Que preciso fazer no sistema pelo wine

Iniciado por jopeu, 13 de Maio de 2010, 16:07

tópico anterior - próximo tópico

jopeu

Eu tirei o wine, desistalei e depois joguei fora a pasta e os icones na base do delete. Fiz isso por um problema com o photoshop que não entendi.

Desde esse momento não consigo mais instalar o wine. Quando instala ele faz tudo direitinho, mas nem aparece os icones nem o diretorio do usuario e se tento usar pelo terminal da erro.
Tentei apgar as coisas que encontrei no locate, mas nem assim consegui instalarnvvamente.

Alguem pode me ajuda para conseguir instalar ele novamente?

Obrigado.

irtigor

Você não fez a desinstalação a partir do gerenciador? Se é isso então provavelmente você ainda tem o wine instalado. Tente rodar ele pelo terminal digitando "wine" ou pela interface "executar aplicativo" (aperte alt+f2 e escreva wine). Para remover qualquer vestígio do wine digite no terminal "sudo apt-get purge wine*". Se não é esse o problema, tente ser mais claro.

platao

Ola, Talvez algum vestígio do antigo Wine no menu esteja atrapalhando a criação de novas entradas dele quando você o reinstala.

Menu: Wine
Ícone: /usr/share/pixmaps/wine.svg

Item: Browse C:\ Drive
Comando: xdg-open .wine/dosdevices/c:
Comentário: Browse your virtual C:\ drive
Ícone: /usr/share/pixmaps/wine-winefile.svg

Item: Configure Wine
Comando: winecfg
Comentário: Change application-specific and general Wine options
Ícone: /usr/share/pixmaps/wine-winecfg.svg

Item: Uninstall Wine Software
Comando: wine uninstaller
Comentário: Uninstall Windows applications for Wine
Ícone: /usr/share/pixmaps/wine-uninstaller.svg
\\\\\\\\Apostilas Dicas e Guias do Ubuntu\\\\\\\\\> http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,79368.msg440997.html#msg440997

jopeu

Citação de: irtigor online 13 de Maio de 2010, 17:13
Você não fez a desinstalação a partir do gerenciador? Se é isso então provavelmente você ainda tem o wine instalado. Tente rodar ele pelo terminal digitando "wine" ou pela interface "executar aplicativo" (aperte alt+f2 e escreva wine). Para remover qualquer vestígio do wine digite no terminal "sudo apt-get purge wine*". Se não é esse o problema, tente ser mais claro.

Primeiramente o programa não estava instalado. Usei o PURGE  e desinstalou um montao de coisas, inclusive o "compis", não entendi mas desistalei.

Depois instalei o Wine normalmente:

Não aparece os icones no gnome,  não cria a pasta do usuario (.wine)
Pelo alt+f2 simplesmente nada acontece
Pelo terminal sem sudo me envia ao help do wine e quando busco o help não me diz argumentos nem nada

Menu: Wine
Ícone: /usr/share/pixmaps/wine.svg

Item: Browse C:\ Drive
Comando: xdg-open .wine/dosdevices/c:
Comentário: Browse your virtual C:\ drive
Ícone: /usr/share/pixmaps/wine-winefile.svg

Item: Configure Wine
Comando: winecfg
Comentário: Change application-specific and general Wine options
Ícone: /usr/share/pixmaps/wine-winecfg.svg
=======================================
Item: Uninstall Wine Software
Comando: wine uninstaller
Comentário: Uninstall Windows applications for Wine
Ícone: /usr/share/pixmaps/wine-uninstaller.svg

Com estas dicas consegui instalar os menus e apareceu o C. Só que não está ok

Vou ver se consigo desinstalar agora tudo e reinstalar do zero.

Obrigado

irtigor

Citação de: jopeu online 13 de Maio de 2010, 19:39
Pelo terminal sem sudo me envia ao help do wine e quando busco o help não me diz argumentos nem nada

Se o wine não está instalado você recebe uma mensagem do tipo:

O programa 'wine' não está instalado atualmente.  Você pode instalá-lo digitando:
sudo apt-get install wine1.2

Se esse não é o caso ele está instalado, é como eu disse, você usou um gerenciador para remover (apt-get,synaptic, aptitude, etc...)? ou só apagou o icone do menu e o arquivo de configuração local? O comando "sudo apt-get purge wine*" vai indicar para remoção completa todos os pacotes que comecem com wine, mas se preferir você pode colocar "sudo apt-get purge wine1.2" (já que esse foi o pacote sugerido para instalar é o mesmo que eu deveria remover). Como o @platao disse, se você desinstalou realmente, ainda pode ficar algum vestígio que impeça que uma nova instalação funcione, ai não tem jeito, você tem que caçar no sistema e remover.

platao

Ola companheiros, nao sei se esta acontecendo com as versoes mais novas mas nas versoes mais antigas vc removia o wine e os menus ficavam entao vc ia la e removia manualmente, o que acontece e que ao reinstalar o wine ele nao criava mais os atalhos entao tinha que criar manualmente....

Parece que o amigo nem chegou a instalar.

\\\\\\\\Apostilas Dicas e Guias do Ubuntu\\\\\\\\\> http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,79368.msg440997.html#msg440997

jopeu

Bom graças a ajuda de vcs estou chegando la.

Consigo instalar e quase tudo ok. Eu deletei também alguns icones, sera que vcs não podem colocar a lista do locate wine de vcs patra eu poder ver que icones estão faltando.

Se vcs sabem como repor, agradeço a informação.

Muito obrigado.