Solução paliativa para o bug do thema do mouse no lucid.(para o 11.10)

Iniciado por SergioJP, 04 de Maio de 2010, 16:03

tópico anterior - próximo tópico

SergioJP

O Lucid veio com um bug que não troca o tema do mouse corretamente.
Principalmente se o compiz estiver ativo.
Então vamos lá.
1-Escolha o mouse de seu desejo nas configurações de aparência.
2-Digite alt+f2 na janela que abrir digite gconf-editor e de enter.
  Então selecione verifique:
  >> app/compiz/general/allscreens/options, no lado direito veja se o item cursor-theme contem o nome do tema desejado.Caso não edite a chave inserindo o nome do tema desejado.
  >> desktop/gnome/periferal/mouse, no lado direito veja se o item cursor-theme contem o nome do tema desejado.Caso não edite a chave inserindo o nome do tema desejado.
Se tudo estiver certo.
Feitas as mudanças vamos ao próximo passo.
Abra o terminal e digite:
$ sudo gedit /usr/share/icons/default/index.theme
Com o gedit aberto voce vai vaer algo como:
[Icon Theme]
Inherits=nome do tema ativo
O nome do tema ativo deve ser o nome do tema que você inseriu acima.
Salve e feche.
Obs: tem que ser o nome da pasta do tema.

Depois de tudo isso digite alt+f2 e digite compiz --replace
Pronto seu tema de mouse estára completamente implementado.

Um adendo você pode usar o terminal para realizar a alteração:

Para o desktop:    gconftool-2 --set /desktop/gnome/peripherals/mouse/cursor_theme --type string "nome do cursor"

e para compiz:     gconftool-2 --set /apps/compiz/general/allscreens/options/cursor_theme --type string "handhelds"

Preste bastante atenção ao tamanho do cursor pois se o tema anterior tiver um tamanho diferente do tema novo pode não dar certo.
Aí a melhor solução é selecionar o tema pelo gerenciador de aparência e depois editar a parte do compiz e da ateração do index.theme da pasta usr/share/icons/default/index.theme.

No gnomelook saiu um script para automatizar isso mas eu não gostei precisa documentar melhor pois não entendi direito o que faz,  fiz uns testes e não ficou legal não.
Se quiserem dar uma olhada o link é http://gnome-look.org/content/show.php/Ubuntu+Change+Cursor?content=124194&PHPSESSID=9785441136527738e4c205950bd6f942

Abraços a todos.
O bug ainda continua, então pesquisando pela net descobri um script no fórum do Ubuntu Inglês, neste link
http://ubuntuforums.org/showthread.php?p=11512222
O Stinkeye criou um script que roda pelo terminal.
Então é o seguinte,
Abra o gedit e cole o codigo a seguir:
#!/bin/bash

ls -1 --color=auto /usr/share/icons
echo -e '\nCopy and paste cursor theme from above and press Enter.\n*All listings may not be cursor themes.'
read Theme
gsettings set org.gnome.desktop.interface cursor-theme "$Theme" &
sudo sh -c "echo '[Icon Theme]\nInherits=$Theme' > /usr/share/icons/DMZ-White/cursor.theme"

read -p "Do you wish to restartx?(y/n):"
     if  [ "$REPLY" != "y" ]
     then echo "You need to log out to complete cursor change."
else
     sudo service lightdm restart
fi

e salve o como change_cursor.sh na sua pasta home, em seguida torne o executavel com o comando:
chmod +x change_cursor.sh.
Para alterar o cursor, rode o script com o comando:
$ ./change_cursor.sh
Ao rodar o script(no prórpio terminal exibe uma esplicação em inglês do seu funcionamento)mas é bem simples; vão aparecer listados todos os temas da pasta /user/share/icons, então sabendo o nome do tema do cursor, é só copiar o nome colar, dar enter e neste ponto ele pergunta se voce quer reiniciar a seção responda y e pronto, seu cursor estará habilitado.
Ubuntu Gnome 17.04 LTS GIGABYTE H61M-S1- CORE i3 - NVidia GT 420 - 12G RAM

Alyscom

Valeu pela dica, utilizo o Karmic que também esta com esse problema(pelo menos aqui! :P), fiz oque você falou e deu certinho! :D

[]'s

Alyscom
O álcool é o photoshop da vida real

SergioJP

Citação de: Alyscom online 04 de Maio de 2010, 17:43
Valeu pela dica, utilizo o Karmic que também esta com esse problema(pelo menos aqui! :P), fiz oque você falou e deu certinho! :D

[]'s

Alyscom

Que bom que deu certo pra você também, já estava ficando doido com isso pois qualquer tema que colocava, sófuncionava no firefox e algumas aplicações.
Espero que corrijam isso logo.

Dinei

Obrigado SérgioJP.

