Sobre programas equivalentes para não depender de outro SO?

Iniciado por gfenrrir, 17 de Maio de 2010, 09:59

tópico anterior - próximo tópico

gfenrrir

Estou tendo progressos ao usar o Ubuntu 10.04  ;D

Como de costume, sempre tem aquele programa que você usava e quebrava o maior galho  ;)

No meu caso é:

Estou atrás de um programa que tirasse imagem de CD/DVD esse foi resolvido, dei uma garimpada no K3b e pronto consegui tirar imagem de um DVD só para teste, daí surgiu um novo problema quando estava usando o WIndows XP tinha vários programas que criava uma unidade de CD/DVD virtual para usar as imagens de CD/DVD em certos programas de vídeos

Quero saber se tem algum programa para o Linux que faça a mesma coisa, montar uma unidade de CD/DVD virtual e manipular as imagens gravadas no HD

E já que estou atrás de programas equivalentes quero saber desses:

CDex: ripava musica em mp3 e recuperava as tags
Winamp: editava as tags
Daemon tools: montar unidade CD/DVD virtual
FairUse: ripar vídeo para .AVI
Algum programa para Ipod
Vdownloader: para baixar vídeos do youtube

e estou pesquisando programa para CAD vi alguns bons, porém muito a desejar, esse parece que vou ter que usar via Wine mesmo  :(

parece que o resto já tem equivalente gravador de disco, suíte de escritório, players de vídeo e áudio, navegador e mensagem instantânea :D

Abraços =)

coelhojhezebell

Sim, tem muitos programas equivalentes ótimos. Alguns até melhores que os softwares proprietários, mesmo assim ainda há muito a que se discutir a respeito desse assunto. Segue nesse link do Wicki.Ubuntu uma lista de programas compatíveis por S.O com comentários, quem não leu vale a pena dar uma lida e fazer alguns testes. Não se esqueçam após fazer os testes deixem posts nesse tópico aqui por exemplo criado pelo nosso amigo para que possamos ter uma informação mais precisa sobre os mesmos.
* Observação importante: Esta é apenas uma pequena lista de programas que em sua maioria já vem instalados ou contidos nos repositórios para fácil instalação. Tem muito mais além destes que você pode conferir na central de Programas do Ubuntu ou no gerenciador de pacotes. É tudo organizado por categorias facilitando assim a busca e instalação de programas.No sistema proprietário por exemplo não tem bons programas Educacionais para Crianças dentre Outros já para o Linux (Ubuntu) tem vários é só pesquisar.

Link do texto que mostra os programas compatíveis: http://wiki.ubuntu-br.org/ProgramasEquivalentes

Abraços a todos.
"Uma pessoa com Ubuntu está aberta e disponível aos outros, assegurada pelos outros, não sente intimidada que os outros sejam capazes e bons, para ele ou ela ter própria auto-confiança que vem do conhecimento que ele ou ela tem o seu próprio lugar no grande todo." -- Arcebispo Desmond Tutu.

platao

Ola companheiros, aqui no Ubuntu 10 pelo menos e so inserir um dvd ou cd e o braseiro ja me da a opção de criar uma iso e depois de criada eu so clico em cima e mando abrir com o "montador de arquivos".
\\\\\\\\Apostilas Dicas e Guias do Ubuntu\\\\\\\\\> http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,79368.msg440997.html#msg440997

Lugaid

Citação de: coelhojhezebell online 17 de Maio de 2010, 10:25
Sim, tem muitos programas equivalentes ótimos. Alguns até melhores que os softwares proprietários, mesmo assim ainda há muito a que se discutir a respeito desse assunto. Segue nesse link do Wicki.Ubuntu uma lista de programas compatíveis por S.O com comentários, quem não leu vale a pena dar uma lida e fazer alguns testes. Não se esqueçam após fazer os testes deixem posts nesse tópico aqui por exemplo criado pelo nosso amigo para que possamos ter uma informação mais precisa sobre os mesmos.
* Observação importante: Esta é apenas uma pequena lista de programas que em sua maioria já vem instalados ou contidos nos repositórios para fácil instalação. Tem muito mais além destes que você pode conferir na central de Programas do Ubuntu ou no gerenciador de pacotes. É tudo organizado por categorias facilitando assim a busca e instalação de programas.No sistema proprietário por exemplo não tem bons programas Educacionais para Crianças dentre Outros já para o Linux (Ubuntu) tem vários é só pesquisar.

Link do texto que mostra os programas compatíveis: http://wiki.ubuntu-br.org/ProgramasEquivalentes

Abraços a todos.

otimo link, ajudou muito

Falco90

CDex: ripava musica em mp3 e recuperava as tags - Não sei
Winamp: editava as tags - EasyTag, mas qualquer player tbm faz isso
Daemon tools: montar unidade CD/DVD virtual - FuriusIsoMount ou clicar com o botão direito do mouse e ir em Abrir com montador de arquivo
FairUse: ripar vídeo para .AVI - Avidemux
Algum programa para Ipod - Não sei
Vdownloader: para baixar vídeos do youtube - copiar de /tmp

gfenrrir

Citação de: Falco90 online 17 de Maio de 2010, 13:35
CDex: ripava musica em mp3 e recuperava as tags - Não sei
Winamp: editava as tags - EasyTag, mas qualquer player tbm faz isso
Daemon tools: montar unidade CD/DVD virtual - FuriusIsoMount ou clicar com o botão direito do mouse e ir em Abrir com montador de arquivo
FairUse: ripar vídeo para .AVI - Avidemux
Algum programa para Ipod - Não sei
Vdownloader: para baixar vídeos do youtube - copiar de /tmp

