[Resolvido] Como fazer dual boot entre sistemas linux

Iniciado por RonaldoRG, 09 de Maio de 2010, 19:11

tópico anterior - próximo tópico

RonaldoRG

Olá pessoal.
Eu tenho o Ubuntu 9.10 em dual boot com o Windows, mas tô querendo tirar de vez o windows e no lugar dele colocar um outro sistema linux qualquer, até mesmo a versão do Ubuntu 10.4 pra testar.

Então minha dúvida tá em como fazer isso, será que é só instalar na outra partição e pronto? O grub do Ubuntu vai reconhecer a outra distro linux?

Agradeço os comentários. Abraço.
Ubuntu 12.04

rudregues

Citação de: RonaldoRG online 09 de Maio de 2010, 19:11
Olá pessoal.
Eu tenho o Ubuntu 9.10 em dual boot com o Windows, mas tô querendo tirar de vez o windows e no lugar dele colocar um outro sistema linux qualquer, até mesmo a versão do Ubuntu 10.4 pra testar.

Então minha dúvida tá em como fazer isso, será que é só instalar na outra partição e pronto? O grub do Ubuntu vai reconhecer a outra distro linux?

Agradeço os comentários. Abraço.
Sim.
O que num pode acontecer é o contrári, instalar windows depois de linux, pois o grub tem que ser recuperado.
Pode instalar sim eu tenho o Debian e o ubuntu no mesmo pc sem problemas!
  [ ]'s
Gentoo — Controle total sobre o sistema.

rafaelks

A única coisa que você vai ter que fazer, é definir o grub padrão.
O resto ele faz automaticamente, se você instalou uma de suas versões do Linux por último.

Caso você tenha instalado o Windows por último, e queira usar o boot, lhe recomendo este tutorial: http://ubuntuforums.org/showthread.php?t=224351

RonaldoRG

Ok pessoal valeu pelas respostas.
Eu instalei o windows primeiro e depois o Ubuntu. Tá todos os dois funcionando normal.
CitarA única coisa que você vai ter que fazer, é definir o grub padrão.
No momento da instalação ele vai me perguntar sobre isso, ou é nas opções avançadas que configura?

Obrigado pessoal. Abraço.
Ubuntu 12.04

slkslk

Se for só para testar utilize antes uma máquina virtual vmware, virtualbox ou equivalente. Pode até instalar 20 SO e escolhe o que mais gosta!

Cumps
"Carpe diem, quam minimum credula postero."
(Aproveite o dia, acredite o mínimo possível no amanhã), Horácio, Odes I,11,8

RonaldoRG

CitarSe for só para testar utilize antes uma máquina virtual ...
Ok mas eu queria colocar o outro sistema na outra partição no lugar do windows, porque não quero excluir a partição para acrescentar em outra, ai teria mais trabalho.
Vou pesquisar mais e quando fizer posto o resultado aqui.

Abraço.
Ubuntu 12.04

slkslk

já agora, para lidar no ubuntu com as partições aconselho o gparted. Grande software para usar com muito cuidado como convém quando falamos de partições.

RonaldoRG

Pois é, eu tenho 3 partiões uma para o windows, outra para o ubuntu e a terceira para meus dados. Mas eu tenho receio de apagar a partição onde está o windows para acrescentar na partição de dados. Ai teria que fazer um backup de mais de 40GB de arquivos.
Se bem que estou pensando em mudar a partição de dados de ntfs para ext3. Mas uma coisa de cada vez.
Ubuntu 12.04

rudregues

Citação de: RonaldoRG online 11 de Maio de 2010, 07:50
Pois é, eu tenho 3 partiões uma para o windows, outra para o ubuntu e a terceira para meus dados. Mas eu tenho receio de apagar a partição onde está o windows para acrescentar na partição de dados. Ai teria que fazer um backup de mais de 40GB de arquivos.
Se bem que estou pensando em mudar a partição de dados de ntfs para ext3. Mas uma coisa de cada vez.
Se mudar pra ext3 o windows não terá acesso, cuidado!

RonaldoRG

CitarSe mudar pra ext3 o windows não terá acesso, cuidado!
Tô sabendo, é porque eu quero tirar o windows de vez.

Eu estava pesquisando aqui no fórum sobre desinstalar o windows, parece que quando se instala o Ubuntu a partir do windows é preciso formatar e reinstalar tudo de novo inclusive o próprio Ubuntu. Se for assim acho que a coisa é mais complicado. Mas vou pesquisar mais aqui.
Ubuntu 12.04

slkslk

Duvido muito que tenha que fazer isso. Provavelmente basta apagar a partição e ampliar a partição do linux. O gparted deve poder fazer isso calmamente. De qualquer modo pesquise mais sobre esse método, penso que será esse o caminho mais fácil.

RonaldoRG

Bom a minha partição linux tem 48 GB, acho que não há necessidade de aumentar.
Eu quero manter a outra partição que tá o windows pra instalar outros sistema linux para testes.
Pelo que eu pesquisei, o boot tá sendo feito pela partição windows e se eu formatar ela vou perder o grub2 e dai terei que recuperar-lo. O pior que eu mantive a partição windows como primária e o restante como extendida. Então acho que terei que botar o Ubuntu nessa partição primária para que não seja necessário ficar recuperando o grub2 toda vez que mexer nela.

Obrigado pelas opiniões e aguardo mais. Abraço.
Ubuntu 12.04

RonaldoRG

Ok pessoal foi mais fácil que pensei. Instalei o kubuntu 10.04 no lugar do windows e pronto, funcionou direitinho, no grub posso escolher entre o ubuntu 9.10 e o kubuntu 10.04. Fácil fácil sem dor de cabeça nenhuma.
Abraço a todos.
Ubuntu 12.04

rudregues

Citação de: RonaldoRG online 10 de Agosto de 2010, 20:33
Ok pessoal foi mais fácil que pensei. Instalei o kubuntu 10.04 no lugar do windows e pronto, funcionou direitinho, no grub posso escolher entre o ubuntu 9.10 e o kubuntu 10.04. Fácil fácil sem dor de cabeça nenhuma.
Abraço a todos.
hehehehehe
muito bom saber disso Ronaldo
XD
bota um resolvido no título do tópico
[ ] 's