Tela inicial ubuntu 10.4

Iniciado por skyshaka, 10 de Maio de 2010, 02:40

tópico anterior - próximo tópico

skyshaka

Pessoal, instalei e to usando o ubuntu versao 10.04.
No início aparecia normal uma tela roxa escrito ubuntu, mostrando o carregamento do SO.
E agora nao aparece mais essa tela, apenas escrito que carregou tal coisa e no final escreve "ok", isso numa tela preta até entrar no ubuntu em si.
Só aparece agora essa tela no desligamento.

Como eu faço para resolver tal problema?

Obrigado.

Diegojr

To com mesmo problema aqui em casa, acho que muitos usuários do Ubuntu 10.4 também :(

Versuri

skyshaka

Minha placa é Intel onboard também.

Então devo aguardar atualização dessa falha no sistema como o amigo lá falou? "Isso também já tinha ocorrido comigo na versão anterior do Ubuntu onde aquela tela com o logo branco do Ubuntu num fundo preto não aparecia, ficava em modo verbose, mas com as atualizações do sistema que foram sendo aplicadas isso foi resolvido, portanto espero a mesma coisa aqui quanto a isso e o resto também."

Se é essa a única solução... então aguardarei...

Fazer o quê?

Abraços e obrigado.

visenfad2008

pessoal baixe direto do forum do ubuntu pois sim existe algumas versões de software ubuntu estranhas na net abraço

ONin

Fala galera..
Fiz a instalçao e tudo ocorreu tranquilo, só que depois que instalei o drive da nvidia a tela inicial.. essa que o amigo ai citou no inicio do tópico, ficou com resolução grande acho que 800x600 (eu acho!). Ficou muito feio, antes era 1920x1080. Alguem teve esse problema?

zeroday

Olaá ONin ,

Dá uma garimpada aqui no fórum pois já tem centenas de tópicos tratando desta sua dúvida ,  concerteza um deles irá lhe ajudar em seu problema.

Ate mais
"Lutar sempre , vencer na medida do possível , desistir jamais."

cesargcomp

EDIT: Adaptação da dica do Hqxriven:
#*************************************************************************************
#ARRUMANDO A RESOLUÇÃO DO BOOT depois de instalar o driver Nvidia (no meu caso)
#*************************************************************************************
#fazendo backup do grub
$ sudo cp /etc/default/grub /etc/default/grub-bkp
$ sudo apt-get install -y v86d
$ chmod 777 /etc/default/grub
$ sudo cp /etc/default/grub /etc/default/grub-tmp
$ sudo sed '/GRUB_CMDLINE_LINUX_DEFAULT="quiet splash"/d' /etc/default/grub-tmp > /etc/default/grub
$ sudo echo 'GRUB_CMDLINE_LINUX_DEFAULT="quiet splash nomodeset video=uvesafb:mode_option=1024x768-24,mtrr=3,scroll=ywrap"' >> /etc/default/grub
$ sudo cp /etc/default/grub /etc/default/grub-tmp
$ sudo sed '/#GRUB_GFXMODE=640x480/d' /etc/default/grub-tmp > /etc/default/grub
$ sudo echo 'GRUB_GFXMODE=1024x768' >> /etc/default/grub
$ sudo echo "uvesafb mode_option=1024x768-24 mtrr=3 scroll=ywrap" >> /etc/initramfs-tools/modules
$ sudo echo FRAMEBUFFER=y | sudo tee /etc/initramfs-tools/conf.d/splash
$ sudo update-grub2
$ sudo update-initramfs -u

#para retornar o backup se algo der errado: $ sudo cp /etc/default/grub-bkp /etc/default/grub

Espero ter ajudado!
Use Ubuntu. Segurança, facilidade e gratuidade em suas mãos.

Nossile

Citação de: ONin online 21 de Setembro de 2010, 10:49
Fala galera..
Fiz a instalçao e tudo ocorreu tranquilo, só que depois que instalei o drive da nvidia a tela inicial.. essa que o amigo ai citou no inicio do tópico, ficou com resolução grande acho que 800x600 (eu acho!). Ficou muito feio, antes era 1920x1080. Alguem teve esse problema?

Cara, sofro do mesmo problema e pelo jeito não tem solução. Parece que o driver usado durante boot não suporta essa resolução (1920x1080). Aí fica o retângulo roxo com a borda preta.

Como paliativo eu mudei a cor do tema do Plymouth de roxo para preto, aí ficou legal.