Interessante essas notificações que você indicou  ;D
Mas, das tags eu falava de auto-tags quando abria as opções do mp3 dentro do Winamp tinha o botão Auto-Tag e voltava com 90% de acerto das característica das musicas. Album, titulo ano, compositor etc

Não achei essa opção dentro do Amarok 2.3.0
E para montar as ISOs não está do jeito que eu imagino eu montei com FuriusIsoMount e não abriu os menus do DVD dentro do GnomePlayer e nem abriu com o VLC, se eu for direto pela ISO pula os menus e não dá para escolher cenas, legendas, extras, etc...
Abraços =)

inack

Para te encorajar, eu uso o kubuntu por opção, por achar melhor mesmo. tenho win7, mas acho o kubuntu muito mais bacana.

CDex: ripava musica em mp3 e recuperava as tags >> o K3B tem um opçao de "Extrair audio digital" que inclusive adiciona tag com os nomes das musica e artista. Coisa que só vi o k3b fazer.

Winamp: editava as tags  >> easytag

Daemon tools: montar unidade CD/DVD virtual >> isso o proprio linux faz, não precisa instalar nada. Faz assim: Como super usuario 'sudo su' crie uma pasta 'mkdir /media/iso'
depois mount a imagem dendro dela, assim 'mount -o loop /home/usuario/Meu_Cd.iso /media/iso' se achar legal me manda um email que te dou mais dicas.

FairUse: ripar vídeo para .AVI >> avidemux (grafico) mencoder (texto)

Algum programa para Ipod >> nao uso ipod, por isso nao sei qual é bom, mas exite sim. Se voce usar o synaptic para gerenciar pacotes digita
ipod na pesquisa que vai te dar varias opçoes; Alias o synaptic é muito bom, depois de entender como pacotes/apt funciona dificilmente uso outro. Para inslalar 'sudo apt-get install synaptic'

Vdownloader: para baixar vídeos do youtube >> se você usa o firefox existe uma extensao chamada Video DownloadHelper (https://addons.mozilla.org/pt-BR/firefox/addon/3006/) que é bem legal e pode salvar em flv mesmo ou converser p/ avi ou mpeg.

Aos poucos voce vai descobrindo que o windows vai ficando pra tras, a unica coisa que sentia falta era o office, mas depois que consegui instalar ele pelo playOnLinux nao entro de windows há meses pois tenho o excel e o word 2007 rodando bonitinho no linux.

É isso aí, um abraço

Xterminator

Citação de: inack online 18 de Maio de 2010, 07:05
CDex: ripava musica em mp3 e recuperava as tags >> o K3B tem um opçao de "Extrair audio digital" que inclusive adiciona tag com os nomes das musica e artista. Coisa que só vi o k3b fazer.

Winamp: editava as tags  >> easytag

O Sound Juicer e outros players também  carregam as tags, desde que o CD esteja disponível no Musicbrainz
aliás, esta feature de autotag do winamp entre outros players é fornecida pela CDDB/Gracenote que é um banco de dados de músicas e CD's "mas é proprietário" por isto os players do Linux não o utilizam mai, e o musicbrainz é uma alternativa a ele, basta procurar um editor de tags com suporte a musicbrainz como o Picard que é multiplataforma.

http://musicbrainz.org/doc/How_To_Tag_Files_With_Picard

Alias a Last.fm tem utilizado o musicbrainz para automaticamente corrigir as tags dos usuários preguiçosos o que não é o meu caso, já que os meus arquivos são todos editados manualmente, rs rs pois música para mim é essencial ;-)

TUBÃO

Vdownloader roda atraves Wine.

Citação de: gfenrrir online 17 de Maio de 2010, 09:59
Estou tendo progressos ao usar o Ubuntu 10.04  ;D

Como de costume, sempre tem aquele programa que você usava e quebrava o maior galho  ;)

No meu caso é:

Estou atrás de um programa que tirasse imagem de CD/DVD esse foi resolvido, dei uma garimpada no K3b e pronto consegui tirar imagem de um DVD só para teste, daí surgiu um novo problema quando estava usando o WIndows XP tinha vários programas que criava uma unidade de CD/DVD virtual para usar as imagens de CD/DVD em certos programas de vídeos

Quero saber se tem algum programa para o Linux que faça a mesma coisa, montar uma unidade de CD/DVD virtual e manipular as imagens gravadas no HD

E já que estou atrás de programas equivalentes quero saber desses:

CDex: ripava musica em mp3 e recuperava as tags
Winamp: editava as tags
Daemon tools: montar unidade CD/DVD virtual
FairUse: ripar vídeo para .AVI
Algum programa para Ipod
Vdownloader: para baixar vídeos do youtube

e estou pesquisando programa para CAD vi alguns bons, porém muito a desejar, esse parece que vou ter que usar via Wine mesmo  :(

parece que o resto já tem equivalente gravador de disco, suíte de escritório, players de vídeo e áudio, navegador e mensagem instantânea :D

Abraços =)