Performance de vídeo ruim

Iniciado por Marcus Rox, 29 de Maio de 2006, 13:06

tópico anterior - próximo tópico

Marcus Rox

Uma coisa que eu não me contento é com a baixa performance do vídeo que o linux oferece em hardware comum (placas on-boad).

Ao alterar entre janelas, minimizar/maximizar, você sempre percebe um delay para repintar a tela, principalmente quando a máquina não tem uma CPU rápida.

Minha máquina é um Athon 1700+ (1400 mhz), com 1GB de memória, placa mãe de baixo custo (FOXCONN K7S741-GXMG) e sempre tenho problemas de performance no vídeo. Com o Windows 2000 ou XP a performance é aceitável.

O que eu queria saber é se existe algo que eu possa fazer para melhorar essa performance do vídeo para aplicações 2D.
Penso também em adquirir uma placa de vídeo com aceleração (nvidia), mas não sei até que ponto isso iria aumentar a usabilidade do desktop. Compensa uma nvidia para aplicações 2d? Há alguma melhora perceptivel?

KurtKraut

Aloha,

O uso de uma placa offboard com mais memória e aceleração 3D como NVIDIA, e com o driver instalado (o que é fácil para nvidia+ubuntu), sim, TODO o seu sistema terá uma resposta melhor, incluindo aplicações 2D. A vantagem não é a aceleração 3D e sim a memória destinada ao vídeo que tem dentro da placa de vídeo.

Tenho uma NVIDIA de 64mb e aqui até XGL+Compiz rodam supimpa. E sem qualquer tipo de perda de desempenho em vídeos para outros sistemas proprietários.

Ah, e além disso, você poderá usufruir de resoluções maiores e freqüências de monitor maiores ;D

Você consegue um desempenho melhor no Windows pois ele muito provavelmente tem driver para sua placa onboard. Já para o Linux, o fabricante da sua placa dificilmente deve ter oferecido o driver. É um problema do seu fabricante, não do linux ou do Ubuntu.

Abraços,