VT6102 [Rhine-II] (rev 74)
01:00.0 VGA compatible controller: nVidia Corporation NV11 [GeForce2 MX/MX 400] (rev b2)
harry@harry-desktop:~$

Olá amigos! Obrigado pelas respostas e visualizações ao meu tópico!

Eu também aprendo muito visualizando tópicos dos amigos.
Ai acima a listagem que o amigo overlok@ pediu do meu pc,
Amigo Anderson fiquei mui contente em saber que modem 3g funciona
No linux. Ainda não instalei porque to meio inseguro e conhecendo ainda o sistema
Até achei este tutorial no google e indico aq pode ser útil para outros iniciantes
http://www.guiadohardware.net/tutoriais/3g-linux/ ainda não achei no ubuntu
o tal wvdial  de que diz o tutorial  e sobre o driver  proprietários dá tudo vazio
acho que so vai dar certo depois que eu conseguir acessar internet com o meu 3g claro! Fiquei com medo de errar algunha coisa ao tentar instalar la no ubuntu
depois o modem parar de funcionar no xp! Há este risco?
Add os links nos meus favoritos e estou lendo vwl abração a todos 

Andreson Goveia

Citação de: Antônio Risse online 21 de Maio de 2010, 23:31
Fiquei com medo de errar algunha coisa ao tentar instalar la no ubuntu
depois o modem parar de funcionar no xp! Há este risco?
Add os links nos meus favoritos e estou lendo vwl abração a todos 

Não. pode tentar quantas vezes quiser, que você não corre esse risco (são sistemas operacionais diferentes, com arquivos de configuração diferentes).

Antônio Risse

:DOlá amigos!
Desculpem a demora no retorno, vim agradecer as ajudas, e dizer que já estou usando o ubuntu normal e estou gostando. Sobre conexão , com aquela versão do ubuntu que mencionei do meu cd devido as dificuldades deixei de lado e tentei com a versão que baixei do site ubuntu 10.4 e foi facinho! Foi só ir em sistema guia configurações de rede e ali já têm uma janela com todos os tipos de conexão inclusive a minha que no caso é banda larga móvel claro 3g foi só configurar isto e na hora não deu nada não, fiquei achando que não dava conexão mas depois que reiniciei o pc lá na parte superior da tela já deu sinal de conexão e pronto conexão ativa! Daí fiz as atualizações, seguido orientações do video q ensina eu havia baixada do youtube com o xp deu tudo certinho. Quanto ao player vlc q queria pois uso no xp  não achei não, mas instalei gnome mplayer e esta me atendendo bém. Agora é só ir aprendendo + e + no dia a dia e sinto q já posso recomendar a outros com segurança .http://nq6.blogspot.com/ é o link de onde vi o video de instruções! Abração.