Wine trará os defeitos do Windows ao meu sistema?

Iniciado por Theus, 16 de Maio de 2010, 10:38

tópico anterior - próximo tópico

Theus

Olá pessoal,

sempre relutei muito a usar o Wine e sempre optei por uma opção de programa nativo do linux para as minhas necessidades.

porém, após procurar muito um leitor de .pdb para linux e não achar eu resolvi instalar o Wine (inclusive o q li sobre .pdb nesse fórum é q o melhor seria usar o wine para rodar o programa iSilo mesmo).

Porém eu tenho receio de que o Wine traria os defeitos do Windows ao meu computador. Penso q ele pode fazer as instalações cagadas do Windows em q eu nunca consigo remover por completo um programa, ou conseguir rodar um vírus, ect...

Essas minha dúvidas procedem?

abçs

web2000

Algumas coisas que fazem o Wine ser melhor que o Windows:


  • Todos os programas instalados através do Wine ficam em /home/seu-nome/.wine, caso algum programa não seja removido totalmente, é só remover esse diretório, e tudo que estava no Wine simplesmente irá desaparecer.
  • O Wine não inicializa automaticamente quando você liga o computador.
  • Devido ao sistema de permissões no GNU/Linux um programa (vírus) não consegue farrar seu sistema (se espalhar ou apagar coisas que seu usuário não tem permissão de escrita).
  • Se você não instalar algum navegador (IE, Firefox, Chorme, Opera, etc.) em seu Wine, é meio que improvável que ele peque vírus.

O Wine pode ser perigoso, mas é menos que o Windows.

gudrade

#2
O problema que encontro na configuração padrão do wine (assim penso), é que ele cria os links para sua pasta pessoal, o que um vírus poderia colocar em risco todos os seus arquivos (seu usuário), imagina rm -f *  :o
É claro, que é algo muito dificil de acontecer, já que você pode alterar os caminhos de link, e você usa programas que realmente precisa utilizando, ou seja, já são conhecidos. Quem geralmente cria os vírus, cria para os Windows, não pensando nessa hipótese.
Me corrijam se o que argumente sobre o comandoi esteja errado. ;)
"Trabalhai na vossa salvação com temor e tremor" (Fl 2,12)

Soriedem

Mesmo que os arquivos dessa emulação permitam ao vírus se "instalar" via WINE, ele ainda sim, não seria nenhuma ameaça ao sistema de arquivos do Linux, ou mesmo ao carregador de Boot em uso. Ele não seria nem mesmo capaz de efetuar um keylogging fora do WINE, ou fuçar arquivos privados da conta de usuário em atividade. Sim! A sua conta no Linux. A mesma pela qual você está utilizando o desktop e executando programas Windows via WINE, que (em teoria) não possui privilégios administrativos.

Ainda sim, caso o vírus tenha como alvo o WINE, para poder estar ativo, o mesmo irá precisar da "extrema falta de atenção", ou "total falta de conhecimento" do usuário, para se tornar uma ameaça real. Claro que, vírus com esse foco podem começar a ser desenvolvidos em massa pelos crackers de plantão. E o alvo principal seriam os usuários iniciantes de Linux.
Márcio Rocha Medeiros (TJ)

Theus

legal pessoal. to gostando da discussão.

mas o q seriam atos de "extrema falta de atenção", ou "total falta de conhecimento" do usuário?

abçs

irtigor

Citação de: Theus online 16 de Maio de 2010, 15:07
legal pessoal. to gostando da discussão.

mas o q seriam atos de "extrema falta de atenção", ou "total falta de conhecimento" do usuário?

abçs

Fornecer a senha do root, instalar programas de lugares não confiáveis entre outros exemplos.

O resto já foi falado, o wine implementa uma sandbox que tenta isolar os processos que usam ele como camada; mas ela já se mostrou falha, mesmo assim, não existe um grande risco.