Configurar Conexão com a Internet no Ubuntu [Resolvido]

Iniciado por Donald, 19 de Maio de 2010, 15:13

tópico anterior - próximo tópico

Donald

Pessoal... meu problema é a internet.

Instalei o Ubuntu no lugar do Windows e agora não consigo acessar a net. Fui em Sistema>Preferência>Conexões de rede>DSL>Adicionar e adicionei uma conexão. No nome de usuário escrevi o email de acesso (exemplo@brturbo.com.br), no campo Serviço escrevi "BrTurbo" e no campo Senha a senha. Mas a intenet não entra.

No canto direito superior da tela aparece um link com um ponto de exclamação vermelho dentro, Clico nele, aparece uma listinha, clico em seguida em "Conexão DSL 1" e ele tenta entrar. Cinco segundos depois aparece um balão com os dizeres: "Rede com Fio,   Desconectado-você está desconectado". O que poderia ser? No windows, quando acontece esse problema, para supera-lo, basta instalar o Drive da placa de rede. Inseri o cd de instalação na máquina mas o cd não instala.

Se alguém tiver alguma idéia de como superar isso, ficarei desde já agradecido.

Obs: Internet e Modem estão funcionando, (pois são dois computadores e no outro funciona, [não tem rede entre eles]), antes os dois eram windows e agora instalei o Ubuntu em um deles.

A internet é DSL (BrTurbo)
Placa mãe  Asus M2N-MX SE PLUS SERIES.

Se alguém tiver alguma idéia, se for possível, pediria para explicar numa linguagem bem básica, pois sou meio leigo em informática e instalei o Ubuntu a 1 dia.

Agradeço a atenção pessoal.

Aquele abraço

velox256

Computador perereca, com disco perereca, monitor perereca e sistema super xuxu. Visitem a minha página em http://sidserra.k6.com.br ou meu blog em http://sidserra.blogspot.com.br.

zekkerj

Cola aqui o conteúdo do arquivo "/etc/network/interfaces".
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

Donald

Pessoal... desde já agradeço as contribuições...

zekkerj

Cara... nesse arquivo que você pediu, está escrito os dizeres abaixo

auto lo
iface lo inet loopback

velox256

Também testei sua sugestão companheiro, abrindo o terminal, digitando o comando e a senha e ele traz uma mensagem dizendo assim:

"Foram encontrados(s) 1 dispositivo(s) ethernet:eth0

Todas as interfaces ethertnet estão listadas acima?
(Caso não estejam, o modconf será iniciado para que você possa carregar os controles da(s) placa(s) manualmente).

Ou pressinone ESC para abortar aqui."

Então aperto a tecla "Enter" em seguida e ele começa a procurar um concentrador de acesso PPPpE em eth0...
Ele fica alguns segundos procurando e traz a mensagem a seguir de volta:

Desculpe 1 interfaces foram tentadas, mas o concentrador de Acesso ed seu provedor de acesso não respondeu. Por favor cheque seus cabos de rede e de modem. Outra razão para a falha pode ser um outro processo pppoe que controla o modem em execução

Por enquanto é isso.

Abraço

pupio

Você já  executou o pppoeconf?

Se ainda não, abra um terminal e digite:

sudo pppoeconf

Coloque a senha de root e siga as instruções...Basta colocar login e senha da ADSL... Quando estiver com dúvida clique em sim.

Verifique se sua placa de modem foi reconhecida com

lspci

Qual Ubuntu você está usando? Lucid Linx? Karmic Koala?

zekkerj

Pela saída que ele postou, ele já executou o "pppoeconf". Mas talvez o modem dele esteja roteado.

Nesse caso, basta executar o comando "sudo dhclient eth0". Mas isso ainda não é permanente; confirme que funcionou, pra gente explicar como fixar essa configuração.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

Donald

Pessoal... quero agradecer a toas as contribuições, conseguimos resolver o problema.

Ontem segui os passos que o Zekkerj tinha sugerido, mas não tinha dado muito certo. Hoje testei os passos mais uma vez e reiniciei o computador em seguida. Pra minha surpresa (talvez num golpe de sorte) na abertura o Ubuntu reconheceu a placa de rede e perguntou se eu queria instalar o drive, cliquei em sim, instalou, reiniciei e a internet começou a funcionar sem maiores problemas. Agora não sei se a solução foi porque segui os passos, ou foi porque a placa de rede foi reconhecida.  Realmente não sei.

O que importa é que o problema foi resolvido.

O único problema (se é que é um problema), é que agora o computador liga e a internet já conecta junto. Como aqui em casa existe três computadores (que não estão em rede), somente dois ficam conectados simultaneamente, Daí se existe dois pc ligado e você quiser ligar o terceiro e tiver que desconectar o Ubuntu, tenho que desconectar o cabo. Mas isso não é um problema grave.

Abraço e obrigado a todos pelas colaborações

zekkerj

CitarOlá pessoal meu "porblema" e quase o mesmo só que a minha internet é sem fio.
Então seu problema é outro, meu filho... abre um tópico pra vc que sai pelo mesmo preço e não atrapalha o tópico dos outros...  ::)

zekkerj

Citação de: Donald online 20 de Maio de 2010, 18:54
Pessoal... quero agradecer a toas as contribuições, conseguimos resolver o problema.

Ontem segui os passos que o Zekkerj tinha sugerido, mas não tinha dado muito certo. Hoje testei os passos mais uma vez e reiniciei o computador em seguida. Pra minha surpresa (talvez num golpe de sorte) na abertura o Ubuntu reconheceu a placa de rede e perguntou se eu queria instalar o drive, cliquei em sim, instalou, reiniciei e a internet começou a funcionar sem maiores problemas. Agora não sei se a solução foi porque segui os passos, ou foi porque a placa de rede foi reconhecida.  Realmente não sei.
Eu tenho certeza de que foi pq a placa de rede foi reconhecida. ;)

O que importa é que o problema foi resolvido.

O único problema (se é que é um problema), é que agora o computador liga e a internet já conecta junto. Como aqui em casa existe três computadores (que não estão em rede), somente dois ficam conectados simultaneamente, Daí se existe dois pc ligado e você quiser ligar o terceiro e tiver que desconectar o Ubuntu, tenho que desconectar o cabo. Mas isso não é um problema grave.

Abraço e obrigado a todos pelas colaborações

Sugestão: compre um roteador. Pode inclusive ser um roteador wireless. Daí vc passa a pegar a mesma conexão pros 3, 4, 5, quantos vc quiser. ;)

Donald

É verdade... já deveria ter comprado um roteador a séculos atrás...

Mas sabe aquela história né... modem está funcionando, então quando estragar esse compro um bom. (E o dito cujo nunca estraga...) rsrsrs..

Abraço

zekkerj

modem é modem, roteador é roteador.

Até existem modems que podem trabalhar como roteadores, e existem roteadores que podem trabalhar como modems. Mas eu sou da opinião que cada um com seu cada um...