Segui a sua dica e aqui também deu tudo certo !  :D
THERMALTAKE V4 BLACK EDITION | NZTX SENTRY 2 | ASUS M5A78L-M LX/BR | AMD ATHLON II X2 3.0GHZ | ZALMAN CNPS 9900NT | KINGTONE HYPERX 4GB (2x2GB) DDR3 1333Mhz | SEAGATE 250GB SATA III + SEAGATE 500GB SATA III | ATI RADEON HD 4890 1GB GDDR5 256 BITS

Locke Cole

Excelente dica! Esse problema vinha me perturbando há meses. Só conseguia usar o DMZ-White.

Valeu! :D

José Vitor

Valeu pela dica pessoal!

Só uma coisinha, uma correção ortográfica, espero que não esteja fora das regras: é "solução paliativa".

Versuri

Deu certo aqui, foi para os Favoritos até a Canonical consertar.

Obs.: Todas as vezes que quiser trocar o tema do mouse tem que seguir esse tutorial?

Abraços
Versuri

José Vitor

Hummm, aqui ficou quase certo...

Os cursores de redimensionamento que aparecem são aqueles default do X...os outros aparecem certo, os do tema.

Tem mais alguém com esse problema ?

fenix

Valeu amigo consegui  corrigir  eu ja tava ficando louco com isso !!!! Será que vai sair correção ? Abraços .
A humildade é chave para o conhecimento !

Rodrigo-live

olá amigos venho avisar que este problema já foi completamente resolvido na atualização  do kernel 2.6.32.23
acabei de atualizar e fiquei surpreso com as melhorias:
CitarInicio de sessão mais rapido, o cursor quando vc vai mudar o tema ele muda na hora em que clica no novo tema , e muito mais . aconselho a todos a atualizar para resolver esses bugs xatos

agora sim meu lucid está melhor que o koala e muito !!!
abraços
"apt-get is currently not installed. You can install it by typing 'apt-get install apt'"

SergioJP

Citação de: Rodrigo-live online 23 de Junho de 2010, 18:41
olá amigos venho avisar que este problema já foi completamente resolvido na atualização  do kernel 2.6.32.23
acabei de atualizar e fiquei surpreso com as melhorias:
CitarInicio de sessão mais rapido, o cursor quando vc vai mudar o tema ele muda na hora em que clica no novo tema , e muito mais . aconselho a todos a atualizar para resolver esses bugs xatos

agora sim meu lucid está melhor que o koala e muito !!!
abraços
Mas você atualizou o Kernel como, pois aqui não aparece a atualização para esse kernel, o que eu vi no google foi uma atualização via PPA, então vou esperear o oficial.
Abraços.

Rodrigo-live

olá sergio
eu fui em canais de software e marquei as opições
Citaratualizações préliberadas e atusalizações sem suporte
na aba atualizações .

daí fiz aqueles passos " apt-get update " e depois "sistema>gerenciador de atualizações"
e instalei as atualizações que vieram .
sei que mostra o fato que são atualizações sem suporte , mas resolveram muitas coisas em meu ubuntu , que torno a dizer que está sem dúvida alguma melhor que o karmic que eu usava antes do lucid lynx

CitarPS.: e olha que sou sincero em dizer , antes eu não estava nem um pouquinho satisfeito com essa nova verssão lts , mas depois dessa atualização de kernel , meus conceitos mudaram 100%

abraços
"apt-get is currently not installed. You can install it by typing 'apt-get install apt'"

Andreson Goveia

Também fiz isto no meu, e está muito estável, a diferença é que uso o kernel omnislash, e dessa forma o meu ubuntu está bem mais rápido do que com o kernel 2.6.32.23, mas dei uma fussada com este kernel e me pareceu um tanto mais rápido do que o outro.

knightofgod

Valeu pela dica, parece uma coisa boba mas é uma coisa que me incomodava muito :)

SergioJP

Citação de: Rodrigo-live online 24 de Junho de 2010, 02:38
olá sergio
eu fui em canais de software e marquei as opições
Citaratualizações préliberadas e atusalizações sem suporte
na aba atualizações .

daí fiz aqueles passos " apt-get update " e depois "sistema>gerenciador de atualizações"
e instalei as atualizações que vieram .
sei que mostra o fato que são atualizações sem suporte , mas resolveram muitas coisas em meu ubuntu , que torno a dizer que está sem dúvida alguma melhor que o karmic que eu usava antes do lucid lynx

CitarPS.: e olha que sou sincero em dizer , antes eu não estava nem um pouquinho satisfeito com essa nova verssão lts , mas depois dessa atualização de kernel , meus conceitos mudaram 100%

abraços
Fiz o que voce indicou, com relação ao boot, e o inicio do X parece mais rápido, mas o bug do mouse ainda continua.
De qualquer forma obrigado pela dica.