Fazer camisas com a Logo do Ubuntu tem regra de patente/licença?

Iniciado por ThOnY, 18 de Maio de 2010, 23:27

tópico anterior - próximo tópico

ThOnY

Pessoal eu dou aulas livres voltado a uma comunidade daqui da minha região somente com o Ubuntu.

Gostaria de saber se ocorre algum problema se eu fazer camisas personalizadas com a logo-marca do Ubuntu e distribuir (ou vender) e se posso também colocar junto o nome do local onde eu faço este trabalho.

Se precisa ser distribuidor oficial ou de alguma fora ter algum alvará pela Canonical pra se fazer isso.

Quanto aos CDs distribuídos em cópia se pode colocar encarte ou adesivo também dessa forma (distribuídos de graça logicamente).

Desculpem se foi uma pergunta besta mas por favor me respondam. Abraços!

Antonio Novaes

Peguei no site da Canonical:
Marcas

Todas as marcas, logotipos e marcas de serviço ("Marcas") exibidos neste site são de propriedade de seus proprietários, se Canonical ou de terceiros. Por exemplo, o Linux é uma marca comercial registrada da Linus Torvalds. Debian é uma marca comercial da Software de Interesse Público, Inc. Windows é alegadamente uma marca da Microsoft Corporation.

Canonical possui um número de marcas e estas incluem a Canonical, o Ubuntu, Kubuntu, Edubuntu e Xubuntu. As marcas são registadas em palavras e forma logo. A política de marca para marca Ubuntu relacionados podem ser encontrados no site do Ubuntu. As marcas da Canonical estão fortemente protegidos. Especificamente,

Você não pode modificar as Marcas de qualquer forma, exceto para redimensionar o logotipo, se necessário. Se você redimensionar o logotipo, você deve manter os mesmos formatos como o logotipo aprovado.
Você não pode combinar as marcas com quaisquer outras marcas ou logotipos.
Você não pode usar ou exibir as marcas registradas em qualquer produto ou em conexão com qualquer serviço, exceto para os produtos e serviços criados pela Canonical.
Se você tiver alguma dúvida, entre em contato conosco.

----------------------------------------------
O texto acima foi traduzido pelo google
Grifo no texto foi acrescentado por mim

Fonte: http://www.canonical.com/legal (em inglês, acessado no dia 19/05/2010 às 00:40)
Antonio Novaes
Analista de Sistemas

ThOnY

Resumindo...
Eu não posso fazer pois não é ligado (oficialmente) a Canonocal...
:'(
Valew por ter respondido, abraços.

Antonio Novaes

Entre em contato com eles e veja se autorizam colocar a logo marca.
não custa tentar
rsrs...
Antonio Novaes
Analista de Sistemas

ctavares

Amigo, eu se fosse você fazia e boa, esse negócio de registro de marca é tudo besteira, qualquer um faz uma camisa com o logo do Ubuntu, MS, Oracle, IBM, Sadia e outras... Pense bem, você acha que a canonical irá reclamar os direitos dela com você? Afinal de contas você está exibindo ao mundo a marca dela... Toca pau ai e boa...
Abraço,
Carlos Tavares
Blog: http://ti-online.blogspot.com/ MSN: ctavaresjr@hotmail.com

irtigor

Citação de: ctavares online 24 de Maio de 2010, 16:22
Amigo, eu se fosse você fazia e boa, esse negócio de registro de marca é tudo besteira, qualquer um faz uma camisa com o logo do Ubuntu, MS, Oracle, IBM, Sadia e outras... Pense bem, você acha que a canonical irá reclamar os direitos dela com você? Afinal de contas você está exibindo ao mundo a marca dela... Toca pau ai e boa...

Discordo veementemente. Mas nada pode te impedir de agir contra as leis, nesse caso, o que pode e deve acontecer é a punição por tal ousadia.

Glauco Hass

A Canonical nos fornece softwares de graça, seria no mínimo estranho ela não permitir propaganda gratuita entre os seus usuários. A autorização deles sempre frisa que as vendas não devem visar lucro, somente os custos e preferencialmente sejam feitas entre grupos específicos, para que esse controle seja mais eficaz.

Edit: olha o que eu achei - em inglês:
http://www.mail-archive.com/ubuntu-in@lists.ubuntu.com/msg06798.html

Em resumo, é a Canonical autorizando formalmente os usuários do Ubuntu na Índia a fazerem exatamente o que você quer. Talvez tenha alguma restrição quanto a utilizar o nome da empresa onde você trabalha. Se patrocinarem uma parte dos custos, já é uma justificativa boa.

Antonio Novaes

Thony,

sugiro que entre em contato com a Canonical e explique sua inteção. Acredito que não será objetado devido ao respeito que está mostrando ao registro feito pela canonical.

O fato de entrar em contato com a Canonical mostra respeito pela empresa, marca e as leis.

Isso conta a seu favor.

Tenta ai...

abraço
Antonio Novaes
Analista de Sistemas