Para fazer isso é só editar o arquivo ubuntu-logo.script que fica em /lib/plymouth/themes/ubuntu-logo e procurar as linhas:

CitarWindow.SetBackgroundTopColor (0.00, 0.00, 0.00);     # Nice colour on top of the screen fading to
Window.SetBackgroundBottomColor (0.00, 0.00, 0.00);  # an equally nice colour on the bottom

E mudar os valores para 0 (já postei com o valor alterado).

E para quem usa o Burg o problema é o mesmo, a solução é parecida também, é só substituir a imagem de fundo do tema para uma imagem totalmente preta.
sudo aptitude remove terno-e-gravata && sudo aptitude install bermuda chinelo -y

ONin

Citação de: Nossile online 21 de Setembro de 2010, 15:12
Citação de: ONin online 21 de Setembro de 2010, 10:49
Fala galera..

Cara, sofro do mesmo problema e pelo jeito não tem solução. Parece que o driver usado durante boot não suporta essa resolução (1920x1080). Aí fica o retângulo roxo com a borda preta.

Como paliativo eu mudei a cor do tema do Plymouth de roxo para preto, aí ficou legal.

Para fazer isso é só editar o arquivo ubuntu-logo.script que fica em /lib/plymouth/themes/ubuntu-logo e procurar as linhas:

CitarWindow.SetBackgroundTopColor (0.00, 0.00, 0.00);     # Nice colour on top of the screen fading to
Window.SetBackgroundBottomColor (0.00, 0.00, 0.00);  # an equally nice colour on the bottom

E mudar os valores para 0 (já postei com o valor alterado).

E para quem usa o Burg o problema é o mesmo, a solução é parecida também, é só substituir a imagem de fundo do tema para uma imagem totalmente preta.

Cara resolvi usando google mesmo.. nao li na integra as regras do forum por isso nao sei se posso postar links de fora.. mas faz uma busca no google por:
"como-corrigir-a-tela-de-carregamento-boot-do-ubuntu-10-04" .. cara é só seguir o que ta lá.. facil facil!!

A propósito... paixonei tá .. larguei o windows de vez... o wine é ótimo!!! ;D

zeroday

Opa ONin ,

Acho melhor vc postar aqui o procedimento que vc adotou para ajudar outros colegas daqui.

Ate mais
"Lutar sempre , vencer na medida do possível , desistir jamais."

Nossile

Citação de: ONin online 21 de Setembro de 2010, 21:23

Cara resolvi usando google mesmo.. nao li na integra as regras do forum por isso nao sei se posso postar links de fora.. mas faz uma busca no google por:
"como-corrigir-a-tela-de-carregamento-boot-do-ubuntu-10-04" .. cara é só seguir o que ta lá.. facil facil!!

A propósito... paixonei tá .. larguei o windows de vez... o wine é ótimo!!! ;D

Conseguiu deixar em 1920x1080? Queria muito acreditar nisso cara mas acho que tu se confundiu.
sudo aptitude remove terno-e-gravata && sudo aptitude install bermuda chinelo -y

ONin

Ok, como pedido...
No terminal, digite e dê um enter ao final de cada linha. A qualquer momento sua senha pode ser pedida. Nesse caso, obviamente, digite-a e confirme com um enter.

sudo apt-get install v86d

gksu gedit /etc/default/grub
No arquivo que deve ser aberto no editor de texto Gedit, busque por (linha 9):

GRUB_CMDLINE_LINUX_DEFAULT="quiet splash"
Substitua por:

GRUB_CMDLINE_LINUX_DEFAULT="quiet splash nomodeset video=uvesafb:mode_option=1280x1024-24,mtrr=3,scroll=ywrap"
Note que, como mostra a imagem abaixo, o código acima é referente apenas a uma linha.

Faça o mesmo para (linha 18):

#GRUB_GFXMODE=640x480
Substituindo por:

GRUB_GFXMODE=1280x1024

Salve as alterações e feche o editor de texto.

Voltando ao terminal, digite e dê um enter:

gksu gedit /etc/initramfs-tools/modules
No arquivo que se abre, adicione a linha seguinte ao final do texto e salve as alterações:

uvesafb mode_option=1280x1024-24 mtrr=3 scroll=ywrap

Para finalizar, entre com os três seguintes comandos no terminal:

echo FRAMEBUFFER=y | sudo tee /etc/initramfs-tools/conf.d/splash

sudo update-grub2

sudo update-initramfs -u
Pronto. Feche o terminal, reinicie o sistema e aprecie a tela de carregamento impecável do Ubuntu 10.04.

Fonte: Softpedia.