Programar em C no Linux... ?

Iniciado por JoaoDamasceno.ufc, 14 de Maio de 2010, 14:37

tópico anterior - próximo tópico

JoaoDamasceno.ufc

Pessoal, depois de muito relutar, resolvi aprender a programar em C, usando o Linux/Ubuntu. Bem, meu primeiro programa é algo de extrema simplicidade:

#include <stdio.h>
/* Um Primeiro Programa */
int main ()
                           1
{
printf ("Ola! Eu estou vivo!\n");
return(0);
}

O que quero saber é como faço pra compilá-lo? Como faço para roda-lo?

No terminal, fui até onde ele está e escrevei: gcc -o p.c (o programa se chama "p"). e não aconteceu nada  que não fosse o terminal escrever: "gcc: no input files".

Alguém sabe como posso rodar um programinha qualquer? Algo bem simples mesmo....

Valeu !!!!!!!!!!

lr.gamito

Quem quer fazer alguma coisa encontra um meio! Quem não que fazer nada encontra uma desculpa!
Dell Inspiron 1525 | Dual Core T4200 | 3GB MEM | 160 GB HD | Ubuntu 10.04

Azuos

Esse é um programa em c++, não em C.

Primeiro, escreva o programa na linguagem do compilador  ;D Aqui está o alô mundo em C:
#include <stdio.h>

int main()
{
  printf ("\n Alo, Mundo! \n");
}

Então use a síntaxe

gcc nomedoarquivo.c -o nomedoexecutavel

depois pra executar é só ir no terminal e digitar

./nomedoexecutavel

Lugaid

Citação de: Azuos online 14 de Maio de 2010, 14:56

Primeiro, escreva o programa na linguagem do compilador  ;D Aqui está o alô mundo em C:
#include <stdio.h>

int main()
{
}

Então use a síntaxe

./nomedoexecutavel
falto so o return 0; no fim do codigo fonte =D

Isso mesmo, é só você está no lugar certo no terminal [aberto na pasta certa], digitat gcc nomedocodigofonte.c -o nomedesaida
Importante o terminal tem que ta aberto na pasta certa, exemplo, se o arquivo estiver na pasta Documentos, você tem que dar um cd Documentos antes de mandar o gcc.

JoaoDamasceno.ufc

Olha, desculpa a ignorância, mais o que é o "./nomedoexecutavel" Que nome de executável é esse?

Azuos

Citação de: JoaoDamasceno.ufc online 14 de Maio de 2010, 16:24
Olha, desculpa a ignorância, mais o que é o "./nomedoexecutavel" Que nome de executável é esse?
O nome do executável que você quer que o compilador gere. É o nome que você vai usar pra executar seu programa depois.

Lugaid

Vou tentar ser mais claro, vamos ao exemplo:
você irá fazer um programa que vai Dizer "Olá Mundo"
abra o editor de texto, digite o codigo fonte:
#include <stdio.h>
/* Um Primeiro Programa */
int main ()
                           1
{
printf ("Ola! Eu estou vivo!\n");
return(0);

Salve o programa[ex:teste.c]
Abra o terminal, e certifique-se que você está na pasta onde salto o teste.c.
Agora digite gcc teste.c -o teste (onde esta sublinhado é o nome do arquivo que você salvo, em negrito é o nome do arquivo de saida)
Agora pra rodar o programa e ver o resultado digite no terminal ./teste

Qualquer dúvida manda MP que faço um tutorial com imagens.

rudregues

Te aconselho a usar o comando
gcc -Wall nome-do-arquivo.c -o nome-do-programa

O motivo é que se der algum erro de compilação ele dirá qual é e em qual linha se encontra. Se você usar o Geany, ele faz o mesmo comando, inclusive te aconselho a usá-lo como IDE pra programar em C.

Um livro excelente é o 'linguagem C' do Luís Damas, é para iniciantes(é o que eu uso, custa cerca de R$100). Dá até pra aprender sozinho tranquilamente. Ou então usa o google mesmo!  ;)

[ ]'s
Gentoo — Controle total sobre o sistema.

fpissarra

Esse também não é um programa em C, mas em C++. Em C seria algo assim:

#include <stdio.h>

int main(int argc, char **argv)
{
  printf("Alo, mundo!\n");
  return 0;
}

A diferença é que main() não pode ser declarado como 'int main(void)', mas não como 'int main()', senão é C++.

Citação de: Azuos online 14 de Maio de 2010, 14:56

#include <stdio.h>

int main()
{
}

Então use a síntaxe

./nomedoexecutavel

JoaoDamasceno.ufc

Pessoal, mais uma vez, muito obrigado. Depois de muito relutar, finalmente consegui me dedicar mesmo a programação (quero começar com C). Ainda estou programando entre o "nada e muito pouco"... naquela de "alô mundo"... "teste C"... "estou programando"... etc etc... rsrsrsrs... Mais um dia faço minha interface pro Audacious e atualizo o XMGR ou Gracie pra ficar com a cara do Gnome !

Valeu mesmo, porém, me impressiona o quanto terei que lutar, ler, interpretar... muita coisa mesmo.

zeroday

Eh assim msm amigo , principalmente no mundo da programaçao ... " so se aprende a programar programando" =P
"Lutar sempre , vencer na medida do possível , desistir jamais."